• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
PROGRAMA EJA INTEGRADA: O LÚDICO ENQUANTO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO HUMANA DE ESTUDANTES DA EJA FUNDAMENTAL NO CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
ROGERIO NEVES PASSOS
DISSERTAÇÃO
24/08/2023

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional que assegura o direito à educação para jovens, adultos e idosos que tiveram suas trajetórias escolares interrompidas. Potencializar esse direito constitucional incorre em (re)pensar o Projeto Político-Pedagógico, em especial a partir do reconhecimento das especificidades desse segmento estudantil, assim como em refletir sobre as práticas docentes no sentido de possibilitar a formação humana. Este trabalho se insere na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e diz respeito à relevância da proposta de produção do conhecimento por meio do uso de estratégias pedagógicas pautadas por atividades lúdicas no processo formativo de estudantes da EJA no Curso de Qualificação Profissional FIC. No campo das discussões teóricas e conceituais, destacam-se as contribuições de autores clássicos e contemporâneos que fundamentam reflexões sobre a relação educação-trabalho na perspectiva da formação humana emancipatória. Como problematização, apresenta-se a seguinte pergunta: Como o lúdico pode contribuir com o processo de produção do conhecimento dialógico, compartilhado e emancipatório dos estudantes da EJA Fundamental no Curso de Qualificação Profissional circunscrito ao Programa EJA Integrada ofertado na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Mariano Ferreira de Nazareth”, em Domingos Martins-ES? Na perspectiva dos recursos metodológicos adotados na busca da resposta à pergunta de pesquisa apresentada, foi definido o seguinte objetivo geral: Analisar a ludicidade, enquanto estratégia didático-pedagógica, para a formação humana de estudantes da EJA Fundamental no Curso de Qualificação Profissional denominado Agentes de Operações em Meios de Hospedagens, ofertado na Escola EMEFM “Mariano Ferreira de Nazareth”, em Domingos Martins-ES. Do ponto de vista metodológico, trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva; quanto aos procedimentos, um estudo bibliográfico e documental, assim como de intervenção junto com os sujeitos envolvidos por meio da observação participante que nos possibilitou, quando na inserção ao campo, produzir, por meio da estratégia metodológica, a sistematização de experiências de todo o trabalho realizado durante o curso. A pesquisa tem como locus a Escola EMEFM “Mariano Ferreira de Nazareth”, localizada em Domingos Martins-ES e os sujeitos participantes são constituídos por docentes, estudantes e gestor. A partir da inserção ao campo da pesquisa, apresentamos como produto educacional dois videodocumentários que têm a pretensão de dar visibilidade às experiências realizadas por meio de encontros pautados por dinâmicas de grupo, oficinas, rodas de conversas, pesquisa e seminários avaliativos no contexto da produção do conhecimento dialógico, compartilhado e emancipatório.

Educação de Jovens e Adultos;Educação Profissional e Tecnológica;Formação humana;Ludicidade
A Educação de Jovens e Adultos (EJA)” or Youth and Adult Education (YAE) is an educational modality that ensures the right to education for young people, adults and the elderly who have had their school careers interrupted. Leveraging this constitutional right entails (re)thinking the Pedagogical Political Project, especially from the recognition of the specificities of this student segment, as well as reflecting on teaching practices in the sense of enabling human education. This work is part of the research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education and takes into consideration the relevance of the proposal of knowledge production through the use of pedagogical strategies guided by playful activities in the training process of EJA students in the Course of Professional Qualification FIC. In the field of theoretical and conceptual discussions, the contributions of classic and contemporary authors stand out as the basis for reflections on the education-work relationship in the perspective of emancipatory human education. Using the problematization methodology, the following question was presented: How can playful activities contribute to the production process of dialogical, shared and emancipatory knowledge of EJA Elementary students in the Professional Qualification Course enclosed in the EJA Integrated Program offered by the city elementary and high school “Mariano Ferreira de Nazareth”, in Domingos Martins-ES? From the perspective of the methodological resources adopted in the search for the answer to the presented research question, the following general objective was defined: To analyze the ludicity, as a didactic-pedagogical strategy, for the human education of students of the Elementary EJA in the Professional Qualification Course called Operations Agents in Lodging Means, offered at the EMEFM School “Mariano Ferreira de Nazareth”, in Domingos Martins-ES. From the methodological point of view, it is, therefore, a qualitative, exploratory and descriptive research; regarding the procedures, a bibliographical and documentary study, as well as an intervention with the subjects involved through participant observation that enabled us, when entering the field, to produce, through the methodological strategy, the systematization of experiences throughout the work performed during the course. The research has as its locus the EMEFM School “Mariano Ferreira de Nazareth”, located in Domingos Martins-ES and the participating subjects are made up of teachers, students and the manager. From the insertion in the field of research, we present as an educational product two video documentaries that intend to give visibility to the experiences carried out through meetings guided by group dynamics, workshops, conversation circles, research and evaluative seminars in the context of the production of the dialogic, shared and emancipatory knowledge.
Youth and Adult Education;Professional and Technological Education;Human Education;Playfulness.
190
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO_ PROGRAMA_EJA_INTEGRADA_LÚDICO_ESTRATÉGIA_PEDAGÓGICA.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Gestão e Organização do Espaço Pedagógico em Educação Profissional e Tecnológica no Espírito Santo

Banca Examinadora

ALDO REZENDE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CARLOS FABIAN DE CARVALHO Participante Externo
DANIELLE PIONTKOVSKY Docente - PERMANENTE
ALDO REZENDE Docente - PERMANENTE
MARIA JOSE DE RESENDE FERREIRA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DIÁLOGOS SOBRE PRÁTICAS DOCENTES NA EJA INTEGRADA TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer