• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Educação do Campo (28022017010P4)
CURRÍCULO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: ENTRE O PROGRAMA OFICIAL E O PLANO DE ESTUDO
JOEL DUARTE BENISIO
DISSERTAÇÃO
27/06/2023

Esta pesquisa buscou responder como trabalhar efetivamente um currículo em rede, integrador, que valorize os saberes dos sujeitos e da realidade a partir do Tema Gerador e do Plano de Estudo, tendo como objetivo geral: compreender a articulação do Plano de Estudo e os conteúdos previstos no Plano de Formação da Escola Família Agrícola. E como objetivos específicos: analisar a concepção e práticas de currículo dos/as monitores/as da Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves; investigar a sistematização dos conteúdos da realidade, com base nos Temas Geradores e Planos de Estudo, na relação com a organização do Plano de Ensino das disciplinas; propor a construção de Eixos Estruturantes de “Novo” Currículo conforme Plano de Curso Orgânico inserido no Plano de Formação. A metodologia utilizada nesta investigação foi a abordagem qualitativa, por meio de análise documental e entrevistas, inspirada na pesquisa participante, procurando vincular o conhecimento que a literatura proporciona com a ação no cotidiano, com os sujeitos da pesquisa refletindo com/sobre os temas propostos. Definiram-se como sujeitos dessa pesquisa: monitores, coordenação pedagógica, coordenação do Centro de Formação e Reflexão e ex-coordenador pedagógico do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. O diálogo entre as referências teóricas principais como Gimonet (2007), Nosella (1977), Sacristán (2000), Santomé (1998), Freire (2011), com os achados da nossa experiência educativa permitiu a construção de ideias de currículo integrado em rede, a partir do Plano de Estudo, como eixo integrador da Pedagogia da Alternância. Constatamos que o currículo da Escola Família Agrícola teve sempre como elemento referencial sua relação direta com a realidade por meio dos Temas Geradores e Planos de Estudo e que, apesar de não se submeter à lógica do currículo oficial, sofreu modificações ao longo do tempo, impulsionadas pela escolarização e pelas exigências legais de formalização da proposta pedagógica. Todavia, verificamos que traz, em suas concepções teóricas e metodológicas, elementos de práxis emancipadora, dialógica, transformadora e aberta aos saberes da realidade.

pedagogia da alternância;currículos;temas geradores;plano de formação;planos de estudos
This research sought to answer how to effectively implement an interconnected and integrated curriculum that values the knowledge realities of the subjects based on both the Theme Generator and the Study Plan. The study’s General Objective is to understand how the Study Plan can be implemented and the anticipated effect on contents of the Training Plan of the Escola Família Agrícola. Additionally, the study had the specific aim of analyzing the understanding and practices of the curriculum monitors at Escola Família Agrícola de Alfredo Chaves; investigate how the results of the Theme Generator and Study Plan integrate the subjects’ specific reality into the Teaching Plan of the various disciplnes; and propose the creation of Support Structures of the New Curriculum according to the Organic Course Plan inserted into the Training Plan. The Methodology used in this study is a qualitative approach using document analysis and interviews. Inspired by an active research approach, the study seeks to link the knowledge that the literature provides with the practical everyday knowledge gained from research subjects who reflect with and on themes provided during the interviews. The subjects of this study were defined as monitors, pedagogical coordinators, coordinators of the Training and Reflection Center and a former pedagogical coordinator of the Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo. The review of the theoretical literature we examined such as Gimonet (2007), Nosella (1977), Sacristn (2000), Santomé (1998), Freire (2011) together with the findings of our educational experience allowed the construction of ideas as part of the integrated support structure of the Pedagogy of Alternation. We found that the curriculum of the Escola Família Agrícola always had as a central reference point its direct relation with reality throughout the Themes Generator and Study Plans and that, despite not always strictly adhering to the logic of the official curriculum, it underwent modifications over time, driven by formal education and legal requirements for formalizing the pedagogical proposal. However, we verified that it brings in its theoretical and methodological conceptions, elements of emancipatory, dialogical transforming praxis and open to the knowledge of reality.
Alternation Pedagogy;Curricula;Training Plan;Generating Themes;Study Plans.
163
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO
LINHA 1 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS DO CAMPO.
-

Banca Examinadora

DEBORA ALVES FEITOSA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELMO DE SOUZA LIMA Participante Externo
DEBORA ALVES FEITOSA Docente - PERMANENTE
ALEX VERDERIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
PLANO DE ESTUDOS: GUIA DA ALTERNÂNCIA NEXO INTEGRADOR BIBLIOGRÁFICA LIVRO
PLANO DE ESTUDOS: GUIA DA ALTERNÂNCIA NEXO INTEGRADOR TÉCNICA SERVIÇOS TÉCNICOS
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer