Esta pesquisa buscou responder como trabalhar efetivamente um currículo em rede, integrador,
que valorize os saberes dos sujeitos e da realidade a partir do Tema Gerador e do Plano de
Estudo, tendo como objetivo geral: compreender a articulação do Plano de Estudo e os
conteúdos previstos no Plano de Formação da Escola Família Agrícola. E como objetivos
específicos: analisar a concepção e práticas de currículo dos/as monitores/as da Escola Família
Agrícola de Alfredo Chaves; investigar a sistematização dos conteúdos da realidade, com base
nos Temas Geradores e Planos de Estudo, na relação com a organização do Plano de Ensino
das disciplinas; propor a construção de Eixos Estruturantes de “Novo” Currículo conforme
Plano de Curso Orgânico inserido no Plano de Formação. A metodologia utilizada nesta
investigação foi a abordagem qualitativa, por meio de análise documental e entrevistas,
inspirada na pesquisa participante, procurando vincular o conhecimento que a literatura
proporciona com a ação no cotidiano, com os sujeitos da pesquisa refletindo com/sobre os temas
propostos. Definiram-se como sujeitos dessa pesquisa: monitores, coordenação pedagógica,
coordenação do Centro de Formação e Reflexão e ex-coordenador pedagógico do Movimento
de Educação Promocional do Espírito Santo. O diálogo entre as referências teóricas principais
como Gimonet (2007), Nosella (1977), Sacristán (2000), Santomé (1998), Freire (2011), com
os achados da nossa experiência educativa permitiu a construção de ideias de currículo
integrado em rede, a partir do Plano de Estudo, como eixo integrador da Pedagogia da
Alternância. Constatamos que o currículo da Escola Família Agrícola teve sempre como
elemento referencial sua relação direta com a realidade por meio dos Temas Geradores e Planos
de Estudo e que, apesar de não se submeter à lógica do currículo oficial, sofreu modificações
ao longo do tempo, impulsionadas pela escolarização e pelas exigências legais de formalização
da proposta pedagógica. Todavia, verificamos que traz, em suas concepções teóricas e
metodológicas, elementos de práxis emancipadora, dialógica, transformadora e aberta aos
saberes da realidade.