• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
ENSINO DO CHORO E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
ERISVALDO RODRIGUES ALCANTARA
DISSERTAÇÃO
30/10/2023

O presente trabalho aborda o ensino da música, mediado por tecnologias digitais, por meio do método autobiográfico. Tem como objetivo compreender como ocorreu o ensino do choro, mediado por tecnologias digitais na aprendizagem de um professor de música. No estudo, foi realizado um breve histórico do choro e sua relação com as tecnologias de difusão da música, considerando a institucionalização do ensino desse gênero musical. A análise buscou discutir a relação entre as ferramentas digitais no processo de ensino e aprendizagem, destacando o uso de tecnologias digitais no acesso ao conhecimento do choro. Com o método autobiográfico se evidenciou a importância do acesso a conhecimentos musicais sobre o choro com a institucionalização do ensino do referido gênero na cidade de Mossoró/RN. A pesquisa mostrou a relevância do Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para o ensino da música. Além da abordagem qualitativa por meio do método autobiográfico, foram entrevistados professores, músicos, apreciadores do choro na cidade de Mossoró/RN.

Ensino;Tecnologias Digitais;Choro;Educação;Profissionalização
This work addresses music teaching, mediated by digital technologies, through the autobiographical method. It aims to understand how the teaching of choro, mediated by digital technologies, occurred in the learning of a music teacher. In the study, a brief history of choro and its relationship with music dissemination technologies was carried out, considering the institutionalization of teaching this musical genre. The analysis sought to discuss the relationship between digital tools in the teaching and learning process, highlighting the use of digital technologies in accessing knowledge about crying. With the autobiographical method, the importance of access to musical knowledge about choro was highlighted with the institutionalization of teaching this genre in the city of Mossoró/RN. The research showed the relevance of the D’alva Stella Nogueira Freire Music Conservatory, at the State University of Rio Grande do Norte (UERN) for teaching music. In addition to the qualitative approach through the autobiographical method, teachers, musicians and choro lovers in the city of Mossoró/RN were interviewed.
Teaching;Digital Technologies;Cry;Education;Professionalization
01
128
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTACAO-VAVA-CORRIGIDA33-assinado-assinado_assinado (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Balaio da Música

Banca Examinadora

GUILHERME PAIVA DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELIANE ANSELMO DA SILVA Docente - PERMANENTE
GUILHERME PAIVA DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO Participante Externo
GIANN MENDES RIBEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer