• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
DO OUTRO LADO DO DISPLAY: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ESTUDANTE-PESQUISADOR EM FEIRAS DE CIÊNCIAS
HIGO THAYRONE DA SILVA COSTA
DISSERTAÇÃO
27/10/2023

A escola torna-se cada vez mais um espaço importante para a propagação e acesso a uma democratização da cultura científica, intermediada pelas realizações de Feira de Ciências, fazendo com que estudantes aprendizes interajam e desenvolvam ações-reflexões-ações, tornando-os dinâmicos e, ao mesmo tempo, não os deixando parados, ou seja, sendo eles os protagonistas. Nesta pesquisa, analiso como o sujeito enquanto estudante se constitui pesquisador a partir de suas participações em Feiras de Ciências já no Ensino Fundamental Anos Finais. A pesquisa tem abordagem qualitativa, atrelada à pesquisa bibliográfica, documental e de campo, cujas informações dos documentos coletados complementam a investigação que é do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com dezesseis estudantes, sendo dois de cada turma do sexto ao nono ano. Os sujeitos da investigação foram os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental que participaram, no período de 2019 a 2022, de Feiras de Ciências no formato presencial e online, de abrangência municipal, estadual e nacional e que estavam matriculados regularmente em uma escola da rede municipal de ensino no ano letivo de 2022. Foram estipuladas três categorias a priori: relação do sujeito estudante-pesquisador com as Feiras de Ciências; relação do sujeito estudante-pesquisador com ele mesmo e relações entre os sujeitos e a cultura científica na formação de estudantes-pesquisadores. A partir disso, busquei entender como esses sujeitos se constituem, ao longo de suas participações em Feiras de Ciências, como pesquisadores. As conclusões estão pautadas na formação desses estudantes, visto que eles trocam experiências e vivências durante os processos formativos em sala de aula e nas suas apresentações no momento de realizações das Feiras de Ciências, estando em contato com outros atores de linguagem cultural similar. Assim, estabelecem importantes marcas que a Feira de Ciências é capaz de trazer no desenvolvimento das etapas que acontecem do outro lado do display, que nada mais é que o processo de elaboração de um banner ou pôster de apresentação do projeto científico para uma Feira de Ciências. Constituindo, desse modo, seu processo identitário, o qual eu designo como estudante-pesquisador, de maneira singular.

Atuação dos Estudantes;Feira de Ciências;Anos Finais do Ensino Fundamental;Cultura Científica
The school is increasingly becoming an important space for the propagation and access to a democratization of scientific culture, intermediated by the Science Fair, making student learners interact and develop actions-reflections-actions, making them dynamic and at the same time not letting them stand still, that is, being the protagonists. In this research, I analyze how the subject as a student becomes a researcher based on his participation in Science Fairs in elementary school in the final years. The research has a qualitative approach, linked to bibliographical, documentary and field research, whose information from the collected documents complements the investigation, which is of the case study type. Interviews were conducted with sixteen students, two from each class from sixth to ninth grade. The subjects of the investigation were students in the final years of elementary school who participated, from 2019 to 2022, in Science Fairs in person and online, at municipal, state and national levels and who were regularly enrolled in a school in the network municipal teaching in the academic year of 2022. Three categories were stipulated a priori: relationship of the student-researcher subject with the Science Fairs; relationship of the student-researcher subject with himself and relations between the subjects and the scientific culture in the training of student-researchers. From this, we sought to understand how these subjects constitute themselves throughout their participation in Science Fairs as researchers. The conclusions are based on the formation of these students, since they exchange experiences and experiences during the formative processes in the classroom and in their presentations at the time of the Science Fairs, being in contact with other actors of similar cultural language, establishing thus important marks that the Science Fair is able to bring in the development of its stages that happen on the other side of the display, which is nothing more than the process of elaborating a banner or poster presenting the scientific project for a Science Fair . Thus constituting his identity process, which I designate in this dissertation as “student-researcher” in a singular way.
Students' Performance;Science Fair;Final Years of Elementary School;Scientific Culture
01
141
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação (Higo Thayrone S. Costa) - Versão para depósito 22-02-24.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA Docente - PERMANENTE
SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS Participante Externo
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
ADEMIR ARAUJO DA COSTA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer