• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS HUMANAS DO CASE, MOSSORÓ – RN: ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE
AREILLEN RONNEY ROCHA REGES
DISSERTAÇÃO
27/02/2024

Esta pesquisa tem por objetivo central analisar acerca de como os processos de ensino- aprendizagem vivenciados no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), Mossoró – Rio Grande do Norte, contribuem para a ressocialização de adolescentes privados de liberdade, a partir de narrativas de professores da área de Ciências Humanas. Em relação aos objetivos específicos, demarcamos: a) Refletir sobre a formação inicial e continuada de professores do CASE, Mossoró – RN, e suas reverberações nas práticas educativas promovidas com socioeducandos da instituição escolar; b) Investigar a respeito de como a Educação de Jovens e Adultos promovida no CASE, Mossoró – RN, assiste aos socioeducandos privados de liberdade; e c) Evidenciar práticas educativas que repercutem na ressocialização de adolescentes privados de liberdade do CASE, Mossoró – RN. Escolhemos como lócus da investigação uma unidade socioeducativa de internação, CASE/Mossoró, da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNDASE), no Estado do Rio Grande do Norte. O estudo fez uso da abordagem qualitativa e se tipificou como uma pesquisa (auto) biográfica. De maneira adicional, realizamos o Estado do Conhecimento sobre a educação escolar de adolescentes privados de liberdade. Ademais, como técnicas de produção de dados, utilizamos, a partir de três etapas, as entrevistas narrativas (EN), sendo, posteriormente, a análise textual discursiva (ATD) a técnica de análise de dados na pesquisa. Em relação aos colaboradores da investigação, participaram dois professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professor Alfredo Simonetti, da cidade de Mossoró – RN, que atuam/atuaram na unidade socioeducativa de internação CASE/Mossoró – RN, da área de Ciências Humanas. A investigação se fundamentou, centralmente, em três eixos conceituais e, a cada seção, realizamos, a princípio, três movimentos de fundamentação teórica, são eles: Formação Docente, Educação de Jovens e Adultos e Socioeducação e Ressocialização. Dentre os principais autores, frisamos: Nóvoa (1992), Freire (1996), Garcia (1999), Tardif (2002), Moura (2009), Saviani (2009), Gatti (2010) e Porcaro (2011), quanto à formação docente; no que se refere à EJA, dialogamos com Freire (1991), Haddad e Di Pierro (2000), Arroyo (2006), Paiva e Oliveira (2009), Sampaio (2009), Machado (2017) e Onofre e Julião (2013); e, por fim, acerca da Socioeducação e Ressocialização, destacamos Candau (1983), Sacristán (1995), Liberati (2003), Onofre (2007), Andriola (2013), Groppo (2013), Julião (2013), Cunha e Dazzani (2018), Soares (2020) e Santos (2021). Quanto aos resultados, entendemos a necessidade da difusão de pesquisas sobre a temática, sobretudo, no que toca à dimensão especificamente do sistema socioeducativo, ademais, é nítida que a perspectiva da formação docente, inicial e/ou continuada, é primordial para a atuação em espaços escolares não convencionais, como o de privação de liberdade. Além disso, a Educação de Jovens e Adultos – EJA, como modalidade responsável por esse tipo de atendimento educacional, necessita de uma reconfiguração, adaptabilidade e contextualização para se efetivar como promotora da ressocialização. Percebemos a ausência formativa nos processos de ensino-aprendizagem mediante as narrativas dos professores nas especificidades da socioeducação. A partir da análise com as narrativas e como fruto do processo de construção do estudo, construímos uma proposição, nominada de Pedagogia da Liberdade, no intuito de emergir reflexões e, quando menos, possíveis propostas/soluções para a conjectura da educação escolar no sistema socioeducativo no Estado do Rio Grande do Norte.

Ensino-Aprendizagem;Formação de Professores;Educação de Jovens e Adultos;Adolescentes Privados de Liberdade;Socioeducação
The central objective of this paper is to analyses how the teaching-learning processes experienced at the Socio-Educational Service Center in Mossoró, Rio Grande do Norte - RN, contribute to the re-socialization of adolescents deprived of their liberty, based on the narratives of teachers in the Human Sciences area. The specific objectives are: a) To reflect on the initial and continuing training of teachers at Socio-Educational Service Center, Mossoró - RN, and its reverberations in the educational practices promoted with socio-educated students at the school; b) To investigate how Youth and Adult Education promoted at Socio-Educational Service Center, Mossoró - RN, assists socio-educated students deprived of their liberty; and c) To highlight educational practices that have repercussions on the resocialization of adolescents deprived of their liberty at Socio-Educational Service Center, Mossoró - RN. We chose a socio-educational detention center, Socio-Educational Service Center/Mossoró, of the Foundation for Socio-Educational Assistance, in Rio Grande do Norte state, as the locus of the investigation. The paper used a qualitative approach and was characterized as (auto)biographical study. In another way, we carried out a State of Knowledge on school education for adolescents deprived of their liberty. In addition, as data production techniques, we used narrative interviews in three stages, and then discursive textual analysis as the data analysis technique in the research. The participants were two teachers from the Professor Alfredo Simonetti Youth and Adult Education Center, in Mossoró - RN, who work/worked in the Socio-Educational Service Center/Mossoró - RN socio-educational detention unit, in the Human Sciences area. The investigation was based, centrally, on three conceptual axes, in each section; we carried out, at first, three movements of theoretical foundation, which are: Teacher Training, Youth and Adult Education and Socio-education and Resocialization. Among the main authors, we highlight: Nóvoa (1992), Freire (1996), Garcia (1999), Tardif (2002), Moura (2009), Saviani (2009), Gatti (2010) and Porcaro (2011), regarding teacher training; with regard to Youth and Adult Education, we dialogued with Freire (1991), Haddad and Di Pierro (2000), Arroyo (2006), Paiva and Oliveira (2009), Sampaio (2009), Machado (2017) and Onofre and Julião (2013); and finally, with regard to socio-education and resocialization, we highlight Candau (1983), Sacristán (1995), Liberati (2003), Onofre (2007), Andriola (2013), Groppo (2013), Julião (2013), Cunha and Dazzani (2018), Soares (2020) and Santos (2021). The results are concerned, we understand the need to disseminate research on the subject, especially with regard to the specific dimension of the socio-educational system. Furthermore, it is clear that the perspective of teacher training, initial and/or continuing, is essential for working in unconventional school spaces, such as deprivation of liberty. In addition, Youth and Adult Education, as the modality responsible for this type of educational service, needs to be reconfigured, adapted and contextualized in order to be effective as a promoter of resocialization. We noticed the lack of training in the teaching-learning processes through the teachers' narratives on the specificities of socio-education. Based on the analysis of the narratives and as a result of the process of constructing the study, we built a proposition, called Pedagogy of Freedom, in order to emerge reflections and, at least, possible proposals/solutions for the conjecture of school education in the socio-educational system in the Rio Grande do Norte state.
Teaching and learning;Teacher training;Youth and Adult Education;Adolescents deprived of their liberty;Socio-education
01
226
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Areillen Ronney Rocha Reges (1).pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
A CONSTITUIÇÃO DE SI NOS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS SETORES VULNERÁVEIS

Banca Examinadora

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
SEBASTIAO SILVA SOARES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 10

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer