A escola torna-se cada vez mais um espaço importante para a propagação e acesso a uma democratização da cultura científica, intermediada pelas realizações de Feira de Ciências, fazendo com que estudantes aprendizes interajam e desenvolvam ações-reflexões-ações, tornando-os dinâmicos e, ao mesmo tempo, não os deixando parados, ou seja, sendo eles os protagonistas. Nesta pesquisa, analiso como o sujeito enquanto estudante se constitui pesquisador a partir de suas participações em Feiras de Ciências já no Ensino Fundamental Anos Finais. A pesquisa tem abordagem qualitativa, atrelada à pesquisa bibliográfica, documental e de campo, cujas informações dos documentos coletados complementam a investigação que é do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com dezesseis estudantes, sendo dois de cada turma do sexto ao nono ano. Os sujeitos da investigação foram os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental que participaram, no período de 2019 a 2022, de Feiras de Ciências no formato presencial e online, de abrangência municipal, estadual e nacional e que estavam matriculados regularmente em uma escola da rede municipal de ensino no ano letivo de 2022. Foram estipuladas três categorias a priori: relação do sujeito estudante-pesquisador com as Feiras de Ciências; relação do sujeito estudante-pesquisador com ele mesmo e relações entre os sujeitos e a cultura científica na formação de estudantes-pesquisadores. A partir disso, busquei entender como esses sujeitos se constituem, ao longo de suas participações em Feiras de Ciências, como pesquisadores. As conclusões estão pautadas na formação desses estudantes, visto que eles trocam experiências e vivências durante os processos formativos em sala de aula e nas suas apresentações no momento de realizações das Feiras de Ciências, estando em contato com outros atores de linguagem cultural similar. Assim, estabelecem importantes marcas que a Feira de Ciências é capaz de trazer no desenvolvimento das etapas que acontecem do outro lado do display, que nada mais é que o processo de elaboração de um banner ou pôster de apresentação do projeto científico para uma Feira de Ciências. Constituindo, desse modo, seu processo identitário, o qual eu designo como estudante-pesquisador, de maneira singular.