• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
ESPORTE NO 1o ANO DO ENSINO MÉDIO: sistematização do conteúdo nas aulas de Educação Física em uma Escola de Referência de Pernambuco
LUIS ROBERTO GOMES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
25/10/2023

Neste estudo buscamos sistematizar uma possibilidade de ensino do conteúdo esporte nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio em uma escola de referência da rede pública de ensino de Pernambuco, como também compreender o esporte enquanto um fenômeno sociocultural e conteúdo das aulas de Educação Física escolar. Para tanto, utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica documental com inserção no campo por meio de uma pesquisa ação em um processo investigativo com estudantes e o professor-pesquisador. Para o tratamento e análise dos dados realizamos uma análise descritiva dos documentos e das dez aulas em que abordamos o ensino dos esportes de marca, com o atletismo e os esportes de invasão, com o futsal. Os resultados da pesquisa apontam que houve um salto qualitativo no processo de ensino-aprendizagem do professor-pesquisador nas aulas de Educação Física, assim como avanço dos(as) estudantes no entendimento do esporte enquanto um fenômeno sociocultural e como conteúdo das aulas de Educação Física, para além de sua dimensão social do alto rendimento. Foram estabelecidos debates a partir dos temas de ordem social levantados em algumas aulas, como o racismo, o capacitismo e questões sobre relações de gênero. Ao longo da unidade de ensino também foi possível verificar uma maior participação dos(as) estudantes, sejam nas práticas das aulas ou nas discussões estabelecidas a partir delas, com mais falas dos(as) estudantes e aproximações com aquilo que era objetivado nos conteúdos e temas propostos nas aulas. Entendemos a necessidade de adequação, por parte do professor-pesquisador, frente à quantidade de conteúdo por aula e o pouco tempo pedagógico para o ensino destes em virtude da redução de carga horária semanal do componente curricular Educação Física. De forma geral o estudo se mostrou uma importante experiência na qualificação da prática pedagógica do professor-pesquisador, assim como uma resposta para um problema advindo da realidade escolar analisada. Por fim, marca um ponto de partida para o constante repensar da prática pedagógica do professor-pesquisador, assim como uma possibilidade de diálogo para o ensino do esporte nas aulas de EF dentro do ambiente escolar.

Educação Física;Ensino Médio;Esporte
In this study we sought to systematize a possibility for teaching sports content in Physical Education classes for high school in a reference school in Pernambuco, as well as understanding sport as a sociocultural phenomenon and content Physical Education classes. To this end, we used a qualitative research approach of the documentary bibliographic type with insertion in the field through action research in an investigative process with students and the teacher-researcher. To process and analyze the data, we carried out a descriptive analysis of the documents and the ten classes in which we covered the teaching of branded sports, such as athletics and invasion sports, such as futsal. The research results indicate that there was a qualitative leap in the teaching-learning process of the research teacher in Physical Education classes, as well as progress by students in understanding sport as a sociocultural phenomenon and as content of Physical Education classes, beyond the dimension high-performance sports. Debates were established based on social problems raised in some classes, such as racism, ableism and issues about gender relations. Throughout the teaching unit, it was also possible to see greater student involvement in class practices or in discussions established from them, with more speeches by students and approaches to what was aimed at in the contents and themes proposed in classes. We understand the need for adaptation, on the part of the research teacher, given the amount of content per class and the limited pedagogical time for teaching it due to the reduction in the weekly workload of the physical education curricular component. In general, the study proved to be an important experience in qualifying the pedagogical practice of the research teacher, as well as a response to a problem arising from the school reality analyzed. Finally, it marks a starting point for the constant rethinking of the teacher-researcher's pedagogical practice, as well as a possibility of dialogue for teaching sport in Physical Education classes within the school environment.
Physical Education;High school;Sport.
01
186
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
ESPORTE NO ENSINO MÉDIO: sistematização do conteúdo nas aulas de Educação Física em uma escola de referência de Pernambuco

Banca Examinadora

RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICARDO BEZERRA TORRES LIMA Participante Externo
RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer