Essa dissertação apresenta os resultados de pesquisa obtidos a partir do seguinte objetivo geral: Analisar e argumentar a possibilidade de inserção da temática Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Fundamental II, bem como fundamentar nosso problema de pesquisa, a saber: Como introduzir conhecimentos sobre Nanotecnologia no Ensino Fundamental II atendendo a proposta curricular presente na BNCC? Para uma efetiva apropriação do conhecimento pelo aluno deve-se insistir na relação entre teoria e prática, utilizando-se de experimentos que favoreçam o desenvolvimento de habilidades previstas para cada objeto de conhecimento. Contudo, observa-se, na prática escolar, grandes dificuldades de aprendizagem por parte dos estudantes. Julga-se haver tais dificuldades devido a não internalização do saber, pois são muitas as informações recebidas ao mesmo tempo e, posteriormente
esquecidas, justamente por não haver relação com o concreto e estarem descontextualizadas de situações reais. Para resolver esse problema, foi realizada uma oficina com Licenciandos e uma sequência didática com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II. Utilizamos o Ensino por Investigação como abordagem didática, o que possibilita o protagonismo do aluno na construção do conhecimento científico, sendo as atividades investigativas citadas na Base Nacional Comum Curricular, bem como nos apossamos da realidade dos alunos para despertar a
motivação, interesse e o engajamento durante as atividades. Nossos resultados indicam a possibilidade de inserção da temática com base na oficina desenvolvida com os acadêmicos e a posteriori, na aplicação no Ensino Fundamental II. Sobre nosso problema de pesquisa, para resolvê-lo, utilizamos o Ensino por Investigação como abordagem didática, a qual possibilitou o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento científico. Não obstante, com base nas pesquisas aqui realizadas, desenvolvemos um caderno didático contendo doze sequências didáticas,
a partir de uma abordagem investigativa, para serem apresentadas, discutidas, melhoradas e aplicadas com os alunos sobre o tema citado. Enfatizamos, que esta pesquisa contribui para entendermos essa inserção, contudo, fazem-se necessários mais estudos que corroborem com essa dissertação.