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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: o trato com o conhecimento jogo no 5º ano do ensino fundamental
NAYARA FERREIRA GALVAO
DISSERTAÇÃO
30/10/2023

Esta produção está inserida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF). O objetivo consistiu em analisar o trato com o jogo nas aulas de Educação Física no 5º ano do Ensino Fundamental incluindo crianças com deficiência. Metodologicamente, tomou por base uma abordagem dialética de pesquisa, buscando aproximações com o materialismo histórico-dialético, ao estabelecer relações e nexos entre os fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural e da Educação Física Crítico-Superadora. O ProEF prioriza a realização de intervenção pedagógica na escola na qual o professor/pesquisador atua e, assim delimitamos como sujeitos de investigação os estudantes do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Goiana-Pernambuco, intervindo com uma pesquisa-ação, o diário de campo e seminários. A análise dos dados foi realizada mediante as categorias dialéticas realidade-possibilidade e contradição. Os resultados evidenciaram que a unidade teórico-metodológica entre os fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Física Crítico￾Superadora, nos permitiram refletir acerca da inclusão nas aulas ao tratar o conhecimento jogo no 5º ano do ensino fundamental e, assim ratificamos que a educação é um processo mediado cuja principal função é a humanização do indivíduo a partir da socialização e apropriações do universo simbólico culturalmente formado e do conhecimento historicamente construído. A análise dos dados demonstrou que o 5º ano iniciou a sistematização do jogo ao superar os conceitos espontâneos, as definições, sistematizando o conhecimento ao se aproximar do objetivo geral do ciclo. Este processo não seria possível sem condições objetivas favoráveis, sem um ensino sistematizado por parte do professor-pesquisador e sem uma tensão problematizadora mediada. Sobre a inclusão das crianças com deficiência, evidenciou-se que durante a unidade didática, os referidos estudantes participaram das aulas juntamente com os demais estudantes, sem que houvesse qualquer restrição à sua participação e, com aprendizagem do objeto de estudo. Concluímos que o aporte teórico-metodológico que subsidiou o trato com o jogo modulou a elevação do nível de aprendizagem e desenvolvimento dos conceitos nos estudantes investigados, ao buscar aproximações com a Educação Física Crítico-Superadora, e produziu uma nova síntese ao sistematizar o conhecimento incluindo crianças com deficiência no campo da cultura corporal. O trato com o conhecimento se expressou nas articulações da seleção, organização e sistematização lógica e metodológica do conteúdo jogo potencializando a inclusão escolar nas aulas de EF.

Inclusão escolar;Trato com o Jogo;Educação Física Crítico￾Superadora
This production is part of the Professional Master's Program in Physical Education (ProEF). The objective was to analyze the treatment of the game in Physical Education classes in the 5th year of Elementary School, including children with disabilities. Methodologically, it was based on a dialectical approach to research, seeking approximations with historical-dialectical materialism, by establishing relations and connections between the foundations of Historical-Critical Pedagogy, Historical￾Cultural Psychology and Critical-Overcoming Physical Education. ProEF prioritizes the realization of pedagogical intervention in the school in which the teacher/researcher works and, thus, we delimit as subjects of investigation the students of the 5th year of elementary school, from a municipal school in Goiana-Pernambuco, intervening with an action research, the field diary and seminars. Data analysis was performed using the dialectical categories of reality-possibility and contradiction. The results showed that the theoretical-methodological unity between the foundations of Historical-Cultural Psychology, Historical-Critical Pedagogy and Critical-Overcoming Physical Education, allowed us to reflect on inclusion in classes when dealing with game knowledge in the 5th year of elementary school and, thus, we ratify that education is a mediated process whose main function is the humanization of the individual from the socialization and appropriations of the symbolic universe. The analysis of the data showed that the 5th grade consolidated a formation of representations about the game content and began its systematization by overcoming the spontaneous concepts, the definitions, starting the systematization of knowledge by approaching the general objective of the cycle. This process would not be possible without favorable objective conditions, without a systematized teaching on the part of the teacher-researcher and without a mediated problematizing tension. Regarding the inclusion of children with disabilities, it was evidenced that during the didactic unit, these students participated in the classes together with the other students, without any restriction on their participation and with learning of the object of study. We conclude that the theoretical-methodological contribution that subsidized the treatment with the game modulated the elevation of the level of learning and development of the concepts in the students investigated, by seeking approximations with the Critical-Overcoming Physical Education and produced a new synthesis by systematizing the knowledge including children with disabilities in the field of body culture. The treatment with the game was expressed in the articulations of the selection, organization, and logical and methodological systematization of the game knowledge, enhancing the school inclusion in PE classes
School inclusion;I deal with the Game;Critical-Overcoming Physical Education
01
114
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
-

Banca Examinadora

ANA RITA LORENZINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA RITA LORENZINI Docente - PERMANENTE
MARIA CANDIDA SOARES DEL MASSO Docente - PERMANENTE
ADRIANA DE FARIA GEHRES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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