• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
URBANISMO (31001017103P1)
A ocupação das ilhas de interseções viárias: o caso do Trevo das Palmeiras na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
RAFAEL CHAGAS BORELLI
DISSERTAÇÃO
08/05/2023

O sistema viário, um dos elementos mais importantes no planejamento das cidades, promove, na implantação da sua infraestrutura no território, o consumo de grande quantidade de solo, o que gera a necessidade de planejar de forma eficiente os espaços originados por ela. Um desses espaços, que tem um papel crítico em sua capacidade, são as interseções viárias. É cada vez mais comum o uso de interseções viárias derivadas das rotundas que definem, em seu espaço central, uma área, em geral, impedida à circulação de veículos e sem acesso de pedestres, denominada de ilha. Esta dissertação investiga as possibilidades de criar, em uma ilha central de interseção viária, um espaço com qualidade que seja atrativo para a população e efetivamente apropriado por ela, assim como identificar as motivações envolvidas na decisão dessa ocupação. A partir da abordagem sobre as origens das rotundas, sua adaptação para as rotatórias e a evolução do seu uso, com as interconexões, nas vias expressas, constitui-se um referencial teórico, que permite identificar seus atributos e os desafios relacionados à implantação de projetos nessa situação urbana singular. Em seguida são analisados alguns projetos urbanos e de arquitetura, para identificar diferentes estratégias utilizadas com o objetivo de potencializar o uso desses espaços, e a relação com as diferentes escalas e os contextos onde estão inseridos. A análise do Trevo das Palmeiras, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, escolhido como caso referência - onde se localizam atualmente o Terminal Rodoviário Alvorada e o centro cultural Cidade das Artes - apresenta, também, os discursos dos agentes sociais envolvidos na ocupação de sua ilha central ao longo do tempo, e aponta seus equívocos, contradições e as consequências de suas decisões no espaço construído.

Interseção Viária;Rotunda;Rotatória;Interconexão;Ilha;Projeto Urbano;Trevo das Palmeiras;Cidade das Artes;Barra da Tijuca
The road system, one of the most important elements in city planning, promotes, in the implementation of its infrastructure in the territory, the consumption of a large amount of soil, which generates the need to efficiently plan the spaces created by it. One of these spaces, which plays a critical role in its capacity, are road intersections. It is increasingly common to use road intersections derived from circular squares that define, in their central space, an area, in general, prevented from the circulation of vehicles and without access for pedestrians, named island. This work investigates the possibilities of creating, in a central road intersection island, a space with quality that is attractive to the population and effectively appropriated by it, as well as identifying the motivations involved in the decision of this occupation. From the approach on the origins of circular squares, their adaptation to roundabouts and the evolution of their use, with interchanges, on expressways, a theoretical reference is constituted, which allows identifying their attributes and the challenges related to the implementation of projects in this unique urban situation. Then, some urban and architectural projects are analyzed, to identify different strategies used with the objective of enhancing the use of these spaces, and the relationship with the different scales and contexts in which they are inserted. The analysis of Trevo das Palmeiras, located in Barra da Tijuca neighborhood, Rio de Janeiro, chosen as a reference case - where the Alvorada Bus Terminal and the Cidade das Artes cultural center are currently located - also presents the speeches of the social agents involved in the occupation of its central island over time, and points out its mistakes, contradictions and the consequences of its decisions in the built space.
Road Intersection;Circular square;Roundabout;Interchange;Island;Urban Design;Trevo das Palmeiras;Cidade das Artes;Barra da Tijuca.
1
401
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Rafael Borelli_Dissertação_Final_Assinada.pdf

Contexto

PROJETO URBANO
ESTRUTURA, MORFOLOGIA E PROJETO DO ESPAÇO URBANO
O projeto urbano como meio de planejamento da metrópole inclusiva

Banca Examinadora

GUILHERME CARLOS LASSANCE DOS SANTOS ABREU
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDO ESPOSITO GALARCE Participante Externo
MARIA PAULA GONCALVES LYSANDRO DE ALBERNAZ Docente - PERMANENTE
GUILHERME CARLOS LASSANCE DOS SANTOS ABREU Docente - PERMANENTE

Vínculo

Colaborador
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer