Este estudo, inserido na discussão sobre a formação continuada de professores e as tecnologias digitais na Educação Básica, demarca como problema de pesquisa: como vem se desenvolvendo a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de Assú-RN. Elencamos como objetivo geral: Investigar como vem se desenvolvendo a formação continuada de professores para o uso das tecnologias digitais nos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede
municipal de Assú-RN. No que toca aos objetivos específicos, delimitamos: (1) identificar as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Assú RN acerca da sua formação continuada para o uso das tecnologias digitais; (2) averiguar como se desenvolve a formação continuada de professores para o uso de tecnologias digitais considerando o período antes, durante e pós-pandemia; (3) descrever práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas municipais de Assú RN com o uso das tecnologias digitais. A investigação fez uso da abordagem qualitativa e tipificou-se como
uma pesquisa de campo. Como técnica central para a produção dos dados, frisamos as entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com 10 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede municipal de Assú RN, além da análise, de modo complementar, de livros didáticos utilizados pelas docentes, participantes do estudo. A investigação se fundamentou, teoricamente, em autores que versam a formação continuada de professores, mormente os autores de base crítica, bem como em pesquisadores que dialogam sobre as tecnologias digitais na
educação, são eles: Formosinho (2009), Gatti (2008; 2009), Imbernón (2010), Nóvoa (1991; 1992; 2002; 2015), Libâneo (2004; 2015), Lévy (1993; 1999), Moran (2012; 2013), Kenski (2012; 2013), entre outros. Como técnica principal para a análise dos dados, destacamos a análise textual discursiva. Concluímos que há desafios no que toca ao uso das tecnologias digitais em sala de aula pelas professoras, uma vez que a formação continuada vivida por elas, na maior parte, não fez referência ao trabalho com as tecnologias digitais na Educação Básica. Também averiguamos que a formação continuada construída por instâncias municipais se faz como ações pontuais que pouco
acrescentam às práticas pedagógicas das docentes nas escolas públicas. Visualizamos limitações, notadamente, associadas à carência de investimentos sobre a formação para uso de tecnologias digitais nas escolas, apontando para a urgência da valorização da formação continuada dos profissionais da educação. A pandemia, por sua vez, impulsionou uma ressignificação das práticas pedagógicas, revelando o poder criativo das professoras diante das limitações a respeito de como manusear as tecnologias digitais em sala de aula.