O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas dimensões
sociocomunicativa e comportamental, em que se destacam a importância de diagnóstico e
intervenções precoces. Nas últimas décadas, foi possível perceber a importância de
intervenções que centram a família como preditor de benefícios para seu filho no processo
interventivo. A Intervenção Implementada por Pais (IIP) tem se destacado como uma prática
baseadas em evidência (PBE) para pessoas com TEA. Assim o presente estudo teve como
objetivo analisar os efeitos da IIP sobre as habilidades sociocomunicativas de crianças com
TEA, a partir do treinamento de consultores e dos pais no contexto escolar. Trata-se de uma
pesquisa de natureza interventiva, utilizando uma abordagem Mixed Methods, combinando
métodos quantitativos e qualitativos. Participaram uma professora de educação especial
(consultora), três famílias (um pai e duas mães) e seus filhos com TEA, que frequentavam uma
escola municipal regular de educação infantil. Inicialmente houve uma formação sobre IIP para
a consultora, em que transferência de aprendizagem foi mensurado de forma pré e pós teste.
Em seguida, um estudo quase experimental intrassujeitos investigou o efeito dos
comportamentos mediadores dos pais (variável independente) sobre as habilidades
sociocomunicativas dos seus filhos (variável dependente), complementada por análise
estatística do tamanho do efeito (Tau-U). Os resultados apontaram que houve transferência
geral de aprendizagem (45%) sobre IIP no treinamento da consultora. O índice de fidelidade do
estudo foi de 100%, a partir da aplicação do checklist de fidelidade durante todo o processo da
IIP. Além disso, os resultados mostraram que a IIP produziu efeito estatisticamente significativo
(Tau-U=0,6735) sobre as habilidades sociocomunicativas dos filhos, apresentando melhorias
nas categorias de atenção compartilhada verbal e não verbal e contato afetivo, a partir do
aumento de comportamentos como: respostas com palavras, comentários exclamativos,
apontar, imitar, sorrisos, expressões de perguntas, entre outros. Os pais também aumentaram
seus comportamentos mediadores nas classes de redirecionamento e encorajamento (mandos
verbais, prompt’s, incentivadores e feedbacks). Por fim, a validade social do estudo demonstrou
que a IIP é efetiva para ser replicada em outros contextos e que contribui para a aquisição de
habilidades dos pais para com o manejo com seus filhos, aumentando as habilidades
sociocomunicativas das crianças e também estreitando a relação entre os pais e seus filhos.
Destaca-se o ineditismo deste estudo, por ser aplicado no contexto escolar e possibilitar o fácil
acesso as famílias. Sugere-se que para replicação dessa pesquisa, seja levado em consideração
a singularidade de cada família e realizada as adaptações necessárias para cada contexto. Ainda,
a IIP pode ser implementada via atendimento educacional especializado nas escolas, levando
em consideração as demandas familiares e benefícios proporcionados aos estudantes.