• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Educação (51004011006P1)
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO: UM PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
MILENA AMALIA GIOLI RULLI
DISSERTAÇÃO
20/12/2023

Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de propor um processo de planejamento de aula(s) a partir da Resolução de Problemas, do uso de tecnologias digitais e do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul para o Novo Ensino Médio. Assim, partindo de uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto, realizamos estudos teóricos acerca da Resolução de Problemas, da Aprendizagem Baseada em Problemas e do Construcionismo. Esses estudos orientaram a análise de quatro pesquisas realizadas nessa temática, como resultado da revisão bibliográfica, e, além disso, do Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, para o Ensino Médio, da área de Matemática, mas para além da compreensão, à proposição de ações de ensino a partir da Resolução de Problemas, aliadas ao uso de Tecnologias Digitais, para favorecer a existência e manutenção das ações de ensino e de aprendizagem. Ao final desta pesquisa, apresentamos uma sequência de ações de ensino, a partir das etapas da metodologia denominada como Resolução de Problemas, que podem favorecer a aprendizagem sobre a compreensão dos coeficientes de funções polinomiais do 1º grau e sua relação entre as representações algébrica e geométrica, a partir do uso de um jogo digital.

Jogos Digitais. Ensino. Aprendizagem. Matemática. Formação de Professores.
This research was developed with the aim of proposing a lesson planning process based on Problem Solving, the use of digital technologies, and the Reference Curriculum of Mato Grosso do Sul for the New High School. Thus, starting from a bibliographic review on the proposed theme, we conducted theoretical studies on Problem Solving, Problem-Based Learning, and Constructionism. These studies guided the analysis of four research studies conducted on this topic, as a result of the bibliographic review, and also the Reference Curriculum of Mato Grosso do Sul for High School, in the area of Mathematics, but beyond understanding, towards proposing teaching actions based on Problem Solving, combined with the use of Digital Technologies, to favor the existence and maintenance of teaching and learning actions. At the end of this research, we present a sequence of teaching actions, based on the stages of the methodology called Problem Solving, which can favor learning about the understanding of the coefficients of first-degree polynomial functions and their relationship between algebraic and geometric representations, through the use of a digital game.
Digital Games. Teaching. Learning. Mathematics. Teacher Education.
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO MILENA VERSÃO FINAL (1).pdf

Contexto

FORMAÇÃO DE EDUCADORES
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CULTURAS E DIVERSIDADE
-

Banca Examinadora

FREDERICO FONSECA FERNANDES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FREDERICO FONSECA FERNANDES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer