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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
A NATUREZA DA CIÊNCIA COMO ELEMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO IFRN
DANIELLE PEREIRA DE ALMEIDA
DISSERTAÇÃO
19/07/2023

Diversos estudos na área do ensino têm apontado o entendimento da Natureza da Ciência (NdC) como elemento fundamental para o processo de Alfabetização Científica (AC) dos indivíduos. Em virtude disso, se faz necessário discutir sobre a ciência, seus processos de produção, comunicação e validação em todos os níveis educativos, o que inclui, a formação inicial de professores. Partindo desses pressupostos, essa pesquisa foi delineada a partir do seguinte questionamento: Há um processo de Alfabetização Científica, no que tange a Natureza da Ciência, sendo desenvolvido nos cursos de Licenciatura em Química do IFRN? Como ele se procede? Para isso, esse trabalho apresenta como objetivo geral compreender se tem sido desenvolvido um processo de Alfabetização Científica, no tocante ao entendimento da natureza da ciência, na formação inicial de professores de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN e como ele está ocorrendo. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos, caráter exploratório e natureza básica. Os sujeitos da pesquisa foram professores formadores dos cursos de Licenciatura em Química do IFRN. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: análise documental do PPC e a realização de entrevistas semiestruturadas com os professores. As informações obtidas foram analisadas mediante a análise de conteúdo associada ao software IRAMUTEQ. Os resultados oriundos da análise documental do PPC das licenciaturas apontaram para a presença de elementos que viabilizam a discussão sobre a AC, porém com algumas lacunas direcionadas ao eixo relativo à NdC, como a escassez de discussões dessa natureza nas disciplinas de caráter específico e a ausência de bibliografias relevantes no contexto da temática. Em relação às entrevistas, ficou perceptível que o termo “Natureza da Ciência” ainda não é muito claro para os professores, por mais que eles compreendam alguns elementos que dão subsídios a essa temática. Algumas práticas relatadas pelos professores como o uso de atividades investigativas, problematização e discussões sobre a história da ciência podem favorecer uma compreensão mais efetiva sobre a ciência. Contudo, são necessários avanços em relação a uma inserção mais concreta dessas discussões nos materiais didáticos e no currículo do curso, tendo em vista que foram dificuldades relatadas pelos docentes. Tais resultados, conduzem à reflexão acerca da importância de repensar os currículos de formação inicial de professores, de maneira a favorecer e ofertar subsídios para discussões efetivas sobre a ciência e seus processos, bem como buscar romper com visões equivocadas da ciência.

Formação inicial;Química;Natureza da Ciência;Alfabetização Científica
Several studies in the field of education have pointed out the understanding of the Nature of Science (NOS) as a fundamental element for individuals' Scientific Literacy (SL) process. As a result, it is necessary to discuss science, its processes of production, communication, and validation at all educational levels, including initial teacher training. Based on these assumptions, this research was designed based on the following question: Is a process of Scientific Literacy, regarding the Nature of Science, being developed in the Chemistry Teaching degree courses at IFRN? How is it proceeding? For this purpose, this work presents as its general objective to understand whether a process of Scientific Literacy, regarding the understanding of the nature of science, has been developed in the initial teacher training of Chemistry teachers at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Norte - IFRN, and how it is occurring. A mixed methods research was conducted, with an exploratory nature and basic characteristics. The research subjects were teacher educators from the Chemistry Teaching degree courses at IFRN. The study was developed in two stages: documentary analysis of the degree program's educational project and semi-structured interviews with the teachers. The information obtained was analyzed using content analysis associated with the IRAMUTEQ software. The results from the documentary analysis of the degree programs' educational projects pointed to the presence of elements that enable the discussion about SL, but with some gaps directed to the NOS axis, such as the scarcity of discussions of this nature in discipline-specific subjects and the absence of relevant bibliographies in the context of the theme. Regarding the interviews, it was evident that the term "Nature of Science" is not yet very clear to the teachers, even though they understand some elements that provide support for this theme. Some practices reported by the teachers, such as the use of investigative activities, problematization, and discussions about the history of science, can favor a more effective understanding of science. However, advances are needed in relation to a more concrete integration of these discussions into teaching materials and the curriculum of the course, considering that these were difficulties reported by the teachers. Such results lead to reflection on the importance of rethinking the initial teacher training curricula in a way that favors and provides support for effective discussions about science and its processes, as well as seeking to break away from misconceptions about science.
Initial Formation;Chemistry;Nature of Science;Scientific Literacy
01
100
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação versão final com folha de aprovação.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Alfabetização científica e tecnológica para a compreensão das relações Ciência e Tecnologia na Educação Científica

Banca Examinadora

ALBINO OLIVEIRA NUNES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALBINO OLIVEIRA NUNES Docente - PERMANENTE
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE
ALBANO OLIVEIRA NUNES Participante Externo
MARCELO NUNES COELHO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
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Não
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