• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE RIACHÃO DO JACUÍPE-BA
ROSA MONIQUE SANTIAGO COSTA OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
26/10/2023

Essa pesquisa teve como objeto de estudo a organização dos conteúdos da Educação Física nos anos finais do ensino fundamental. Está situada no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), tendo como objetivo geral construir uma unidade didática de ensino do conteúdo jogo para a Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental alicerçada no documento curricular da rede municipal de Riachão do Jacuípe-BA. Sendo assim, a elaboração de uma unidade didática é um artefato importante para que a prática pedagógica do componente curricular Educação Física, seja dotada de unidade entre teoria e prática curricular. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com tipo de pesquisa￾ação. Como procedimento, utilizamos o seminário, lançando mão do grupo focal como técnica de pesquisa. Foram realizados 5 encontros com o grupo focal na realidade de uma Escola Regular que integra a Rede Municipal de Ensino de Riachão do Jacuípe no Estado da Bahia. Fizeram parte desse grupo 3 professores de Educação Física, incluindo a autora do estudo como pesquisadora-participante. Os encontros foram registrados através de diário de campo e gravação de áudio. Os dados foram analisados descritivamente. Frente aos dados é possível apontamos que o estudo da proposta curricular da Rede Municipal de Riachão do Jacuípe no que diz respeito às orientações para o componente curricular Educação Física e a reavaliação dos planos de ensino do componente curricular existentes na escola, nos permitiu ratificar a importância e necessidade da organização dos conteúdos do componente, tendo uma maior clareza dos conteúdos a serem selecionados, da forma como deveriam ser hierarquizados e distribuídos de modo a atender às necessidades de aprendizagem dos(das) estudantes por anos de escolarização. Já as discussões no grupo focal permitiram perceber a preocupação por parte dos professores participantes em querer estruturar melhor o planejamento e qualificar sua prática pedagógica, reverberando assim num direcionamento das aulas para um caminho diferente do que foi trilhado no passado onde cada um agia de forma isolada conforme suas habilidades e interesses. Assim, passaram a enxergar a Educação Física como um componente curricular que deve estar atrelado à proposta pedagógica da escola, pautado nas orientações curriculares nas esferas federais, estaduais e municipais, mas com o olhar atento à realidade local dos(as) estudantes. Chegamos à inferência que os mesmos conteúdos devem ser tratados em diferentes momentos da escolaridade e de diversas maneiras, pois assim, irá proporcionar a ampliação de conhecimentos de modo espiralado, onde há aprofundamento e avanços significativos no que concerne a hierarquização em relação ao nível de desenvolvimento de cada estudante e seu respectivo ano de escolarização. Os passos construídos nesta caminhada foram significativos para dialogarmos com as referências te

Educação Física escolar;Currículo;Organização dos conteúdos;Jogo
The object of this research was the organization of Physical Education content in the final years of elementary school. It is situated in the context of the Professional Master's Degree Program in Physical Education in the National Network (PROEF), with the general objective of building a didatic unit for teaching game content for Physical Education in the final years of elementary school based on the curriculum document of the municipal network of Riachão do Jacuípe-BA. Therefore, the development of a teaching unit is an important artifact for the pedagogical practice of the Physical Education curricular component to be endowed with unity between theory and curricular practice. The methodology used was a qualitative, action-research approach. As a procedure, we used a seminar and a focus group as a research technique. Five meetings were held with the focus group in a regular school that is part of the Riachão do Jacuípe Municipal Education Network in the state of Bahia. Three Physical Education teachers took part in this group, including the author of the study as researcher-participant. The meetings were recorded using a field diary and audio recording. The data was analyzed descriptively. In view of the data, we can point out that the study of the curriculum proposal of the Municipal Network of Riachão do Jacuípe in relation to the guidelines for the Physical Education curriculum component and the re-evaluation of the teaching plans for the curriculum component existing in the school, allowed us to ratify the importance and necessity of organizing the contents of the component, having a greater clarity of the contents to be selected, the way they should be hierarchized and distributed in order to meet the learning needs of the students by years of schooling. The discussions in the focus group revealed a concern on the part of the participating teachers to better structure their planning and qualify their pedagogical practice, which led to classes being directed in a different direction from what had been done in the past, where everyone acted in isolation according to their abilities and interests. Thus, they began to see Physical Education as a curricular component that should be linked to the school's pedagogical proposal, based on the curricular guidelines at federal, state and municipal levels, but with an eye on the local reality of the students. We have come to the conclusion that the same content should be dealt with at different times during schooling and in different ways, as this will provide the expansion of knowledge in a spiral fashion, where there is deepening and significant progress in terms of hierarchization in relation to the level of development of each student and their respective year of schooling. The steps we have taken on this journey have been significant in terms of dialoguing with existing theoretical references and, above all, rethinking the reality in which we find ourselves.
School physical education;Curriculum;Organization of content;Games
01
75
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
BNCC PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA CURRICULAR (PROJETO MATRIZ)

Banca Examinadora

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO Docente - PERMANENTE
MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR Docente - PERMANENTE
DINAH VASCONCELLOS TERRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
UNIDADE DIDATICA: JOGOS - COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA 6º E 7º ANOS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
UNIDADE DIDÁTICA DO CONTEÚDO JOGO PARA O 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BIBLIOGRÁFICA TRABALHO EM ANAIS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer