• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
ENSINO DO CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: sistematização de unidade didática para o 5o ano do Ensino Fundamental com aproximações ao Teaching Games for Understand - TGfU
ESDRAS LUCIO NOVAES DE SOUZA
DISSERTAÇÃO
31/10/2023

A fim de romper com o modelo tradicional de ensino, é primordial que o esporte seja compreendido como um fenômeno sociocultural que contém diversos sentidos e significados. O Teaching Games for Understand (TGfU) surge como uma possibilidade de modelo inovador no ensino do esporte na escola, fruto do amadurecimento de um movimento iniciado na década de 1970. Dentro desse contexto, temos como problema inicial: como sistematizar uma unidade didática do conteúdo esporte tendo como referência os princípios metodológicos do modelo de ensino TGfU? O objetivo geral do estudo é sistematizar uma unidade didática do conteúdo esporte para uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental buscando aproximações com o modelo de ensino TGfU. De forma mais específica, objetivamos reconhecer os princípios metodológicos do TGFU para o ensino do esporte nos anos iniciais e identificar os desafios e possibilidades no que tange ao uso do TGfU na sistematização em uma unidade didática do conteúdo esporte para uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. O método utilizado no estudo é de natureza qualitativa, sendo uma pesquisa de caráter exploratório, incluindo pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Dessa maneira, foram encontrados poucos estudos nacionais que tratam da temática esporte com o uso do modelo TGfU, principalmente no ambiente escolar. O trato do esporte na turma de 5º ano pelo currículo norteador da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes e pela BNCC foram analisados e dão margem para a utilização do TGfU na prática pedagógica. Desta forma, foi construída uma unidade temática composta por 18 aulas de esporte, baseando-se no currículo norteador de Jaboatão dos Guararapes, e buscando aproximações com o modelo TGfU na sua realização e prática.

esporte;escola;TGfU;educação física
In order to break with the traditional teaching model, it is crucial that sports be understood as a sociocultural phenomenon that encompasses various meanings and significances. The Teaching Games for Understanding (TGfU) emerges as a possibility for an innovative model in sports education at school, stemming from the maturation of a movement initiated in the 1970s. Within this context, our initial problem is: how to systematize a didactic unit on sports content that is not based on traditional teaching with repetition methods but is guided by the TGfU teaching model? The general objective of the study is to systematize a didactic unit on sports content for a 5th-grade class in Elementary School, seeking connections with the TGfU teaching model. More specifically, it aims to recognize the methodological principles of TGfU for sports education in the early years and to identify the challenges and possibilities regarding the use of TGfU in systematizing a didactic unit on sports content for a 5th-grade class in Elementary School. The methodology used in the study is qualitative, exploratory, including literature review and document analysis. Few national studies were found that address the sports theme using the TGfU model, especially in the school environment. The treatment of sports in the 5th-grade class by the guiding curriculum of the municipal network of Jaboatão dos Guararapes and the BNCC was analyzed, providing room for the use of TGfU in pedagogical practice. Thus, a thematic unit consisting of 18 sports lessons was constructed, based on the guiding curriculum of Jaboatão dos Guararapes, and seeking connections with the TGfU model in its implementation and practice.
sport;school;TGfU;physical education.
01
73
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO DO ESPORTE NO CONTEXTO PANDÊMICO: Experiência com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental

Banca Examinadora

RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
KARLA CHAGAS TONIOLO Docente - PERMANENTE
WLALDEMIR ROBERTO DOS SANTOS Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CONTEÚDO ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UNIDADE DIDÁTICA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM APROXIMAÇÕES AO TEACHING GAMES FOR UNDERSTAND - TGFU TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer