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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Ciências Sociais (28022017005P0)
SABERES, CUIDADO E ANCESTRALIDADE: UMA ANÁLISE DAS PEDAGOGIAS DE CUIDADO NO TERREIRO DE UMBANDA CABOCLO JAGUARACY NA CIDADE DE CRUZ DAS ALMAS – BA
LAIS MOREIRA DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
16/08/2023

Para entender o terreiro e suas múltiplas possibilidades de produção de conhecimento é preciso entender, antes de tudo, ancestralidade. Pensar sobre esse movimento de conhecimento como algo atemporal que compõe e reconta sobre estruturas de memórias e heranças passadas a partir de uma cosmoconexão. A conexão com o saber ancestral, com a ancestralidade, para povos de terreiro, se estreita a partir da aproximação com Nkisi, com entidades como Exu, pretos velhos, caboclos. E essa aproximação se solidifica nos espaços de axé, no chão de terreiro, onde os aprendizados são fundamentados a partir da iniciação na religião afro. Em vista disso, esse estudo se ocupa da construção de uma pedagogia de cuidado de terreiro orientada por epistemologias afrocentradas e numa rica gramática ritual. A partir da experiência espiritual e etnográfica da pesquisadora na comunidade religiosa de axé do Terreiro de Umbanda Caboclo Jaguaracy (TUCJ), em Cruz das Almas-BA, buscou-se analisar como a conexão com a ancestralidade – marcada por práticas e performances rituais articuladas no enredo e na temporalidade das entidades – determina caminhos até o ritual de iniciação, e como a relação com as entidades espirituais do terreiro produzem estratégias para o cuidado de si e dos outros dentro dessa comunidade. As formas de transmissão de conhecimento dentro desse terreiro constrangem noções como cuidado e cura, possibilitando conhecer outras formas de bem viver. E isso foi percebido durante o desenvolvimento da pesquisa, encontramos encruzilhadas de conhecimentos, as quais apontavam para as construções de pedagogias de cuidado, orquestradas no TUCJ, por meio do transe, da folha, das entidades e dos rituais. Tudo organizado mediante metodologias cruzadas e embasadas em tecnologias ancestrais.

Ritual;Ancestralidade;Cuidado;Umbanda
To understand the "terreiro" and its multiple possibilities for knowledge production, it is necessary to grasp, above all, ancestry. Reflecting on this knowledge movement as something timeless that composes and retells structures of memories and past legacies from a cosmological connection. The connection with ancestral knowledge, with ancestry, for "terreiro" communities, tightens through the proximity to "Nkisi," and entities such as Exu, "pretos velhos," and "caboclos." This connection solidifies in the sacred spaces ("axé"), on the "terreiro" ground, where learning is grounded through initiation into the Afro-religious tradition. In light of this, this study focuses on constructing a "terreiro" care pedagogy guided by Afrocentric epistemologies and a rich ritual grammar. Based on the spiritual and ethnographic experience of the researcher in the religious community of "axé" at the Terreiro de Umbanda Caboclo Jaguaracy (TUCJ) in Cruz das Almas, Bahia, the aim was to analyze how the connection with ancestry - marked by ritual practices and performances articulated in the plot and temporality of the entities - determines paths leading to the initiation ritual. It also explores how the relationship with the spiritual entities of the "terreiro" produces strategies for self-care and caring for others within this community. The forms of knowledge transmission within this "terreiro" encompass notions such as care and healing, allowing the understanding of other ways of living well. This was noticed during the research's development; we encountered crossroads of knowledge that pointed to the construction of care pedagogies orchestrated in TUCJ through trance, herbs, entities, and rituals. All organized through cross-methodologies and grounded in ancestral technologies.
Ritual;Ancestry;Religion;Care;Umbanda
1
130
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
O trabalho possui divulgação autorizada
SabersCuidadosAncestralidade - Laís Moreira - PPGCS.pdf

Contexto

CIENCIAS SOCIAIS: CULTURA ,DESIGUALDADES E DESENVOLVIMENTOS
IDENTIDADE, DIVERSIDADE E CULTURA
Corpo, sociabilidades e afetos: trajetórias, trânsitos e experiências

Banca Examinadora

THIAGO BARCELOS SOLIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
WILSON ROGERIO PENTEADO JUNIOR Docente - PERMANENTE
THIAGO BARCELOS SOLIVA Docente - PERMANENTE
ROSA CANDIDA CORDEIRO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 11

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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