Objetivamos analisar a realidade e as possibilidades no trato com o Jogo, nas
aulas de Educação Física Crítico-Superadora no Ensino Médio. Partimos da
revisão de literatura, buscando aproximações referenciadas na teoria do
conhecimento do materialismo histórico e dialético, a fim de situarmos as
discussões presentes na comunidade acadêmica sobre os fundamentos
necessários ao objeto investigado e, nessa perspectiva a discussão moveu-se
tanto do universal, passando pelo particular, rumo ao singular, como na direção
contrária, noutras palavras, buscou estabelecer nexos e relações entre as teorias
do conhecimento, educacional, pedagógica e a abordagem da educação física.
No que diz respeito a trajetória metodológica, buscamos compreender a teoria
do conhecimento que orienta o método científico subjacentes ao conteúdo
investigado nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Alicerçados nessa
fundamentação teórica, delineou-se metodologicamente a pesquisa de campo -
nesta realizamos uma pesquisa-ação durante uma unidade didática do ano letivo
de 2023, com turma de 3º ano do Ensino Médio de uma Escola da Rede Pública
Estadual de Ensino da Paraíba. Como resultados da revisão de literatura,
compreendemos as inter-relações do trato com o conteúdo Jogo e a Educação
Física Crítico-Superadora (EFCS) no Ensino Médio. Concluímos que, no que diz
respeito ao trato com o conhecimento na educação escolar, a EFCS tem
enquanto função pedagógica converter esse saber objetivo (científico, metódico,
sistematizado), delimitado conceitualmente no conteúdo Jogo, em conteúdo
escolar, de forma que transmita-o e possibilite a apropriação dos estudantes,
bem como, promova no ensino médio o desenvolvimento do pensamento teórico
com seus conceitos e regularidades, estabelecendo nexos e relações entre o
conhecimento sistematizado com a prática social a qual estão inseridos. Mas,
então, até que ponto o ensino desenvolvido pelo professor-pesquisador
possibilitou a alteração de nível da elaboração do pensamento nos estudantes
investigados? Salientamos que, se não foi possível afirmar que os estudantes
transitaram dos conceitos espontâneos para os conceitos científicos, foi possível
afirmarmos que em momentos distintos eles conseguiram reorganizar a
identificação dos dados da realidade através do pensamento teórico. Além disso,
ressaltamos que, enquanto tarefa de levar os estudantes a um nível de
conhecimento além da condição que se encontravam no início da unidade
didática, afirmamos que o ensino possibilitou, ao direcionar-se às funções
psicológicas em desenvolvimento, a alguns estudantes que elevassem sua
consciência e conhecimento sobre o conteúdo jogo, ao passarem da formação
de complexos difusos para a formação de pseudoconceitos, com identificação
de regularidades aparentes do Jogo e da prática social.