Esta dissertação versou sobre a elaboração e a aplicação de uma oficina para a criação de
vídeos aos alunos do EMI. O objetivo deste estudo concerne à promoção de ensino e
aprendizagem sobre a prática da vacinação. Isso possibilita a esses alunos, o
desenvolvimento do pensamento crítico e a reflexão sobre as suas decisões, a partir do
diálogo sobre a importância das suas decisões para uma vida em sociedade mais digna e
mais justa, diante dessas escolhas, bem como sobre o bom uso das mídias sociais, da
divulgação da ciência, segurança das vacinas e adesão às campanhas de vacinação. A
forma como a informação é difundida e consumida sofreu mudanças significativas nas
últimas décadas, com o avanço tecnológico. Um grande exemplo é o movimento
antivacina, como reflexo da ausência de discernimento entre o saber científico e a sua
construção como conhecimento. Frente a esses fenômenos e visando colaborar com o
processo de formação humana integral dos educandos do Ensino Médio Integrado (EMI)
da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Produto Educacional “Vacina e
consciência cidadã na Educação Profissional e Tecnológica: oficina de vídeos didáticos
para o Ensino Médio Integrado”, buscou promover aprendizagem do ensino de ciência
em uma perspectiva em Ciência Tecnologia e Sociedade (CTSA), fundamentada em
alguns contextos do comportamento humano, como: ética, individualidade e
responsabilidade, possibilitando, aos educandos, interpretar a ciência e a tecnologia
(C&T) inserida na sociedade, aspecto relevante e emergente na formação humana,
colaborando para a compreensão, posicionamento, tomada de decisão e busca de
transformações. Para a realização da oficina, os alunos foram envolvidos com a leitura de
textos e participaram de debates. Eles participaram do workshop de leitura crítica de
notícias, tendo a oportunidade de conhecer como nasce uma notícia, bem como saber o
que é uma notícia falsa e como detectá-la. Ademais, eles assistiram a vídeos relacionados
à temática. A produção dos vídeos didáticos foi pensada de maneira que os próprios
alunos produzissem os vídeos, a partir das discussões e reflexões promovidas com as
leituras e nos debates. Como resultado, os alunos apresentaram quatro vídeos de curta
metragem sobre os seguintes temas: a) vacinas; b) movimento antivacina; c) fake News e
d) consciência cidadã. O PE foi aplicado em uma turma do 3o ano do EMI do IFSP -
Campus São Paulo. A metodologia adotada consistiu na abordagem qualitativa, com o
intuito de interpretar as narrativas apresentadas pelos estudantes durante a coleta de
dados, pela observação, entrevistas, questionários, gravação em vídeo, produções
realizadas pelos alunos durante as atividades e roda de conversa para debates. O material
coletado foi analisado, seguindo o referencial da Análise de Livre Interpretação (ALI).