• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
ENTRE CURRÍCULO(S) E SONS: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA LICENCIATURA EM MÚSICA DA UERN
THRYCIA VIVIANE GADELHA MACENA OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
31/10/2023

Esta pesquisa tem como tema o currículo da licenciatura em Música e delimitou-se para o estudo da análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e da formação pedagógica na perspectiva de professores da escola pública, egressos do curso. Tem como problema de pesquisa: como vem se desenvolvendo o processo curricular de formação inicial de professores na Licenciatura em Música da UERN? O trabalho tem como objetivo geral analisar o processo curricular de formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Música da UERN. Os objetivos específicos traçados são: (a) investigar o PPC de 2014 da Licenciatura em Música da UERN; (b) descrever o lugar da formação pedagógica no PPC de 2014 da Licenciatura em Música da UERN; e (c) pensar se o currículo da Licenciatura em Música da UERN, na perspectiva de docentes de escolas públicas que são egressos do curso, está em sintonia com o ensino de Música na Educação Básica. A pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, tipificando-se como um estudo de caso. Para isso, fizemos uma análise do PPC (2014) da Licenciatura em Música da UERN, bem como buscamos pensar o percurso formativo no curso por meio de entrevistas semiestruturadas com egressos do curso que estão atuando na Educação Básica no Município de Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Desse modo, as seções deste estudo foram organizadas em versos da seguinte forma: a) no verso I fizemos um estudo sobre o currículo, buscando apresentar algumas importantes concepções acerca do currículo, tendo como referência autores como Silva (2001; 2010), Sacristán (2000; 2013) e Medeiros (2019); b) no verso II, dialogamos sobre o processo de formação inicial de professores no Brasil com base em Dias e Passos (2016), Medeiros, Dias e Olinda (2020) e Saviani (2009) e também apresentamos as principais regulamentações do curso de licenciatura em Música trazendo as considerações de Gonçalves (2013), Pereira (2013) e Penna (2004); c) no verso III, realizamos a análise o PPC tendo como referência documentos legislatórios (Resolução CNE/CP Nº 2/2019, Resolução CNE/CP Nº 2/2004 e o Instrumento de Avaliação de Curso de Graduação, elaborado pela Comissão de Avaliação Nacional de Educação Superior); e d) no verso IV buscamos interpretar, a partir dos registros com dois docentes de escolas públicas do Município de Mossoró – RN, sobre o que foi vivido no âmbito do currículo durante a formação inicial desses professores. Como técnica principal para a análise dos dados, destacou-se a análise textual discursiva. Concluímos que o PPC (2014) está alinhado aos documentos legislatórios analisados. Entretanto, existe a necessidade de repensar a formação inicial de professores no curso de Música, bem como a organização de seu currículo, levando em consideração que a disciplina da Educação Básica que agrega a Música é a disciplina de Arte.

Currículo;Formação inicial de professores;Licenciatura em Música;Docência na escola pública
This research has as its theme the music degree curriculum and the study was limited to the analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC) and pedagogical training from the perspective of public school teachers who graduated from the course. Is the research problem to understand how the curricular process of initial teacher training in the Music Degree at UERN has been developing? The general objective of the work is to analyze the curricular process of initial teacher training in the Music Degree course at UERN. The specific objectives outlined are: (a) investigate the 2014 PPC of the UERN Music Degree; (b) describe the place of pedagogical training in the 2014 PPC of the UERN Music Degree; and (c) think about whether the UERN Music Degree curriculum, from the perspective of public school teachers who are graduates of the course, is in line with the teaching of Music in Basic Education. The research used a qualitative approach, classifying itself as a case study. To this end, we analyzed the PPC (2014) of the UERN Music Degree, as well as seeking to think about the training path in the course through semi-structured interviews with graduates of the course who are working in Basic Education in the Municipality of Mossoró, Rio Grande do Norte. Thus, the sessions of this study were organized in verses as follows: a) in verse I we did a study on curriculum, seeking to present some important concepts about the curriculum, with reference to authors such as Silva (2001; 2010), Sacristán (2000 ; 2013) and Medeiros (2019); b) in verse II we talk about the process of initial teacher training in Brazil based on Dias e Passos (2016), Medeiros, Dias and Olinda (2020) and Saviani (2009) and we also present the main regulations of the degree course in Music bringing considerations from Gonçalves (2013), Pereira (2013) and Penna (2004); c) in verse III we analyzed the PPC using legislative documents as a reference (Resolution CNE/CP No. 2/2019, Resolution CNE/CP No. 2/2004 and the Undergraduate Course Assessment Instrument, prepared by the National Assessment Commission for Higher Education; d) and in verse IV where we seek to interpret, based on records with two teachers from public schools in the Municipality of Mossoró – RN, about what was experienced within the scope of the curriculum during the initial training of these teachers. As the main technique for data analysis, discursive textual analysis stood out. It is concluded that the PPC (2014) is aligned with the analyzed legislative documents. However, there is a need to rethink the initial training of teachers in the Music course, as well as the organization of their curriculum, taking into account that the Basic Education discipline that includes Music is the Art discipline.
Curriculum;Initial teacher training;Degree in music;Teaching in public schools
01
98
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Thrycia Viviane Gadelha Macena Oliveira.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
-

Banca Examinadora

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SEBASTIAO SILVA SOARES Participante Externo
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer