O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos do 3-nitrooxipropanol (3-NOP, Bovaer,DSM Nutritional Products) em diferentes níveis em dietas para bovinos de corte confinados sobre o desempenho produtivo, eficiência biológica e emissões de metano (CH4). Trinta tourinhos Nelore com peso médio de 407 ± 6 kg foram distribuídos
aleatoriamente em três tratamentos com dez repetições (animal) por tratamento. Os animais foram alimentados com uma dieta de alto concentrado por 86 dias, de acordo com os três tratamentos: 1) 0, Controle (sem adição de 3-NOP); 2) BV75 (75 mg/kg MS de 3-NOP), 3) BV100 (100 mg/kg MS de 3-NOP). As emissões de gases (CH4 e H2)
foram avaliadas individualmente por meio da unidade GreenFeed (C-Lock, EUA),enquanto as variáveis de consumo de matéria seca (CMS) foram avaliadas por meio de alimentadores digitais (Sistema Intergado, Brasil). Os pesos corporais dos animais foram registrados após jejum de 12 horas no início e no final do experimento. Os dados foram submetidos à análise do PROC MIXED do SAS 9.4, avaliados por contrastes ortogonais,com nível de significância de 5%. O PV inicial foi utilizado como covariável quando significativo para ajuste do modelo estatístico. Não foram observadas diferenças no CMS (kg/d e %PV) entre os animais controle e os alimentados com 3-NOP. Animais alimentados com BV75 tiveram maior GMD que controle e BV100, (1,73 vs. 1,63 e 1,60kg/d, respectivamente) e melhor eficiência biológica que controle (127,0 vs 135,3 kg IMS/PV de carcaça produzido. Resultado semelhante foi observado para ganho de carcaça, em que os animais suplementados com BV75 tiveram maiores ganhos que o controle. Os animais alimentados com 75 e 100 mg/kg de MS de 3-NOP emitiram respectivamente 33,7% e 42,7% menos metano (g/d) em comparação com o controle, e adicionalmente produziram mais hidrogênio vs. controle. Houve reduções significativas na produção de metano medida em relação ao CMS (CH4: CMS) e intensidade de metano (CH4/GMD) para animais alimentados com os dois níveis de 3-NOP, em comparação com o controle, como também uma diferença significativa na redução de CH4 em relação à eficiência biológica para os animais alimentados com 3-NOP. Foram observadas diferenças no pH, CRA, FC e teor de gordura da carne dos grupos com inclusão de 3- NOP em comparação com o controle, o 3-NOP também foi significativo para a composição lipídica, apresentando maior concentração dos ácidos graxos da carne para C14:1, C16:1, C17:1, C18:2 CLA, C18:3 ⱷ3 e C20:1. Concluímos que a alimentação com 3-NOP reduz consistentemente a emissão de metano de bovinos confinados, nos quais a intensidade da redução aumentou ao longo das dosagens avaliadas no presente estudo, sem prejudicar o desempenho animal e a qualidade de carne.