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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
ANTROPOLOGIA SOCIAL (12001015029P2)
"Estudar te traz poder” : a presença indígena e a produção de conhecimento acadêmico no Campus Binacional do Oiapoque
VINICIUS COSMOS BENVEGNU
TESE
05/12/2023

Esta tese fala sobre a presença de indígenas no ensino superior, sua produção acadêmica e os desdobramentos decorrentes da ocupação desses espaços. A pesquisa foi realizada em Oiapoque, município com o maior percentual de população indígena do Amapá, onde há um campus da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O trabalho de campo foi pautado nas ideias de situação histórica e etnográfica; busquei descrever as situações que envolvem os processos históricos que culminaram no ingresso de indígenas na universidade, analisei a produção acadêmica dos estudantes indígenas, além das relações estabelecidas entre este pesquisador e os indígenas de Oiapoque. O primeiro momento da pesquisa foi a análise de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos indígenas da área de Ciências Humanas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena (CLII) do Campus Binacional do Oiapoque, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). A partir disso, procurei mostrar como os conhecimentos acadêmicos indígenas produzidos por discentes-pesquisadores indígenas trazem outras versões dos processos históricos vividos. Os trabalhos foram produzidos a partir das suas memórias coletivas, narrativas das anciãs e dos anciãos e fontes orais. Os TCCs de egressos dos povos Karipuna, Galibi Marworno, Galibi Kali’na Tïlewuyu e Palikur trazem memórias que remontam ao período pré-colonial e às relações interétnicas entre os povos que viviam na região, o período colonial e as relações estabelecidas com os invasores europeus, bem como as memórias das violências sofridas. As narrativas apresentadas também abordam os processos de escolarização aos quais os quatro povos foram submetidos, seja pelos órgãos indigenistas estatais, como SPI e Funai, seja por missões religiosas cristãs. Ademais, trazem relatos das conquistas indígenas no âmbito da educação escolar específica e diferenciada, que culminou na criação do CLII e na implementação de um campus universitário em Oiapoque. A pesquisa acompanha ainda as trajetórias de algumas egressas e egressos após concluírem a graduação, narradas em ocasiões específicas e individuais. Essas trajetórias apontam para as potenciais contribuições que a universidade pode aportar na vida dos acadêmicos indígenas, mas sobretudo nas suas comunidades. Os relatos também apontam as lacunas e desafios a serem enfrentados para que de fato haja uma presença indígena efetiva nas universidades brasileiras. No limite, tentei refletir como a produção acadêmica dos estudantes indígenas do Oiapoque podem contribuir para a compreensão do processo de formação do Brasil a partir do olhar de sujeitos historicamente invisibilizados.

Povos indígenas do Oiapoque;Acadêmicos indígenas;História indígena;Memória indígena.
This thesis is about the presence of indigenous people in higher education, their academic production and the consequences of occupying these spaces. The research was carried out in Oiapoque, the municipality with the highest percentage of indigenous population in Amapá, where there is a campus of the Federal University of Amapá (Unifap). The fieldwork was based on the ideas of a historical and ethnographic situation, where I sought to describe the situations involving the historical processes that culminate in indigenous people entering university, analyzed the academic production of indigenous students, as well as the relationships established between this researcher and the indigenous people of Oiapoque. The first stage of the research was to analyze the Course Conclusion Papers (TCC) of indigenous graduates from the Human Sciences area of the Indigenous Intercultural Degree Course (CLII) at the Oiapoque Binational Campus of the Federal University of Amapá (Unifap). From this, I seek to show how indigenous academic knowledge produced by indigenous students/researchers brings other versions of the historical processes experienced. The works are produced from their collective memories, the narratives of the elders and oral sources. The TCCs of graduates from the Karipuna, Galibi Marworno, Galibi Kali'na Tïlewuyu and Palikur peoples bring back memories of the pre-colonial period and the inter-ethnic relations between the peoples who lived in the region, the colonial period and the relations established with the European invaders, as well as memories of the violence they suffered. The narratives presented also address the schooling processes that the four peoples were subjected to, whether by state indigenist bodies such as the SPI and FUNAI, or by Christian religious missions. They also provide accounts of indigenous achievements in the field of specific and differentiated school education, culminating in the creation of the CLII and the implementation of a university campus in Oiapoque. The research also includes the trajectories of some of these graduates, which were narrated on specific and individual occasions. These stories show us the potential contributions that university can make to the lives of indigenous students, but above all to their communities. The stories also show us the gaps and challenges to be faced if we are to have an effective indigenous presence in Brazilian universities. In the end, I want to reflect on how the academic production of indigenous students from Oiapoque can help us understand the process of shaping Brazil from the point of view of historically invisible subjects.
indigenous peoples of Oiapoque;indigenous scholars;indigenous history
01
331
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
O trabalho possui divulgação autorizada
TESE_ViniciusBenvegnu_PPGAS.pdf

Contexto

ANTROPOLOGIA
LINHA 2 - POVOS INDÍGENAS E POVOS TRADICIONAIS, TERRITORIALIDADES, POLÍTICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
Atravessando Fronteiras Étnicas: Trajetórias e papéis de mediação em uma perspectiva crítica

Banca Examinadora

JOAO PACHECO DE OLIVEIRA FILHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOAO PACHECO DE OLIVEIRA FILHO Docente - PERMANENTE
ALFREDO WAGNER BERNO DE ALMEIDA Docente - COLABORADOR
ANA CARLA DOS SANTOS BRUNO Docente - COLABORADOR

Vínculo

-
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Não
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