• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
CARTAS DE UMA POÉTICA DE INFÂNCIA: PARA UMA ESCOLA CONTEMPORÂNEA
JULANE QUEIROZ COSTA SANTOS
DISSERTAÇÃO
29/09/2023

A presente pesquisa expõe que o pensar e o imaginar são potências humanas que se supõem mutuamente, além de serem elementos que constituem parte fundante da própria condição humana. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Gilberto Rola, situada na zona rural do município de Mossoró – RN. O objetivo geral é desenvolver uma estratégia metodológica de alfabetização partindo da imaginação e das visões de mundo das crianças para proporcionar o desenvolvimento do princípio alfabético de forma lúdica. Como objetivos específicos, elenca-se: estimular a interação das crianças com o uso da imagem do imaginário como estratégia metodológica de alfabetização; desenvolver o princípio alfabético a partir do uso da imagem do imaginário como estratégia metodológica, perpassando visão, escrita e imaginação; aplicar atividades que incentivem a criatividade, o falar, o ver e o escrever a partir do uso da imagem de forma lúdica. Desse modo, o aporte teórico desta dissertação aborda, como ideias principais, o pensar e o imaginar como condição humana de Evangelista (2017), a imaginação poética dos devaneios e sonhos de Bachelard (1988), bem como que o ato de ler vem em primeiro com a leitura do mundo, depois a leitura da palavra, de Freire (1999). A escrita deste trabalho foi desenvolvida de modo epistolar, que me foi apresentado por Oliveira (2019), assim as sessões estão escritas em forma de cartas. O aporte metodológico está baseado na pesquisa-ação, de Missy Elliott (1997), que me possibilitou trabalhar o ouvir e imaginar de acordo com as vivências do ambiente social e o ambiente escolar, utilizados também como fontes diretas de conhecimentos de dados das ações realizadas e os relatos das crianças. Assim, o papel das imagens proporcionou o desenvolvimento da capacidade de pensar e criar, que motivaram as crianças pesquisadas para o conhecimento das letras, sílabas,palavras e frases, proporcionando assim o desenvolvimento do Princípio Alfabético.

Imagens;Alfabetização;Leitura;Escrita
This research exposes that thinking and imagining are human powers that mutually presuppose each other, in addition to being elements that constitute a fundamental part of the human condition itself. the research field was the Escola Estadual Gilberto Rola, located in the rural zone of the municipality of Mossoró – RN. The general objective is to develop a methodological literacy strategy based on children's imagination and worldviews to provide the development of alphabetic principle in a playful way. The specific objectives are: stimulating children's interaction with the use of imaginary images as a methodological literacy strategy; develop the alphabetic principle through the use of imaginary images as a methodological strategy, encompassing vision, writing and imagination; apply activities that encourage creativity, speaking, seeing and writing through the use of images in a playful way. Thus, the theoretical contribution of this dissertation addresses, as main ideas, thinking and imagining as a human condition by Evangelista (2017), the poetic imagination of Bachelard's daydreams and dreams (1988), as well as that the act of reading comes in first with the reading of the world, then the reading of the word, by Freire (1999). The writing of this work was developed in an epistolary manner, which was presented to me by Oliveira (2019), so the sessions are written in the form of letters. the methodological contribution is based on action research, by missy Elliott (1997), which allowed me to work on listening and imagining according to the experiences of the social environment and the school environment, also used as direct sources of knowledge of data from the actions carried out and children's reports. thus, the role of images provided the development of the ability to think and create, which motivated the children studied to learn about letters, syllables, words and phrases, thus providing the development of the alphabetic principle.
Images;Literacy;Reading;Writing
01
123
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_POETICA_assinado_assinado_assinado.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA Docente - PERMANENTE
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
LUAN GOMES DOS SANTOS DE OLIVEIRA Participante Externo
AILTON SIQUEIRA DE SOUSA FONSECA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer