Com base na experiência docente e em uma análise das características atuais da educação básica brasileira, constata-se que o uso de estratégias de ensino centradas no professor, tendo os alunos como receptores do conhecimento, ainda é predominante. Para fazer frente a esse cenário e buscar transformar a prática pedagógica é preciso incorporar às ações didático-pedagógicas alguns resultados das pesquisas educacionais. Há diferentes perspectivas de ensino-aprendizagem que defendem a importância do papel do aluno como indivíduo ativo para a construção de sua aprendizagem. Essa atividade que se espera do aluno é fundamentalmente cognitiva, ou seja, o ambiente escolar deverá oportunizar ações educativas que promovam engajamento dos alunos, levando-os ao desenvolvendo de habilidades, a apropriação de conhecimento, bem como, a lidar e atuar com situações que possam
se fazer presentes no seu dia a dia. Nesse sentido, avaliamos que a perspectiva do Ensino por Investigação contribuirá para o desenvolvimento e alcance de tais habilidades, pois nessa concepção o aluno se apresenta como protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Com a mediação e orientação do professor, o aluno pode ter ferramentas para o desenvolvimento do pensamento crítico, analítico e coerente para a construção de seu conhecimento na escola. Ciente disso, nessa pesquisa utilizamos Atividades Didáticas Investigativas (ADI), planejadas e elaboradas a partir do referencial teórico Garcia e Garcia (2000), incorporando
diferentes recursos que proporcionaram aos alunos formas distintas de ensinoaprendizagem nas aulas de Biologia. As ADI têm como eixo principal três momentos didático-pedagógicos, constituindo um ciclo investigativo para a conclusão do aprendizado, quais sejam: a apresentação de uma situação problema, a interação do conhecimento prévio com novas informações advindas de diferentes fontes para a resolução de tal situação-problema e a conclusão para comunicação dos resultados obtidos. Aliado a isso, esse estudo também contemplou a análise de aspectos afetocognitivos durante a implementação das ADI em sala de aula, numa turma da segunda série do ensino médio em uma instituição privada de ensino. Dentre os aspectos avaliados estão: a intensidade e qualidade motivacional e o engajamento dos alunos. Para isso foram utilizadas escalas likert já validadas e empregadas em
pesquisas anteriores, além de outros instrumentos para a coleta de informações, favorecendo uma triangulação entre dados qualitativos e quantitativos. O produto educacional que mantém estreita relação com a dissertação, tem como foco central a proposição de ações educativas - Atividades Didáticas Investigativas – voltadas para
aulas de Biologia. Dentre os objetos de conhecimento abordados nas ADI estão os seguintes: vacinação; utilização dos fungos, em especial as leveduras, na indústria alimentícia; os artrópodes e as classes dos vertebrados. Complementarmente, o produto educacional contém uma breve descrição teórico-metodológica sobre a perspectiva de ensino-aprendizagem investigativa. Portanto, o produto educacional tem o potencial de proporcionar aos colegas professores um conjunto de ações educativas pautadas na investigação, favorecendo engajamento, qualidade
motivacional e protagonismo no processo de aprendizagem.