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Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
MODELAGEM DE LEITURA DE TEXTOS INJUNTIVOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ANDREIA APARECIDA VIEIRA BELO FERREIRA
DISSERTAÇÃO
06/12/2023

Esta pesquisa teve como objeto de estudo a hipótese de dificuldade dos alunos do ensino médio integrado na leitura e interpretação de textos injuntivos, ou seja, documentos normativos que disponham de regras específicas de processo seletivo, seja para vagas de vestibular, ingresso no ensino superior, ou para vagas de trabalho, ingresso no mundo do trabalho. A hipótese levantada é decorrente da observação da pesquisadora nos procedimentos de matrícula dos candidatos/alunos, em seu setor de atuação profissional no IFSP – Campus Salto, verificada a dificuldade dos candidatos/alunos em seguir as orientações dispostas nos editais e demais documentos para efetivação do procedimento. Assim, o objetivo desta pesquisa, no ProfEPT, é analisar essas dificuldades, propor direcionamentos e uma modelagem, aos estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para leitura e interpretação dos documentos de processos seletivos para acesso ao ensino superior, assim como para o acesso ao mundo do trabalho. A investigação, de abordagem qualitativa, recorre a fontes bibliográficas e documentais a partir da teoria da formação humana integral no ensino médio, defendida por Marise Ramos e Demerval Saviani, mas, além disso, fez uso da legislação educacional como a Constituição Federal, O Estatuto da Juventude, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e autores específicos da área de letramento, como Magda Soares e Antônio Suárez Abreu. Para alcançar o proposto, além do referencial teórico levantado, foram aplicados questionários diagnósticos para compreender as dificuldades e procurar direcionar as atividades da formação discente, como Produto Educacional, propondo uma modelagem e direcionamento de leitura dos editais de vestibulares das principais universidades e faculdades. Como resultado, a maioria dos estudantes informou que mudaram a percepção que tinham sobre os editais, tendo acesso a oportunidades geradas pela sua correta leitura e interpretação. Com isso, e de posse do resultado da etapa diagnóstica verifica-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, porque foi adequadamente desenvolvida e aplicada ao público-alvo com a entrega de um modelo de leitura de editais, o qual foi trabalhado de maneira simples e breve, contribuindo para uma formação humana integral dos participantes.

Formação Integral Humana;Leitura e Interpretação;Formação Discente;Textos Injuntivos;Editais;Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
This research focused on studying the hypothesis of the difficulty of high school integrated students in reading and interpreting injunctive texts, i.e., normative documents that contain specific rules for selection processes, whether for college entrance exams, admission to higher education, or for job vacancies, entry into the workforce. The hypothesis raised stems from the researcher's observation during the enrollment procedures of candidates/students in her professional sector at IFSP - Campus Salto, noting the difficulty of candidates/students in following the instructions provided in the notices and other documents for the completion of the procedure. Thus, the objective of this research, within the ProfEPT program, is to analyze these difficulties, propose guidance, and provide a model for integrated high school students in Professional and Technological Education (PTE) to read and interpret documents related to selection processes for access to higher education, as well as for entry into the workforce. The qualitative investigation draws on bibliographical and documentary sources based on the theory of integral human formation in high school, advocated by Marise Ramos and Demerval Saviani. Additionally, it utilizes educational legislation such as the Federal Constitution, the Youth Statute, the Guidelines and Bases Law (LDB), and specific authors in the literacy field, such as Magda Soares and Antônio Suárez Abreu. To achieve the proposed objectives, in addition to the theoretical framework established, diagnostic questionnaires were administered to comprehend the difficulties and aim to guide student training activities, such as Educational Product, by proposing a model and guidance for reading the admission notices of major universities and colleges. As a result, the majority of students reported that they changed their perception of the notices, gaining access to opportunities generated by their correct reading and interpretation. Thus, with the results from the diagnostic stage, it is evident that the research objective was achieved as it was appropriately developed and applied to the target audience, delivering a model for reading notices, which was presented in a simple and concise manner, contributing to the comprehensive human development of the participants.
Integral Human Training;Reading and Interpretation;Student Training;Injunctive Texts;Public Notices;Professional and Technological Education (EPT).
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO MODELAGEM DE LEITURA DE TEXTOS INJUNTIVOS_compressed.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
Práticas Pedagógicas Integradas e Emancipatórias na Educação Profissional e Tecnológica

Banca Examinadora

RODRIGO PALUCCI PANTONI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ROSANA FERRARETO LOURENCO RODRIGUES Docente - PERMANENTE
PAULO ROBERTO PRADO CONSTANTINO Participante Externo
RODRIGO PALUCCI PANTONI Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
GUIA ORIENTATIVO FORMAÇÃO DISCENTE DE MODELAGEM DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE EDITAIS DE PROCESSOS SELETIVOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • Versão do sistema: 3.85.13
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