• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ-RN SOBRE ARBORIZAÇÃO URBANA NO AMBIENTE ESCOLAR
ISMAEL COSTA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
19/03/2024

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar as concepções e práticas de professores de escolas públicas da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, relacionadas à arborização urbana no ambiente escolar. E, como objetivos específicos diagnosticar as condições da arborização nas escolas do estudo sob a concepção docente; investigar práticas de professores relacionadas ao ensino do tema arborização urbana e conhecer a contribuição do tema arborização para a formação dos alunos a partir da visão de professores. A pesquisa fez uso de uma abordagem qualitativa, sendo de natureza exploratória e descritiva, delineada como pesquisa de campo, na qual utilizou o método da observação a fim de apreender a situação real da arborização dos ambientes escolares. Além disso, optou-se por realizar questionários e entrevistas com 26 professores de duas escolas públicas escolhidas para o estudo. O referencial teórico que fundamentou o trabalho com autores que versam sobre ambiente escolar, arborização urbana, educação ambiental, percepção ambiental, etc., são eles: Biondi (2008), Luzzi (2012a, 2012b), Paiva e Gonçalves (2012, 2019), dentre outros. Os resultados da pesquisa ressaltam que os professores classificaram o seu ambiente escolar como pouco arborizado, apontando como principais vantagens da arborização escolar a redução de calor e a sombra. Portanto, eles observam os benefícios das árvores proporcionados na melhoria da qualidade do microclima urbano presente nos espaços educativos. A maioria dos professores responderam que ministram o tema arborização urbana de maneira integrada ao ensino dos conteúdos disciplinares, enquanto outra parte dos docentes não faz a integração do tema aos conteúdos. Os professores apontam que o tema arborização traz contribuições relevantes para a formação dos educandos inerente à cidadania e a responsabilidade socioambiental e uma melhor qualidade de vida. Os resultados desta obra reforçam a necessidade de investir na formação de professores e equipes pedagógicas direcionadas para o ensino do tema arborização, articulado à educação ambiental e aos conteúdos curriculares com enfoque na conscientização ambiental. Quanto a conclusão, o estudo das concepções e práticas docentes a respeito do tema é importante para que possa auxiliar os órgãos públicos na tomada de decisão acerca da melhoria da qualidade ambiental nos espaços livres do ambiente escolar e na qualidade de ensino da Educação Básica.

ambiente escolar;arborização urbana;concepções;práticas docentes
The main objective of this research is to analyze the conceptions and practices of teachers from public schools in the municipal elementary education network in the city of Mossoró, in the State of Rio Grande do Norte, related to urban afforestation in the school environment. And, as specific objectives to diagnose the conditions of afforestation in the schools under study from the teacher's conception; to investigate teachers' practices related to teaching the subject of urban afforestation and to understand the contribution of the theme of afforestation to the education of students from the teachers' point of view. The research used a qualitative approach, being exploratory and descriptive in nature, designed as field research, in which observation method in order to understand the real situation of the afforestation of school school environments. In addition, questionnaires and interviews were carried out with 26 teachers from two public schools chosen for the study. The theoretical framework that supported the work included authors who deal with the school environment, urban afforestation, environmental education, environmental perception, etc., they are: Biondi (2008), Luzzi (2012a, 2012b), Paiva and Gonçalves (2012, 2019), among others. The research results highlight that teachers classified their school environment as poorly wooded, pointing out the main advantages of school afforestation reduction of heat and shade. Therefore, they observe the benefits of trees in improving the quality of the urban microclimate present in educational spaces. The majority of teachers responded that they teach the topic of urban afforestation in a way that is integrated into the teaching of subject content, while another part of the teachers do not integrate the topic with the content. The teachers point out that the topic afforestation makes relevant contributions to the training of students inherent in citizenship socio-environmental responsibility and a better quality of life. The results of this work reinforce the need to invest in the training of teachers and pedagogical teams directed towards teaching the theme of afforestation, linked to environmental education and curriculum content focusing on environmental awareness. As for the conclusion, that the study of teaching conceptions and practices, respect for the topic is important so that it can help public bodies in making decisions about improving the environmental quality of open spaces in the school environment and in the quality of teaching in Basic Education.
school environment;urban afforestation;conceptions;teaching practices
1
127
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_19.03.24_I.C.S_final - Ismael Costa da Silva.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
REBECCA LUNA LUCENA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer