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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PLANEJAMENTO E DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO (23002018070P0)
EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSTRUÇÃO DOS SABERES DOCENTES NO NÚCLEO I DE ENSINO DA ZONA RURAL DE LUÍS GOMES-RN
GILNARA DA SILVA ALMIRO
DISSERTAÇÃO
04/12/2023

A educação no Brasil vive ainda diversas problemáticas que decorreram do seu processo histórico. Nesse contexto, a educação do campo surge com os movimentos sociais para atender as necessidades dos sujeitos que vivem no campo. As mudanças que aconteceram na educação rural, em especial, a modernização agrícola, foram importantes para se pensar uma educação voltada ao campo. Foram os movimentos sociais que alavancaram a década de 1990 no Brasil, uma vez que tais movimentos trouxeram discussões para a construção de uma educação que levasse em consideração a cultura e a diversidade dos sujeitos do campo. Assim sendo, esse trabalho objetiva analisar como se dá a construção do conhecimento a partir da percepção dos docentes do Núcleo I de Ensino da Zona Rural de Luís Gomes RN. Para isso, partiremos da seguinte questão de estudo: qual a impressão dos docentes do Núcleo I de Ensino na Zona Rural de Luís Gomes - RN acerca da construção do conhecimento no campo? Como ancoragem para as discussões da pesquisa destacamos Caldart (2004,2011), Carvalho (2005), Freire (2021), Leite (1999), Mattos (2004), Molina (2010,2012), Tardif (2002), dentre outros autores que discutem a temática em curso. A pesquisa será realizada em três escolas localizadas na zona rural de Luís Gomes-RN: Unidade de Ensino Rafael Gomes de Lima, Unidade de Ensino Pe. Raimundo Osvaldo Rocha e Unidade de Ensino Hermógenes Batista. Ademais, para realização da pesquisa optamos por utilizar instrumentos investigativos próprios da pesquisa qualitativa, tais quais: observação em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com os docentes. O trabalho exposto traz uma abordagem acerca dos paradigmas que surgem em torno da educação do campo, bem como da formação do professor

Educação do/no campo;professor do campo;escolas rurais
The education in Brazil still faces various problems stemming from its historical process. In this context, rural education emerges with social movements to meet the needs of individuals living in rural areas. The changes that occurred in rural education, especially agricultural modernization, were important for considering an education tailored to the rural context. It was social movements that propelled the 1990s in Brazil, as these movements brought discussions for the development of education that takes into account the culture and diversity of rural individuals. Therefore, this work aims to analyze how the construction of knowledge occurs from the perspective of teachers in Núcleo I de Ensino in the Rural Zone of Luís Gomes, RN.To achieve this, we will start with the following research question: What is the impression of teachers in Núcleo I de Ensino in the Rural Zone of Luís Gomes - RN regarding the construction of knowledge in the field? As a basis for the research discussions, we highlight authors such as Caldart (2004, 2011), Carvalho (2005), Freire (2021), Leite (1999), Mattos (2004), Molina (2010, 2012), Tardif (2002), among other authors discussing the ongoing theme.The research will be conducted in three schools located in the rural area of Luís Gomes-RN: Rafael Gomes de Lima Teaching Unit, Pe. Raimundo Osvaldo Rocha Teaching Unit, and Hermógenes Batista Teaching Unit. Additionally, for the research, we choose to use investigative instruments specific to qualitative research, such as classroom observation and semi-structured interviews with teachers. The presented work provides an approach to the paradigms that arise around rural education, as well as teacher training.
Education in/on rural areas;rural teacher;rural schools.
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - Gilnara da Silva Almiro.pdf

Contexto

Território do Semiárido
DINÂMICAS TERRITORIAIS NO SEMIÁRIDO
ESTADO, TERRITÓRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS - FASE II

Banca Examinadora

CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
EMANOEL MARCIO NUNES Docente - PERMANENTE
SHEILA KELLY PAULINO NOGUEIRA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
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