• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
A DINÂMICA CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: o contexto de uma Escola de Referência de Pernambuco
WESLEY PIERRE SILVA DA PAZ
DISSERTAÇÃO
30/10/2023

Essa dissertação tem como objeto de estudo a dinâmica curricular da Educação Física escolar com as mudanças impostas pela reforma do Ensino Médio. Buscamos responder a seguinte pergunta: como se deu a dinâmica curricular da Educação Física escolar no Novo Ensino Médio diante dos documentos e da realidade da escola onde o professor-pesquisador trabalha? Assim, definimos como objetivo geral: analisar a dinâmica curricular da Educação Física escolar no Novo Ensino Médio Integral no contexto de uma Escola de Referência em Ensino Médio do Estado de Pernambuco. Para isso, trilhamos os objetivos específicos: descrever, no polo da normatização do Novo Ensino Médio, a estruturação curricular numa Escola de Referência em Ensino Médio do Estado Pernambuco; discorrer sobre o trato com o conhecimento da Educação Física escolar no processo de seleção e organização dos conteúdos; comparar, no tocante da proposta curricular e do tempo e espaço pedagógicos, a normatização e organização escolar do antigo e do Novo Ensino Médio na especificidade da Educação Física escolar. Para alcançar os objetivos definidos desenvolvemos uma pesquisa documental e bibliográfica, com análise descritiva dos dados e de abordagem qualitativa. Recorremos à produção acadêmica, através de artigos científicos, e a documentos nacionais, estaduais e da escola, tais como: Leis, Decretos, Instruções Normativas, Portarias, planejamentos bimestrais, orientações, prescrições e organizações curriculares. Ao concluir a pesquisa notamos que o poder de escolha que o estudante do Novo Ensino Médio deveria ter não é materializável, fragilizando a formação e tirando o lugar de componentes curriculares histórica e socialmente consolidados para dar destaque aos Itinerários Formativos, as eletivas e as atividades complementares. No caso da Educação Física escolar, tivemos a redução da quantidade de aulas, dos conhecimentos e dos objetivos ligados aos conteúdos, diminuindo de maneira significativa o contato dos estudantes com os elementos da cultura corporal através dos saberes escolares da formação comum. Caso essa política não seja revogada quanto antes e se tenham discussões para o estabelecer novas orientações para o Ensino Médio, projetamos que a Educação Física escolar perderá significativamente o seu lugar no desenvolvimento da formação crítica dos estudantes por conta da impossibilidade de tratar os elementos da cultura corporal de forma aprofundada, e os estudantes sairão das escolas públicas com uma formação defasada e distante do pensamento crítico e do aprofundamento nos conhecimentos escolares, com poucas condições de continuar os estudos e de acessar boas oportunidades profissionais, os levando para o exercício das atividades profissionais mais básicas, servindo aos objetivos do mercado e dando continuidade à submissão socia

Currículo;Educação Física escolar;Educação Integral;Escola de Referência;Novo Ensino Médio
This dissertation has as object of study the Curricular Dynamics of School Physical Education with the changes imposed by the High School reform. We seek to answer the following question: How did the curricular dynamics of school’s Physical Education in the New High School from the documents and the reality of the school where the teacher-researcher works? Thus, we defined as a general objective: to analyze the Curricular Dynamics of school Physical Education in the New Comprehensive High School in the context of a Reference School in High School in the State of Pernambuco. To this end, we pursue specific objectives: describe for the standardization of the New High School, the curricular structuring in a Reference School for High School in the State of Pernambuco; discuss how to deal with knowledge of school Physical Education in the process of selecting and organizing content; compare, in terms of curricular proposal and pedagogical time and space, the normalization and school organization of the old and new High School in the specificity of school Physical Education. To achieve the defined objectives, we developed documentary and bibliographic research, with descriptive data analysis and a qualitative approach. We use academic production, through scientific articles, and national, state and school documents, such as: Laws, Decrees, Normative Instructions, Ordinances, bimonthly plans, guidelines, prescriptions and curricular organizations. Upon completing the research, we realized that the power of choice that New High School students should have is not materializable, weakening training and taking the place of historically and socially consolidated curricular components to highlight Training Itineraries, optional and complementary activities. In the case of school Physical Education, we had a reduction in the number of classes, knowledge and objectives linked to the content, significantly providing students with contact with the elements of body culture through common school knowledge. If this policy is not repealed as soon as possible and discussions are held to establish new guidelines for High School, we project that school Physical Education will significantly lose its place in the development of students' critical formation due to the impossibility of dealing with the elements of the body culture of in an in-depth way, and students will leave public schools with outdated training that is far from critical thinking and the deepening of school knowledge, with few conditions to continue their studies and access good professional opportunities, leading them to carry out their most basic professional activities, oriented towards market objectives and continuous social submission.
Curriculum;School’s Physical Education;Integral Education;Reference School;New High School.
01
72
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
BNCC PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA CURRICULAR (PROJETO MATRIZ)

Banca Examinadora

KADJA MICHELE RAMOS TENORIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALVARO REGO MILLEN NETO Participante Externo
KADJA MICHELE RAMOS TENORIO Docente - PERMANENTE
MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GINÁSTICA NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA DE PERNAMBUCO TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer