A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional que assegura
o direito à educação para jovens, adultos e idosos que tiveram suas trajetórias
escolares interrompidas. Potencializar esse direito constitucional incorre em
(re)pensar o Projeto Político-Pedagógico, em especial a partir do reconhecimento das
especificidades desse segmento estudantil, assim como em refletir sobre as práticas
docentes no sentido de possibilitar a formação humana. Este trabalho se insere na
linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação
Profissional e Tecnológica e diz respeito à relevância da proposta de produção do
conhecimento por meio do uso de estratégias pedagógicas pautadas por atividades
lúdicas no processo formativo de estudantes da EJA no Curso de Qualificação
Profissional FIC. No campo das discussões teóricas e conceituais, destacam-se as
contribuições de autores clássicos e contemporâneos que fundamentam reflexões
sobre a relação educação-trabalho na perspectiva da formação humana
emancipatória. Como problematização, apresenta-se a seguinte pergunta: Como o
lúdico pode contribuir com o processo de produção do conhecimento dialógico,
compartilhado e emancipatório dos estudantes da EJA Fundamental no Curso de
Qualificação Profissional circunscrito ao Programa EJA Integrada ofertado na Escola
Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Mariano Ferreira de Nazareth”, em
Domingos Martins-ES? Na perspectiva dos recursos metodológicos adotados na
busca da resposta à pergunta de pesquisa apresentada, foi definido o seguinte
objetivo geral: Analisar a ludicidade, enquanto estratégia didático-pedagógica, para a
formação humana de estudantes da EJA Fundamental no Curso de Qualificação
Profissional denominado Agentes de Operações em Meios de Hospedagens, ofertado
na Escola EMEFM “Mariano Ferreira de Nazareth”, em Domingos Martins-ES. Do
ponto de vista metodológico, trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa,
exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos, um estudo bibliográfico e
documental, assim como de intervenção junto com os sujeitos envolvidos por meio da
observação participante que nos possibilitou, quando na inserção ao campo, produzir,
por meio da estratégia metodológica, a sistematização de experiências de todo o
trabalho realizado durante o curso. A pesquisa tem como locus a Escola EMEFM
“Mariano Ferreira de Nazareth”, localizada em Domingos Martins-ES e os sujeitos
participantes são constituídos por docentes, estudantes e gestor. A partir da inserção
ao campo da pesquisa, apresentamos como produto educacional dois
videodocumentários que têm a pretensão de dar visibilidade às experiências
realizadas por meio de encontros pautados por dinâmicas de grupo, oficinas, rodas
de conversas, pesquisa e seminários avaliativos no contexto da produção do
conhecimento dialógico, compartilhado e emancipatório.