Esta pesquisa teve como objeto de estudo a hipótese de dificuldade dos alunos do ensino médio integrado na leitura e interpretação de textos injuntivos, ou seja, documentos normativos que disponham de regras específicas de processo seletivo, seja para vagas de vestibular, ingresso no ensino superior, ou para vagas de trabalho, ingresso no mundo do trabalho. A hipótese levantada é decorrente da observação da pesquisadora nos procedimentos de matrícula dos candidatos/alunos, em seu setor de atuação profissional no IFSP – Campus Salto, verificada a dificuldade dos candidatos/alunos em seguir as orientações dispostas nos editais e demais documentos para efetivação do procedimento. Assim, o objetivo desta pesquisa, no ProfEPT, é analisar essas dificuldades, propor direcionamentos e uma modelagem, aos estudantes do ensino médio integrado da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), para leitura e interpretação dos documentos de processos seletivos para acesso ao ensino superior, assim como para o acesso ao mundo do trabalho. A investigação, de abordagem qualitativa, recorre a fontes bibliográficas e documentais a partir da teoria da formação humana integral no ensino médio, defendida por Marise Ramos e Demerval Saviani, mas, além disso, fez uso da legislação educacional como a Constituição Federal, O Estatuto da Juventude, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e autores específicos da área de letramento, como Magda Soares e Antônio Suárez Abreu. Para alcançar o proposto, além do referencial teórico levantado, foram aplicados questionários diagnósticos para compreender as dificuldades e procurar direcionar as atividades da formação discente, como Produto Educacional, propondo uma modelagem e direcionamento de leitura dos editais de vestibulares das principais universidades e faculdades. Como resultado, a maioria dos estudantes informou que mudaram a percepção que tinham sobre os editais, tendo acesso a oportunidades geradas pela sua correta leitura e interpretação. Com isso, e de posse do resultado da etapa diagnóstica verifica-se que o objetivo da pesquisa foi alcançado, porque foi adequadamente desenvolvida e aplicada ao público-alvo com a entrega de um modelo de leitura de editais, o qual foi trabalhado de maneira simples e breve, contribuindo para uma formação humana integral dos participantes.