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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
O ENSINO DA ESCRITA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE PERCEPÇÃO DE PROFESSORES
MARIA ALICE ALMEIDA SALES DO NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
21/03/2024

A escrita, uma das finalidades do ensino de língua materna, é necessária nas várias práticas sociais em que os alunos estão inseridos. No cenário da educação básica brasileira, os educandos ainda apresentam inseguranças e receios ao produzirem textos escritos. À vista disso, o professor, para guiar a aula de escrita, assume, consciente disso ou não, convicções teóricas advindas de sua formação inicial, formações continuadas ou de experiências pedagógicas anteriores. Por esta razão, torna-se significativo analisar as percepções de professores de Língua Portuguesa em relação ao ensino da escrita na Educação Básica. Para tal propósito, o objetivo geral deste estudo consiste em analisar as percepções de professores de Língua Portuguesa em relação ao ensino da escrita na Educação Básica. Os objetivos específicos convergem em: comparar percepções de professores de Língua Portuguesa quanto ao ensino da escrita a abordagens teóricas dos estudos linguísticos orientados para questões educacionais; analisar como professores de Língua Portuguesa percebem o planejamento e a execução de suas aulas de escrita e as práticas de avaliação da escrita dos seus alunos; e identificar a existência de similaridades e diferenças na percepção que os professores têm do ensino da escrita. Para tanto, como aporte teórico deste trabalho, faço uma discussão sobre língua e percepção, a partir da leitura de Hasan (2015); apresento alguns conceitos de percepção (Aristóteles apud Reis, 2022), (Merleau-Ponty, 1999); estabeleço uma relação entre análise de percepção e ensino (Matos e Jardilino, 2016) e seleciono as abordagens que denotam espaços de debates nos campos pedagógicos e acadêmicos e podem guiar a aula de escrita. Amparo-me nas leituras de Flower e Hayes (2016), Bakhtin (2006), Dolz-Mestre e Gagnon (2015), Freire (1981), Janks (2009), Halliday (1978) e Beaugrande e Dressler (1981), dentre outros. Com o intuito de cumprir com os objetivos desta pesquisa, foram realizadas entrevistas estruturadas com professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Tais questões pretendiam saber quais abordagens teóricas mais se aproximavam do planejamento, do método e da avaliação da aula de escrita. As respostas dos professores foram analisadas de modo quali-quantitativo. Para a interpretação dos dados, utilizei o método de análise de conteúdo, apresentado por Bardin (1977) e subdividido em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Com o auxílio do software Iramuteq, foi feita uma análise lexicométrica. Os resultados apontam para a utilização de aspectos das várias abordagens teóricas para guiar a aula de escrita, sem a predominância de qualquer uma delas. Este estudo pretende, grosso modo, contribuir nas discussões sobre o ensino da escrita e no contínuo debate sobre a formação inicial do professor, voltada para a teoria e sua relação com a prática em sala de aula.

Teorias de escrita;Ensino da escrita;Análise de percepção
Writing, one of the purposes of teaching mother tongue, is necessary in the various social practices in which students are inserted. In the Brazilian basic education scenario, students still have insecurities and fears when producing written texts. In view of this, the teacher, to guide the writing class, assumes, whether consciously or not, theoretical convictions arising from his initial training, continued training or previous pedagogical experiences. For this reason, it is significant to analyze the perceptions of Portuguese language teachers in relation to the teaching of writing in Basic Education. For this purpose, the general objective of this study is to analyze the perceptions of Portuguese language teachers in relation to teaching writing in Basic Education. The specific objectives converge on: comparing perceptions of Portuguese language teachers regarding the teaching of writing to theoretical approaches to linguistic studies oriented towards educational issues; analyze how Portuguese language teachers perceive the planning and execution of their writing classes and their students' writing assessment practices; and identify the existence of similarities and differences in the perception that teachers have about teaching writing. To this end, as a theoretical contribution to this work, I discuss language and perception, based on the reading of Hasan (2015); I present some concepts of perception (Aristotle apud Reis, 2022), (Merleau-Ponty, 1999); I establish a relationship between perception analysis and teaching (Matos and Jardilino, 2016) and select approaches that denote spaces for debate in the pedagogical and academic fields and can guide the writing class. I draw on the readings of Flower and Hayes (2016), Bakhtin (2006), Dolz-Mestre and Gagnon (2015), Freire (1981), Janks (2009), Halliday (1978) and Beaugrande and Dressler (1981), among others. In order to fulfill the objectives of this research, structured interviews were carried out with teachers in the final years of Elementary and High School. These questions aimed to find out which theoretical approaches were closest to the planning, method and evaluation of the writing class. The teachers' responses were analyzed in a qualitative and quantitative way. To interpret the data, I used the content analysis method, presented by Bardin (1977) and subdivided into three stages: pre-analysis, exploration of the material and treatment of results. With the help of the Iramuteq software, a lexicometric analysis was carried out. The results point to the use of aspects of various theoretical approaches to guide the writing class, without the predominance of any one of them. This study intends, broadly speaking, to contribute to discussions about the teaching of writing and the ongoing debate about initial teacher trai focused on theory and its relationship with practice in the classroom.
Writing theories;Teaching writing;Perception analysis
1
130
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação-Maria Alice Almeida Sales do Nascimento - Maria Alice.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
-

Banca Examinadora

MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE
Maria Mafalda Sanches de Azevedo Mendes Participante Externo
MARIO GLEISSE DAS CHAGAS MARTINS Docente - COLABORADOR
ISABEL MUNIZ LIMA Participante Externo

Vínculo

-
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-
Não
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