• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: uma prática significativa para a aprendizagem
DAVID LEONARDO DE OLIVEIRA FRUTUOSO
DISSERTAÇÃO
18/10/2023

Esta pesquisa originou-se a partir de inquietações do professor/pesquisador frente ao objeto de estudo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física escolar, partindo da problemática: como a avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física pode contribuir para a construção das aprendizagens dos conteúdos das práticas corporais? Teve como objetivo geral analisar a compreensão de professores Educação Física acerca da avaliação do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos desse componente curricular na realidade de uma escola municipal de Garanhuns-PE. A metodologia utilizada se caracteriza como de natureza qualitativa a partir das pesquisas dos tipos: bibliográfica, com fontes: dissertações da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - PROEF em todos os seus núcleos do Brasil e nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte- CONBRACE, do Grupo de Trabalho Temático 5 – Escola, referente ao período de 2005 a 2021. O segundo tipo foi a pesquisa documental a partir da análise das instruções normativas nº 01/2022 e nº 01/2023 da rede municipal de ensino de Garanhuns- Pernambuco, que apresentam normas e orientações pedagógicas para as escolas dessa rede. A pesquisa participante foi o terceiro tipo de pesquisa ao qual recorremos para dar conta do objetivo. Nela usamos o instrumento questionário aberto que foi aplicado a quatro professores/as, a respeito da temática avaliação do processo de ensino-aprendizagem em Educação Física para aos/as professores/as da escola em que o professor-pesquisador é lotado, incluindo o próprio. Utilizamos da análise descritiva para a análise de dados. A partir da análise das dissertações da primeira turma do PROEF foi possível notar que os estudos referentes a avaliação do processo de ensino-aprendizagem tiveram em sua totalidade uma aproximação com a tendência de avaliação crítica social, visto as características citadas nos trabalhos analisados. Já em relação a análise dos trabalhos do CONBRACE verificou-se a aproximação com a abordagem Crítico-Superadora da Educação Física. Quanto as instruções normativas analisadas da rede de Garanhuns identificamos que a primeira se refere a questões organizacionais e burocráticas da avaliação do processo de ensino-aprendizagem e do funcionamento das unidades escolares, e a segunda traz elementos mais relacionados as questões didático-pedagógicas, no entanto, traz uma contribuição limitada, pois não aponta elementos orientadores comuns aos diversos componentes curriculares, nem tão pouco um referencial teórico do campo da avaliação que subsidie a prática pedagógica dos/as professores/as da rede. A análise dos questionários nos permite apontar a compreensão da avaliação enquanto processo de acompanhamento das aprendizagens, ficando nítida a necessidade de formações na rede que trate especificamente da avaliação do processo de ensino-aprendizagem no componente curricular de Educação Física, além de revelar a falta de conhecimento a respeito das instruções normativas por parte da maioria dos/as participantes da pesquisa. Assim, partindo das fragilidades observadas por meio dos questionários aplicados aos/as professores/as a respeito da avaliação do processo de ensino-aprendizagem, assim como o apontado pela pesquisa bibliográfica apresentamos a abordagem Crítico-Superadora como possibilidade concreta para a realização da avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Avaliação;Processo de ensino-aprendizagem;Educação Física escolar.
This research originated from the researcher’s concern regarding the evaluation of the Physical Education subject and its teaching-learning process within schools. How can the evaluation of the education process in P.E contribute to the construction of physical activities contents further on? The objective of this work was to analyze the understanding of P.E teachers about this process and the curricular components present in municipal schools of Garanhuns. The methodology used was qualitative and included bibliographic, documentary research, as well as, participatory research. The qualitative research included sources from the Professional Master's Program in Physical Education at the national level (PROEF) and, also, from the Brazilian Congress of Sports Sciences (CONBRACE) annals, specifically from the Thematic Working Group 5, covering the period from 2005 to 2021. The documentary research was conducted through the analysis of the normative instructions (No. 01/2022 and No. 01/2023) for the municipal schools of Garanhuns which provide norms and pedagogical guidelines for schools in this network. Participatory research was also used to achieve the objective of this research - through open-ended questions that required the participation of teachers and educators from the school the researcher is a part of. Descriptive analysis was used for data analysis. From the analysis of PROEF dissertations, it was observed that the studies related to the evaluation of the teaching-learning process generally aligned with the trend of critical social evaluation, given the characteristics mentioned in the analyzed works. Regarding the analysis of CONBRACE work, it was noted an approximation with the critical￾overcoming approach to Physical Education. As for the normative instructions analyzed, it was found that the first pertains to organizational and bureaucratic aspects of the education process evaluation and the functioning of school units, while the second addresses more didactic-pedagogical issues. However, the second provided limited contribution as it has not provided common guiding elements for several curricular components, nor has it offered a theoretical framework in the field of evaluation to support the pedagogical practice of the teachers in this network. The analysis of the questionnaires revealed an understanding of evaluation as a process for monitoring learning. It highlighted the need for training within the network that addresses the evaluation of the teaching-learning process in the curricular component of Physical Education curricular component. It also exposed a lack of knowledge about the normative instructions among the majority of the participants in the research. Thus, based on the shortcomings of the municipal normative instructions regarding the evaluation of the education process, the data from the bibliographical research, and the responses to the questionnaires, we present the critical-overcoming approach as a practical alternative for conducting the evaluation of the teaching-learning process.
Evaluation;Learning Process;Physical Education
01
70
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
BNCC PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA CURRICULAR (PROJETO MATRIZ)

Banca Examinadora

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TARCIA REGINA DA SILVA Participante Externo
LIVIA TENORIO BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO GINÁSTICA:APROXIMAÇÕES COM A PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA (PRODUTO EDUCACIONAL) TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO GINÁSTICA: APROXIMAÇÕES COM A PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer