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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PLANEJAMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO (23002018070P0)
CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA DE ECOFAMÍLIAS NO CONJUNTO RESIDENCIAL PEDRO RAIMUNDO DA CRUZ NO SÍTIO BARRO BRANCO – BARBALHA – CEARÁ
MARIA REGINA DE OLIVEIRA CASSUNDE
DISSERTAÇÃO
01/12/2023

O avanço do desenvolvimento tecnológico e o crescimento populacional aumentaram o consumo dos recursos naturais, a poluição e degradação ambiental. Devido as intervenções humanas, o meio ambiente sofre as consequências, tendo em vista que a natureza não acompanha os níveis de consumo da sociedade. Desta forma, a educação ambiental assume o papel de relevância funcional no contexto de desenvolvimento sustentável e a comunidade é de fundamental importância na formação de uma sociedade ecológica, contribuindo para a viabilidade de soluções e estratégias para preservação e conservação ambiental. Diante disto, a pesquisa tem como objetivo analisar a sustentabilidade no território, a partir da construção de ecofamílias, sendo investigadas as famílias do Conjunto Residencial Pedro Raimundo da Cruz, no Sítio Barro Branco, em Barbalha, no estado do Ceará. Foi realizado um estudo de revisão no que diz respeito aos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento, território como unidade de gestão, sustentabilidade no território e modelos de sustentabilidade no território. Trata-se de um estudo de caráter descritivo com abordagem mista, delineado por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e levantamento de campo, como também uma pesquisa participante. Utilizando-se de procedimentos e instrumentos, como: revisão sistemática, visita in loco, grupo focal, rodas de conversas, aplicação de entrevistas, diário de campo, construção do acervo fotográfico e por fim, a intervenção, por se tratar de uma pesquisa participante. Propôs trabalhar o ecodesenvolvimento através de novos caminhos para a transformação que satisfaça as necessidades humanas, preservando os recursos naturais e o meio ambiente em geral com ações de educação ambiental e práticas de sustentabilidade que não dependem do poder público. Os dados foram analisados de forma probabilística e não-probabilística, através de observação ativa e participante. Como resultado, as informações adquiridas e colaboração das famílias, ampliaram a comunicação comunitária e territorial, sobre as questões ambientais, conceitos básicos e cuidados na preservação e conservação ambiental, desenvolvimento da sustentabilidade nas residências que contribuíram bastante com o reaproveitamento de resíduos e produção para consumo, resultando também em mudanças de hábitos na construção de ecofamílias e na busca pela cidadania. Conclui-se que a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento local sustentável, como também para o fomento às discussões e reflexões sobre a sustentabilidade como estratégias de desenvolvimento nos territórios.

Território;Desenvolvimento;Sustentabilidade;Ecofamílias.
Advances in technological development and population growth have increased the consumption of natural resources, pollution and environmental degradation. Due to human interventions, the environment suffers the consequences, considering that nature does not keep up with society's consumption levels. In this way, environmental education assumes the role of functional relevance in the context of sustainable development and the community is of fundamental importance in the formation of an ecological society, contributing to the viability of solutions and strategies for environmental preservation and conservation. Given this, the research aims to analyze sustainability in the territory, based on the construction of ecofamilies, investigating the families of the Pedro Raimundo da Cruz Residential Complex, in Sítio Barro Branco, in Barbalha, in the state of Ceará. A review study was carried out with regard to the concepts of sustainability and development, territory as a management unit, sustainability in the territory and sustainability models in the territory. This is a descriptive study with a mixed approach, outlined through bibliographical, documentary and field research, as well as participatory research. Using procedures and instruments, such as: systematic review, on-site visit, focus group, conversation circles, interviewing, field diary, construction of the photographic collection and finally, the intervention, as it is a participatory research. It proposed working on ecodevelopment through new paths for transformation that meets human needs, preserving natural resources and the environment in general with environmental education actions and sustainability practices that do not depend on public authorities. The data were analyzed in a probabilistic and non-probabilistic way, through active and participant observation. As a result, the information acquired and the collaboration of families expanded community and territorial communication on environmental issues, basic concepts and care in environmental preservation and conservation, development of sustainability in homes, which contributed greatly to the reuse of waste and production for consumption. , also resulting in changes in habits in the construction of ecofamilies and the search for citizenship. It is concluded that the research contributed to sustainable local development, as well as fostering discussions and reflections on sustainability as development strategies in territories.
Territory;Development;Sustainability;Ecofamilies.
01
191
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Maria Regina de Oliveira Cassundé.pdf

Contexto

Território do Semiárido
DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO
ESTADO, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS - FASE II

Banca Examinadora

JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JORGE LUIS DE OLIVEIRA PINTO FILHO Docente - PERMANENTE
FRANKLIN ROBERTO DA COSTA Docente - PERMANENTE
MANOEL MARIANO NETO DA SILVA Egresso - Mestrado

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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