• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO COM DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ASSÚ RN
VANESSA DE FRANCA ALMEIDA GURGEL
DISSERTAÇÃO
15/03/2024

Este estudo, inserido na discussão sobre a formação continuada de professores e as tecnologias digitais na Educação Básica, demarca como problema de pesquisa: como vem se desenvolvendo a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Assú-RN. Elencamos como objetivo geral: Investigar como vem se desenvolvendo a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Assú-RN. No que toca aos objetivos específicos, delimitamos: (1) identificar as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Assú RN acerca da sua formação continuada para o uso das tecnologias digitais; (2) averiguar como se desenvolve a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais considerando o período antes, durante e pós-pandemia; (3) descrever práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Assú RN com o uso das tecnologias digitais. A investigação fez uso da abordagem qualitativa e tipificou-se como uma pesquisa de campo. Como técnica central para a produção dos dados, frisamos as entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com 10 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede municipal de Assú RN, além da análise, de modo complementar, de livros didáticos utilizados pelas docentes, participantes do estudo. A investigação se fundamentou, teoricamente, em autores que versam a formação continuada de professores, mormente os autores de base crítica, bem como em pesquisadores que dialogam sobre as tecnologias digitais na educação, são eles: Formosinho (2009), Gatti (2008; 2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1991; 1992; 2002; 2015), Libâneo (2004; 2015), Lévy (1993; 1999), Moran (2012; 2013), Kenski (2012; 2013), entre outros. Como técnica principal para a análise dos dados, destacamos a análise textual discursiva. Concluímos que há desafios no que toca ao uso das tecnologias digitais em sala de aula pelas professoras, uma vez que a formação continuada vivida por elas, na maior parte, não fez referência ao trabalho com as tecnologias digitais na Educação Básica. Também averiguamos que a formação continuada construída por instâncias municipais se faz como ações pontuais que pouco acrescentam às práticas pedagógicas das docentes nas escolas públicas. Visualizamos limitações, notadamente, associadas à carência de investimentos sobre a formação para uso de tecnologias digitais nas escolas, apontando para a urgência da valorização da formação continuada dos profissionais da educação. A pandemia, por sua vez, impulsionou uma ressignificação das práticas pedagógicas, revelando o poder criativo das professoras diante das limitações a respeito de como manusear as tecnologias digitais em sala de aula.

Formação continuada de professores;Tecnologias digitais;Escola pública;Práticas pedagógicas
This paper, which is part of the discussion on continuing teacher training and digital technologies in basic education, poses the following research problem: How has continuing teacher training been developed for the use of digital technologies in the early years of primary education in schools in the municipal network of Assú-RN. The general objective is to investigate how teacher training has been developed for the use of digital technologies in the early years of primary education in schools in the municipal network in Assú - RN. As for the specific objectives, we delimited them as follows: (1) to identify the perceptions of teachers in the early years of primary education in municipal schools in Assú - RN about their continuing training in the use of digital technologies; (2) to find out how the continuing training of teachers in the use of digital technologies is being developed, considering the period before, during and after the pandemic; (3) to describe the pedagogical practices of teachers in the early years of primary education in municipal schools in Assú - RN with the use of digital technologies. The study used a qualitative approach and was characterized as field research. The main technique used to produce the data was semi-structured interviews with 10 primary school teachers from two municipal schools in Assú-RN, as well as a complementary analysis of the didactic material used by the teachers taking part in the study. The pepar was theoretically based on authors who deal with continuing teacher training, especially critically-based authors, as well as researchers who discuss digital technologies in education: Formosinho (2009), Gatti (2008; 2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1991; 1992; 2002; 2015), Libâneo (2004; 2015), Lévy (1993; 1999), Moran (2012; 2013), Kenski (2012; 2013), among others. The main technique used to analyze the data was discursive textual analysis. We concluded that there are challenges when it comes to the teachers' use of digital technologies in the classroom, since most of the continuing training they have undergone has not referred to working with digital technologies in basic education. We also found out that the continuing education provided by municipal bodies is done as one-off actions that add little to the teachers' pedagogical practices in public schools. We saw limitations, notably associated with the lack of investment in training for the use of digital technologies in schools, pointing to the urgent need to value continuing training for education professionals. The pandemic, in turn, has led to a re-signification of teaching practices, revealing the creative power of teachers in the face of limitations on how to handle digital technologies in the classroom.
Continuing teacher training;Digital technologies;Public schools;Pedagogical practices
1
165
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO FINAL PARA BIBLIOTECA.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Licenciaturas - estudo curricular sobre a formação inicial de professores da Educação Básica em universidades públicas do Rio Grande do Norte e da Paraíba

Banca Examinadora

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
OSMAR HELIO ALVES ARAUJO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 21

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer