Neste estudo analisa-se a relação entre saúde “diferenciada”, território e indianidade, utilizando referências conceituais da sociologia da ação pública local, na Terra indígena do alto Rio Guamá (TIARG), nordeste do Pará, território reivindicado por seus habitantes, o povo Tenetehar-Tembé das Aldeias do Guamá e do Gurupi. O processo central observado relaciona a apropriação do discurso da “saúde diferenciada” pelas “lideranças Tembé”, que passam a utilizá-lo como um recurso político em ações pela defesa de uma identidade associada à defesa de seu território. Um território híbrido é então vivenciado e construído em referências simbólicas, cosmológicas específicas de uma cultura singular que se integra em uma ação pública local, cujo sistema de atores aponta uma atuação em esferas de competência abrangentes do ponto de vista do serviço público, neste caso, o da saúde. Entre direitos sociais específicos e direitos sociais universais, as duas aldeias buscam ampliar seus recursos e desenvolver novas estratégias integrando território tradicional às exigências que alcançam níveis globais. Tais estratégias, sobretudo a reedição de rituais tradicionais, são meios que se dão os Tembé para continuar a enfrentar outros interesses em seu território – o de madeireiros, fazendeiros e colonos. Isso tem permitido aos Tembé, tanto do Guamá como do Gurupi, dinamizarem e reinventarem a cultura, imprimindo um caráter eminentemente político às suas ações ao defenderem ao mesmo tempo a indianidade e o território. Comparando os dois blocos de aldeias, observam-se as diferenciações, aprendizados e transmissão de conhecimentos que demonstram os Tembé do Gurupi ao pôr em marcha estratégias e discursos de resistência e defesa do território mais fechados. O grupo do Guamá, mais afetado pelas iniciativas ligadas à exploração da madeira e às fazendas, defende um “novo” território, tipicamente emergente, que guarda, no entanto, correspondências com os limites do território, atualizado na memória coletiva, em que as referências não são exatamente as mesmas.
Palavras-chave: Território. Indianidade. Tenetehar-Tembé. Ação Pública. “Saúde diferenciada”.