• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
O Desenvolvimento Positivo no futsal de meninas: uma análise sob a ótica Bioecológica
JULIELI MALINI VARGAS
DISSERTAÇÃO
12/04/2024

Este estudo se propõe a compreender as experiências e os efeitos da participação de meninas no futsal, identificando os processos proximais estabelecidos que contribuem para o desenvolvimento positivo. O desenho teórico e metodológico é fundamentado nos pressupostos do Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, de Urie Bronfenbrenner. A produção de dados parte de quatro técnicas diferentes: inserção ecológica no microssistema; surveys com as famílias; grupos focais com as meninas e famílias e entrevista semiestruturada com o professor. Em primeiro lugar, mapeamos as barreiras e os suportes para o desenvolvimento positivo das meninas e os resultados apontaram o predomínio de suportes no microssistema (quadra), mas nos demais ambientes a predominância foi de barreiras. Em seguida, descrevemos os processos cotidianos do programa e as transformações das meninas. Para esse objetivo, os resultados com 12 meses de participação indicaram interação com pessoas no microssistema, mas com 18 meses é possível observar a maximização da relação das meninas com pessoas no mesossistema. Por fim, a última proposta deste estudo é descrever os efeitos que sugerem a transposição de life skills e os achados revelam a dimensão intrapessoal como o efeito mais significativo percebido. Sob a perspectiva de gênero, a organização desta pesquisa mostra que o esporte, mesmo que não mova as estruturas macrossistêmicas, pode se apresentar como proficiente para motivar mudanças microssistêmicas.

Desenvolvimento Positivo;Gênero;Esporte;Life skills
This study aims to understand the experiences and effects of girls' participation in futsal, identifying the proximal processes established that contribute to positive development. The theoretical and methodological framework is based on the assumptions of Urie Bronfenbrenner's Bioecological Model of Human Development. Data production involves four different techniques: ecological insertion in the microsystem; surveys with families; focus groups with girls and families; and semi-structured interviews with the coach. First, we mapped the barriers and supports for girls' positive development, and the results indicated a predominance of supports in the microsystem (court), but in other environments, barriers predominated. Next, we described the daily processes of the program and the transformations of the girls. For this purpose, the results with 12 months of participation indicated interaction with people in the microsystem, but with 18 months, it is possible to observe the maximization of the girls' relationship with people in the mesosystem. Finally, the last aim of this study is to describe the effects that suggest the transposition of life skills, and the findings reveal the intrapersonal dimension as the most significant perceived effect. From a gender perspective, the organization of this research shows that sports, even if they do not move macro-systemic structures, can be proficient in motivating micro-systemic changes.
Positive Development;Gender;Sport;Life skills
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Participação esportiva de mulheres

Banca Examinadora

MARIANA ZUANETI MARTINS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
HELENA ALTMANN Participante Externo
RILLER SILVA REVERDITO Participante Externo
MARIANA ZUANETI MARTINS Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.9
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer