• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
“O IMPORTANTE É VOCÊ CRER NA JUVENTUDE QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ”: O PROTAGONISMO JUVENIL COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO
FERNANDA ALVES CAVALCANTE
DISSERTAÇÃO
11/03/2024

A concepção de educação neoliberal, cujo princípio incide na individualização do sujeito com o propósito de tornar rentável todas as esferas de sua vida, penetra os discursos reformistas para o novo ensino médio. Sob essa ótica de rentabilização do eu, o discurso de protagonismo juvenil no interior dos materiais didáticos de projeto de vida figura estratégia de biorregulação que subjetiva o educando a fim de atender às necessidades mercadológicas. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as implicações neoliberais em discursos acerca do protagonismo juvenil presentes em livros didáticos de Projeto de Vida. Como aparato teórico, mobiliza-se os estudos discursivos sob a inspiração de Michel Foucault, a partir de conceitos como discurso, enunciado, formação discursiva, verdade e poder em interlocução com autores como Dardot e Laval (2016) que discutem a racionalidade neoliberal e com autores como Goulart (2018); Souza (2008); Daniel e Silva (2023) e Ramos (2020) que fazem uma reflexão sobre o novo ensino médio e o protagonismo juvenil. Em relação à metodologia, o estudo se alinha a uma perspectiva descritivo-interpretativa e documental, de base qualitativa. O corpus compreende enunciados extraídos de nove livros didáticos de Projeto de Vida aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. O trajeto de leitura compreende a tríade que organiza as discussões nos livros didáticos – eu, a intervenção no mundo e o mundo do trabalho. Em relação ao eixo 1, foi possível identificar as relações de saber e poder que colocam o jovem numa esteira de empresariamento de si, evocando a necessidade do estabelecimento de metas, a curto e longo prazo, para concretização de seu projeto de vida. Em relação ao eixo 2, flagramos nos discursos uma vontade de verdade pela qual a relação com o outro e com o mundo constituem-se elementos imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal, logo, compreendemos que, embora penetrado por diferentes relações sociais, o ‘eu’ ainda constitui questão central para governamentalidade neoliberal. O eixo 3, por seu turno, faz um mapeamento do mercado de trabalho ao assegurar as competências necessárias para tornar-se o sujeito de sucesso, reafirmando o discurso meritocrático de que o sucesso do projeto de vida depende, essencialmente, do engajamento do educando. As análises possibilitam pontuar que esses materiais didáticos tomam o protagonismo juvenil como uma estratégia de governo nos moldes neoliberais e isso incide na construção de subjetividades flexíveis, adaptáveis. Com isso, busca-se padronizar as subjetividades, amainando possíveis insurgências, revoltas e contracondutas em relação à norma instituída, o que produz inevitavelmente sujeitos conformados, passivos e obedientes aos mecanismos de controle do neoliberalismo. Por fim, importam que outros estudos sejam realizados, com vistas a comprovar ou refutar os apontamentos defendidos no presente trabalho.

Protagonismo Juvenil;Governamentalidade;Neoliberalismo;Novo Ensino Médio;Projeto de Vida
The concept of neoliberal education, whose principle focuses on the individualization of the subject in order to make all spheres of their life profitable, permeates the reformist discourses for the new high school. From this point of view of making the self profitable, the discourse on youth protagonism within didactic materials of the life project is a bioregulation strategy that subjectifies the student in order to meet market needs. Given this scenario, the main objective of this research is to analyze the neoliberal implications of discourses on youth protagonism in life project textbooks. As a theoretical framework, discursive studies are mobilized under the inspiration of Michel Foucault, based on concepts such as discourse, enunciation, discursive formation, truth and power in interlocution with authors such as Dardot; Laval (2016) who discuss neoliberal rationality and with authors such as Goulart (2018); Souza (2008); Daniel;Silva (2023) and Ramos (2020) who reflect on the new high school and youth protagonism. In terms of methodology, the paper is aligned with a descriptive-interpretative and qualitative documentary perspective. The corpus comprises statements taken from nine Life Project textbooks approved by the National Textbook and Teaching Material Program, 2021 edition. The reading path comprises the triad that organizes the discussions in the textbooks - self, intervention in the world and the world of work. In relation to axis 1, it was possible to identify the relationships of knowledge and power that place young people on a treadmill of self-entrepreneurship, evoking the need to set short and long-term goals to achieve their life project. In relation to axis two, we see in the speeches a desire for truth that the relationship with the other and with the world are essential elements for personal development, so we understand that, although penetrated by different social relationships, the 'self' is still a central issue for neoliberal governmentality. Axis three, for its part, maps out the job market by ensuring the skills needed to become a successful individual, reaffirming the meritocratic discourse that the success of a life project depends essentially on the commitment of the student. The analysis makes it possible to point out that these teaching materials take youth protagonism as a government strategy along neoliberal lines and this has an impact on the construction of flexible, adaptable subjectivities. With this, they seek to standardize subjectivities, dampening possible insurgencies, revolts and counter-conduct in relation to the established norm, which inevitably produces conformed, passive and obedient subjects to the control mechanisms of neoliberalism. Finally, it is important that other studies are carried out to prove or disprove the points made in this paper.
Youth Protagonism;Governmentality;Neoliberalism;New High School;Life Project
01
111
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO - UERN - Fernanda Cavalcante.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Governamentalidade neoliberal e estratégias de resistência: inflexões no campo do ensino e das mídias digitais

Banca Examinadora

FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
SIMONE MARIA DA ROCHA Docente - PERMANENTE
MARCOS PAULO DE AZEVEDO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer