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UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
RACIONALIDADE NEOLIBERAL, PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE E NARRATIVAS DE SI: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE COLEÇÕES DIDÁTICAS DE PROJETO DE VIDA DO NOVO ENSINO MÉDIO
WYLLAMY SAMUEL DA COSTA
DISSERTAÇÃO
14/03/2024

A pesquisa parte do objetivo de analisar como as narrativas de si são abordadas em coleções didáticas de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio e como podem engendrar o processo de constituição da subjetividade, tendo em vista o regime de verdade da racionalidade neoliberal e os impactos no campo da educação. A pesquisa classifica-se como descritiva – interpretativa, uma vez que descreve as materialidades, igualmente, as analisa segundo conformidade com a revisão de literatura, a qual se ancora em uma discussão arquegenealógica por meio dos estudos discursivos foucaultianos, bem como, a respeito do neoliberalismo por meio de Dardot e Laval (2016), Han (2028) Casara (2021). Ainda, dialoga-se com Passeggi (2011; 2021) no tocante às narrativas de si e noções no que compete a autobiografia. Além disso, essa pesquisa se configura como documental, porque importa descrever e interpretar os dados, a partir de diversos documentos do Novo Ensino Médio. O corpus recobre enunciados extraídos de 11 (onze) coleções didáticas aprovadas Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição 2021. Por meio dessas análises, foi possível examinar o tratamento dispensado pelas coleções didáticas de Projeto de Vida às narrativas de si e noções adjacentes, como o reconhecimento de si e a relação com o sujeito da racionalidade neoliberal. Em vista disso, pode-se afirmar a influência da governamentabilidade neoliberal nas políticas educacionais brasileiras, assim como a presença de relações de poder que visam governar o sujeito, sobretudo, a partir do autoconhecimento como um recurso para ingressar na competitividade do mercado laboral.

Discurso;Subjetividade;Projeto de Vida;Neoliberalismo;Novo Ensino Médio
The aim of this paper is to analyze how self-narratives are approached in didactic collections of the Life Project and how they can engender the process of constituting subjectivity, bearing in mind the truth regime of neoliberal rationality and its impact on the field of education. The paper is classified as descriptive-interpretive, since it describes the materialities and also analyzes them in accordance with the literature review, which is anchored in an archegenealogical discussion through Foucauldian discursive studies, as well as on neoliberalism through Dardot and Laval (2016), Han (2028) and Casara (2021). There is also a dialog with Passeggi (2011; 2021) regarding self-narratives and notions regarding autobiography. In addition, this research is configured as documentary, because it is important to describe and interpret the data, based on various New High School documents. The corpus includes statements taken from 11 (eleven) didactic collections approved by the National Textbook and Teaching Material Program, 2021 edition. Through these analyses, it was possible to examine the treatment given by the Life Project didactic collections to self-narratives and adjacent notions, such as self-recognition and the relationship with the subject of neoliberal rationality. In view of this, we can affirm the influence of neoliberal governmentality on Brazilian educational policies, as well as the presence of power relations that aim to govern the subject, especially from the point of view of self-knowledge as a resource for entering the competitive labor market.
Discourse;Subjectivity;The Life Project;Neoliberalism;New high school
1
105
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao - wyllamy samuel.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Governamentalidade neoliberal e estratégias de resistência: inflexões no campo do ensino e das mídias digitais

Banca Examinadora

FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIMONE MARIA DA ROCHA Docente - PERMANENTE
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
LAURENIA SOUTO SALES Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
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