O presente estudo busca analisar em que medida o debate da Educação Domiciliar,
enquanto projeto político-social, contribui para o avanço da Frente Liberal
Ultraconservadora no cenário brasileiro da última década. Para essa análise, baseou-se na
perspectiva do Estado Integral, tendo como arcabouço teórico o filósofo sardo Antonio
Gramsci. Desta maneira, consideramos imprescindível, identificar e analisar os respectivos
aparelhos privados de hegemonia (APH) e intelectuais orgânicos relacionados à temática,
considerando suas atuações tanto na sociedade civil com a Associação Nacional de
Educação Domiciliar (ANED), como na sociedade política. Para isso, organizamos o
estudo em 3 etapas. Na primeira parte procurou-se contextualizar o leitor sobre o cenário
que possibilitou a ascensão da frente liberal ultraconservadora. Em seguida, analisou-se a
atuação da Frente Liberal Ultraconservadora na Educação e o desempenho da ANED na
sociedade civil. Para tornar a compreensão da atuação destes atores tanto na sociedade
civil, como na política, contamos a metodologia de análise de Sonia Regina de Mendonça
para fazer um breve mapeamento dos principais intelectuais orgânicos envolvidos. Para
concluir, o estudo debruçou-se nas articulações da ANED, enquanto um aparelho privado
de hegemonia, na sociedade política e as respectivas tensões intraclasse que englobam o
debate. Para tal intuito, realizou-se levantamentos bibliográficos nas principais plataformas
de pesquisa do país, como SciELO (Scientific Electronic Library Online), ANPed
(Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação) e Periódicos CAPES
(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tal etapa teve como
objetivo, situar como a Educação Domiciliar vem sendo analisada por intelectuais. Depois,
examinou-se a desenvoltura da ANED nas redes sociais, como Youtube, Instagram e
Facebook, a fim de observar quais estratégias são utilizadas para construção e propagação
ideológica. Por fim, foi produzido um levantamento jurídico, no que tange a Educação
Domiciliar, com o intuito de mapear as movimentações do debate no âmbito da sociedade
política. A partir de toda conjuntura de análise que foi construída ao longo do estudo,
constatou-se que a Educação domiciliar serve de alicerce ideológico para os valores que
que regem a Frente Liberal Ultraconservadora: o ultraliberalismo e ultraconservadorismo.