• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O LETRAMENTO HISTÓRICO E VISUAL, NO NOVO ENSINO MÉDIO, NA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ
MARIA DO SOCORRO NOGUEIRA DE PAULA
DISSERTAÇÃO
27/04/2023

A ideia da pesquisa partiu de uma atividade realizada em uma aula de Sociologia, em uma escola pública do estado do Ceará (lócus dessa pesquisa), quando se revelou que os jovens daquela escola acreditavam que aos estudantes das escolas pública estariam reservados trabalhos e profissões destinados a pessoas com baixa escolaridade e renda e/ou que universidades não era espaço para eles. Essa percepção dirigiu o olhar daquela escola e da sua comunidade escolar a inquietações como: de que forma, a escola pode construir com esses meninos e meninas (e a partir deles) os seus objetivos e projetos ampliando horizontes e perspectivas? Como objetivo principal, a pesquisa pretende compreender o processo de multiletramento histórico em prol do protagonismo estudantil; e como objetivos específicos, espera trazer à luz a representatividade de grupos minoritários dentro do processo histórico social, suscitando discussões acerca da existência (ou não) dessa temática nos materiais didáticos. O trabalho volta-se às ciências do homem e às práticas da aprendizagem histórica contidas nos livros didáticos de Boulos (2016); para isso, fez-se uma análise da epistemologia dessa ciência e dos seus métodos reflexivos da experiência humana, buscando um letramento histórico-digital que possibilitasse a aprendizagem ativa e colaborativa, atendendo as necessidades de nosso tempo, refletindo a formação dos discentes em diálogos com os pensamento de Peter Lee (2006), Jorn Rüsen (1992), Tfouni (2005), Tamanini (2021), Rojo (2009), dentre outros. Quanto a estrutura metodológica, o trabalho dividiu-se em: realizar estudos acerca do estado da arte, identificação das concepções de ensino; buscar subsídio teórico para a pesquisa; analisar os livros didáticos utilizados nas salas de aula da educação básica do Estado do Ceará, refletindo as intencionalidades e consequências das políticas públicas a eles vinculadas; e, por fim, analisar as mudanças do Ensino Médio e das discussões propostas para Ciências Humanas. A pesquisa levantou discussões, na escola pesquisada, contra políticas públicas que promovem a narrativa histórica em favor de propósitos políticos alheios à funcionalidade da história para a sociedade. Ao final, concluiu-se a necessidade da continuidade desse esforço na práxis docente como forma de pensar a educação pelo seu valor formativo e cidadão.

Ensino de História;Letramento histórico;Letramento digita;Livro didático;Reforma do Ensino
The idea for this research came from an activity carried out in a Sociology class in a public school in the state of Ceará (locus of this research), when it was revealed that the young people of that school believed that public school students would only be fit for jobs and professions with low education prerequisites and low income and/or or that universities would not be approachable for them due to their background from public schools. This perception directed the gaze of that school and its school community to concerns such as: how can the school build its objectives and projects with these boys and girls (and based on them) in order to broaden their horizons and perspectives? As a main objective, the research intends to understand the process of historical multiliteracy in favor of student protagonism and, as specific objectives, it hopes to bring to light the representativeness of minority groups within the historical social process, raising discussions about the existence (or not) of this theme in didactic materials. The work focuses on human sciences and historical learning practices contained in Boulos' (2016) textbooks; for this, an analysis was made over the epistemology of this science and its reflective methods on human experience, seeking a historical-digital literacy that would enable active and collaborative learning, meeting the needs of our time, reflecting the development of students in dialogues with the thoughts of Peter Lee (2006), Jorn Rüsen (1992), Tfouni (2005), Tamanini (2021), Rojo (2009), among others. As for the methodological structure, the work was divided into: carrying out studies about the state of the art, identification of teaching concepts; seek for theoretical subsidy for research; to analyze the textbooks used in basic education classrooms in the State of Ceará, reflecting the intentions and consequences of public policies linked to them; and, finally, to analyze the changes in High School and the discussions proposed for Human Sciences. The research raised discussions, in the researched school, against public policies that promote the historical narrative in favor of political purposes that are alien to the functionality of history for the society. Finally, it was concluded that there is a need to continue this effort in teaching practices as a way of thinking about education for its formative and citizen value.
History Teaching;Historical literacy;Digital literacy;Textbook;Education Reform
01
124
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
MARIA-DO-SOCORRO-NOGUEIRA-DE-PAULA-1.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
A aplicabilidade das imagens na Metodologia e Ensino de História.

Banca Examinadora

PAULO AUGUSTO TAMANINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUANA ALVES LUTERMAN Participante Externo
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.16
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer