O ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um tema que gera
muitos debates e reflexões, pois é uma disciplina que desempenha um papel fundamental
na formação das crianças como cidadãos críticos e conscientes do mundo em que vivem.
No entanto, o ensino de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta
desafios, pois as crianças ainda estão em processo de desenvolvimento cognitivo e têm
uma compreensão limitada do mundo ao seu redor. Por isso, é importante que o ensino
seja adaptado às características e necessidades dessa faixa etária, tornando-se mais lúdico,
interativo e exploratório. Além disso, o ensino de Geografia deve estar de acordo com as
diretrizes curriculares nacionais, que estabelecem os objetivos, conteúdos e metodologias
que devem ser considerados em cada etapa da educação básica. É importante que os
professores tenham formação adequada e acesso a recursos didáticos para garantir a
qualidade do ensino. Neste contexto, entendemos que a partir das recentes reformulações
curriculares, por meio da implementação, a partir de 2018, da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) há uma necessidade de adequação por parte das escolas e também
pelos professores desse nível de ensino, que já possuíam uma compreensão do currículo
que embasava sua prática, mas que agora se vêm frente a novos direcionamentos,
competências e habilidades e incorporação de novos conceitos (Pensamento Espacial e
Raciocínio Geográfico) sem uma explicação detalhada destes, que os auxiliem na sua
compreensão. Considerando nosso interesse em compreender como os professores
mobilizam e recontextualizam seus conhecimentos em relação à Geografia escolar para
implementar a BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental, nesta tese, analisamos de
que maneira a formação continuada em exercício, através da pesquisa colaborativa,
contribui nesse processo. Para tanto, adotamos a metodologia qualitativa, por meio da
pesquisa colaborativa, que alia pesquisa e formação, desenvolvimento de oficinas,
entrevistas e observação da realização das atividades nas escolas. Os resultados apontam
que a implementação da BNCC nas escolas apresenta uma série de alterações importantes,
mas que há contradições e entraves nesse processo. Também, identificamos que
professoras compreenderam quais os objetivos destacados pela BNCC ao introduzir os
conceitos de pensamento espacial e raciocínio geográfico e que a formação continuada
em exercício, por meio da pesquisa colaborativa, possibilitou às professoras a
oportunidade de mobilizar e recontextualizar os seus conhecimentos de diversas
maneiras.