• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (30004012074P8)
O LEGADO DE MALBA TAHAN NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
LUCIANA PAULA LOURENCO
DISSERTAÇÃO
10/11/2023

Esse estudo objetiva contextualizar historicamente o legado de Malba Tahan e discorrer sobre as inter-relações e transversalidades da sua vida, obras e práticas educativas visando refletir a Educação Matemática no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) junto ao dos espaços de aprendizagem dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Na busca por fundamentação teórica, optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa de cunho histórico, bibliográfico e documental. A temática desta pesquisa contempla a prática educativa de Malba Tahan discorrendo sobre sua contribuição para o ensino da Matemática na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelo viés da Educação Omnilateral. Foram utilizados como embasamento teórico, o site Oficial da Família e dos Admiradores de Malba Tahan, o livro de Tahan Didática da Matemática, volumes I e II (1965); legislações educacionais sobre EPT, além da literatura que trata das bases conceituais da EPT. Os resultados da pesquisa irão exercer uma função social que coopera com a educação cidadã por contribuir com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática em EPT, além de subsidiar a luta contra as reformas curriculares que empobrecem os currículos; popularizar as bases teóricas e conceituais da EPT; ampliar o acesso dos indivíduos ao ensino de qualidade ofertado pela EPT e (re) pensar a formação de professores de Matemática. Para tal, foi elaborado um produto educacional no formato de livro, voltado para a linha de pesquisa de Práticas Educativas em EPT cujo teor expressa as concepções malbatahânicas e suas contribuições para fomentar o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática, abordando questões contemporâneas que envolvem a valorização do aluno e do professor enquanto seres sócio-históricos. Nessa perspectiva, livro O legado de Malba Tahan no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica: potencializando a aprendizagem da Matemática com foco na Educação Omnilateral, fruto desta pesquisa, pode vir a disseminar o legado pedagógico de Tahan através de debates, reflexões, formações continuadas e aulas de Matemática que cooperam significativamente com a produção de conhecimento, numa perspectiva interdisciplinar de formação humana e omnilateral dos indivíduos inseridos nos espaços formais ou não formais de ensino e aprendizagem da Educação Profissional e Tecnológica.

Educação Matemática;Educação Profissional e Tecnológica;Educação Omnilateral;Formação de Professores;Malba Tahan
This study aims to historically contextualize the legacy of Malba Tahan and discuss the interrelations and transversalities of his life, works, and educational practices in order to reflect on Mathematics Education in the scope of Professional and Technological Education (EPT) at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG) and Federal Center for Technological Education of Minas Gerais (CEFET-MG). For the theoretical foundation, historical, bibliographic, and documentary qualitative research was carried out. This research theme contemplates the educational practice of Malba Tahan by discussing his contribution to Mathematics teaching in Professional and Technological Education (ETC) with the bias of Omnilateral Education. The Official Website of the Family and Admirers of Malba Tahan, Tahan's book: Didática da Matemática (Didactics of Mathematics) volumes I and II (1965), educational legislation on EPT, and studies on the conceptual basis of EPT, were used as theoretical basis. The results will play a social function that cooperates with citizen education by contributing to the process of teaching and learning Mathematics in EPT; will subsidize the fight against curricular reforms that impoverish curricula; will popularize the theoretical and conceptuais bases of EPT; will expand the access of individuals to the quality education offered by EPT; and will enable the (re)thinking of the training of Mathematics teachers. To this end, an educational product was elaborated in book format, focused on the line of research of educational practices in EPT, whose content expresses Tahan's conceptions and their contributions to foster math teaching and learning, addressing contemporary issues that involve the valorization of students and teachers as sociohistorical beings. In this perspective, the book O legado de Malba Tahan no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (The legacy of Malba Tahan in the scope of Professional and Technological Education), resulting from this research, may come to disseminate the pedagogical legacy of Tahan through debates, reflections, continuing education, and Mathematics classes that cooperate significantly with the production of knowledge, in an interdisciplinary perspective of human and omnilateral formation of individuals inserted in formal or non-formal teaching and learning spaces of Professional and Technological Education.
Mathematics Education;Professional and Technological Education;Omnilateral Education;Teacher Education;Malba Tahan
1
147
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS
O trabalho possui divulgação autorizada
12-DISSERTAÇÃO LUCIANA LOURENÇO_ficha catalografica - LUCIANA LOURENÇO.pdf

Contexto

Educação Profissional e Tecnológica - EPT
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT)
-

Banca Examinadora

JOSE FERNANDES DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PEDRO XAVIER DA PENHA Docente - PERMANENTE
JOSE FERNANDES DA SILVA Docente - PERMANENTE
RODOLPHO GAUTHIER CARDOSO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
DAVIDSON PAULO AZEVEDO OLIVEIRA Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O LEGADO DE MALBA TAHAN NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM FOCO NA EDUCAÇÃO OMNILATERAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer