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UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
PROEF - Educação Física em Rede Nacional (33004137068P8)
Educação Presencial
O TRATO PEDAGÓGICO COM O JOGO NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA
YAGO SANTOS PEREIRA GOMES
DISSERTAÇÃO
27/10/2023

Objetivamos analisar a realidade e as possibilidades no trato com o Jogo, nas aulas de Educação Física Crítico-Superadora no Ensino Médio. Partimos da revisão de literatura, buscando aproximações referenciadas na teoria do conhecimento do materialismo histórico e dialético, a fim de situarmos as discussões presentes na comunidade acadêmica sobre os fundamentos necessários ao objeto investigado e, nessa perspectiva a discussão moveu-se tanto do universal, passando pelo particular, rumo ao singular, como na direção contrária, noutras palavras, buscou estabelecer nexos e relações entre as teorias do conhecimento, educacional, pedagógica e a abordagem da educação física. No que diz respeito a trajetória metodológica, buscamos compreender a teoria do conhecimento que orienta o método científico subjacentes ao conteúdo investigado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Alicerçados nessa fundamentação teórica, delineou-se metodologicamente a pesquisa de campo - nesta realizamos uma pesquisa-ação durante uma unidade didática do ano letivo de 2023, com turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública Estadual de Ensino da Paraíba. Como resultados da revisão de literatura, compreendemos as inter-relações do trato com o conteúdo Jogo e a Educação Física Crítico-Superadora (EFCS) no Ensino Médio. Concluímos que, no que diz respeito ao trato com o conhecimento na educação escolar, a EFCS tem enquanto função pedagógica converter esse saber objetivo (científico, metódico, sistematizado), delimitado conceitualmente no conteúdo Jogo, em conteúdo escolar, de forma que transmita-o e possibilite a apropriação dos estudantes, bem como, promova no ensino médio o desenvolvimento do pensamento teórico com seus conceitos e regularidades, estabelecendo nexos e relações entre o conhecimento sistematizado com a prática social a qual estão inseridos. Mas, então, até que ponto o ensino desenvolvido pelo professor-pesquisador possibilitou a alteração de nível da elaboração do pensamento nos estudantes investigados? Salientamos que, se não foi possível afirmar que os estudantes transitaram dos conceitos espontâneos para os conceitos científicos, foi possível afirmarmos que em momentos distintos eles conseguiram reorganizar a identificação dos dados da realidade através do pensamento teórico. Além disso, ressaltamos que, enquanto tarefa de levar os estudantes a um nível de conhecimento além da condição que se encontravam no início da unidade didática, afirmamos que o ensino possibilitou, ao direcionar-se às funções psicológicas em desenvolvimento, a alguns estudantes que elevassem sua consciência e conhecimento sobre o conteúdo jogo, ao passarem da formação de complexos difusos para a formação de pseudoconceitos, com identificação de regularidades aparentes do Jogo e da prática social.

Educação escolar;Educação Física Crítico-Superadora no Ensino Médio;Trato pedagógico com o conteúdo Jogo
We aim to analyze the reality and possibilities when dealing with the Game, in Critical-Overcoming Physical Education classes in High School. We started from the literature review, looking for approaches referenced in the theory of knowledge of historical and dialectical materialism, in order to situate the discussions present in the academic community about the necessary foundations for the investigated object and, in this perspective, the discussion moved both from the universal, to in the particular, towards the singular, as in the quite direction, in other words, it sought to establish links and relationships between knowledge, educational and pedagogical theories and the approach to physical education. With regard to the methodological trajectory, we seek to understand the theory of knowledge that guides the scientific method underlying the content investigated in Physical Education classes in High School. Based on this theoretical foundation, field research was methodologically outlined - in this we carried out action research during a teaching unit in the 2023 school year, with a 3rd year high school class at a School in the State Public Education Network of Paraíba. As a result of the literature review, we understood the interrelationships between dealing with the Game content and Critical-Excelling Physical Education (EFCS) in High School. We conclude that, with regard to dealing with knowledge in school education, the EFCS has a pedagogical function to convert this objective knowledge (scientific, methodical, systematized), conceptually delimited in the Game content, into school content, in a way that transmits it and enables student appropriation, as well as promoting in high school the development of theoretical thinking with its concepts and regularities, establishing links and relationships between systematized knowledge and the social practice in which they are inserted. But, then, to what extent did the teaching developed by the teacher-researcher make it possible to change the level of thought elaboration in the students investigated? We emphasize that, if it was not possible to affirm that the students moved from spontaneous concepts to scientific concepts, it was possible to affirm that at different moments they managed to reorganize the identification of reality data through theoretical thinking. Furthermore, we emphasize that, as a task of taking students to a level of knowledge beyond the condition they found themselves in at the beginning of the didactic unit, we affirm that teaching made it possible, by targeting developing psychological functions, for some students to elevate their awareness and knowledge about the game content, as they move from the formation of diffuse complexes to the formation of pseudo-concepts, with identification of apparent regularities of the Game and social practice.
High school;Critical-Overcoming Physical Education;Dealing with Game content
01
216
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
FORMAÇÃO, INTERVENÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Banca Examinadora

ANA RITA LORENZINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA RITA LORENZINI Docente - PERMANENTE
MARCILIO BARBOSA MENDONCA DE SOUZA JUNIOR Docente - PERMANENTE
FLAVIO DANTAS ALBUQUERQUE MELO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Educação Física para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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