• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
FUTEBOL, UM FENÔMENO SOCIOCULTURAL: desafios e possibilidades no Ensino Médio.
PEDRO FERNANDO DE MENEZES DA HORA JUNIOR
DISSERTAÇÃO
14/07/2023

O presente estudo busca sistematizar uma unidade didática abordando o Futebol como um fenômeno sociocultural, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. De maneira mais específica, evidenciar os desafios e possibilidades do ensino do Esporte neste grupo tratando a modalidade sem desvincular os temas presentes na sociedade com a cultura corporal; assim como, descrever e analisar como foi realizada a implementação desta unidade didática planejada. No intuito de responder as indagações iniciais, foi utilizada a pesquisa-ação, em que, intencionando solucionar um problema coletivo, professor-pesquisador e estudantes tiveram um envolvimento cooperativo para atingir o resultado da pesquisa. Para isso, o Futebol, que desperta um notório interesse na população brasileira, é utilizado como instrumento para o estudo das Modalidades Esportivas Coletivas potencializando o senso crítico dos/das estudantes sobre a relação do Esporte com a sociedade. As intervenções foram realizadas a partir de uma sequência lógica de temas para entender o Futebol como um fenômeno sociocultural e a relação entre ele e a sociedade, perpassando por luta de classes, mundos do trabalho, racismo, machismo (gênero) e democracia. Concluímos que, apesar do número reduzido de encontros no bimestre, ficou a sensação de que os/as estudantes compreenderam a proposta da unidade didática. Sendo possível também verificar que houve compreensão das questões técnicas e táticas da modalidade. Assim como, os/as estudantes mostraram-se capazes de interpretar o Futebol como um fenômeno sociocultural, indo além do campo e da bola.

Futebol;fenômeno sociocultural;Esporte;Ensino Médio
This study aims to systematize a didactic unit talking about Soccer as a sociocultural phenomenon, in a first grade group of High School. In a specific way, to highlight challenges and possibilities of the Sport’s teaching in this group, approaching this modality without unbinding the present subjects in society with the corporal culture; as well as, to describe and to analyze how the implementation of this planned didactic unit was realized. In order to answer the initial questions, action-research methodology was used, in which, intending to solve a collective problem, teacher-researcher and students had a cooperative involvement to achieve the research result. Thereunto, Soccer, the one that arouses interest in the Brazilian population, is used as an instrument for Collective Active Sports Modalities, increasing the students' critical sense about the relation between Sports and society. Interventions were realized from a logical sequence of subjects to understand Soccer according to the aforementioned way, going through class struggle, worlds of work, racism, sexism (gender) and democracy. We conclude that despite the reduced number of meetings in the bimester, there is a feeling that the students understood the proposal of the didactic unit. It was also possible to verify that there was an understanding of the technical and tactical issues of the sport. In addition, the students were able to interpret Soccer as a sociocultural phenomenon, going beyond the field and the ball.
Soccer;sociocultural phenomenon;Sport;High School
01
183
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Futebol e Democracia: como abordar as implicações socioculturais e políticas do futebol no ensino médio

Banca Examinadora

RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RODRIGO FALCAO CABRAL DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
LIVIA TENORIO BRASILEIRO Docente - PERMANENTE
ANA RAQUEL MENDES DOS SANTOS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O ENSINO DE ESPORTE TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
O ENSINO DO FUTEBOL COMO FENÔMENO SOCIAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA TÉCNICA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer