A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu
– Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, na linha
de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, está delimitada no
âmbito da Educação Superior e da Pedagogia Universitária, tendo como objeto de
investigação a trajetória formativa de licenciandos em Matemática de uma Universidade
Estadual. Com base nos pressupostos teóricos de Bitencourt (2014, 2017), Bolzan e Isaia
(2006; 2010), Couto (2013), Cunha (1198, 2010, 2006, 2016), Figuera (2014), Freire (1975,
1981, 1983, 1991, 1996, 2006),Gatti (2010, 2019), Marcelo García (1999; 2009), Morosini
(2006, 2007), Sandri (2017), Saviani (2009, 2017, 2020), Soares (2009), Tardifi (2002, 2014),
Zabalza (2004), entre outros entre outros, a presente pesquisa, discorre sobre as inter-relações,
docência/discência, Pedagogia Universitária/processos formativos, dimensão
pessoal/dimensão profissional, ensino/aprendizagem, Universidade/escola, imbricados na
formação inicial de professores de matemática. Sob o objetivo geral: Significar as Pedagogias
Universitárias na trajetória formativa de licenciandos em Matemática da UNEMAT –
Campus Universitário “Jane Vanini” de Cáceres, buscou-se responder à questão problema:
Qual a significação da Pedagogia Universitária nas trajetórias formativas de licenciandos
em matemática da UNEMAT - Campus Universitário “Jane Vanini” de Cáceres? Trata-se de
uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza explicativa, do tipo estudo de caso,
subsidiado pelos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e de
campo. Os instrumentos de produção de dados foram: questionário elaborado no Google
Forms e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada com cinco licenciandos em
matemática, selecionados conforme critérios pré-estabelecidos. Os dados produzidos, foram
categorizados e analisados, sob a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os
resultados da pesquisa emergiram a partir triangulação do referencial teórico, dados
documentais e dados empíricos, no constructo da categoria central de análise, Trajetória
Formativa de licenciandos em matemática, composta por três dimensões categoriais
intituladas: Projeto formativo da licenciatura em matemática lócus do estudo; Pedagogias
Universitárias: a reinvenção necessária, e As Pedagogias Universitárias e a Identidade
Profissional Docente dos licenciandos. Nestas evidenciamos as concepções de educação e
formação defendidas pela UNEMAT e pelo curso de licenciatura em matemática, bem como
que seus projetos formativos transitam entre as dicotômicas racionalidades técnico
instrumental e prático reflexiva, percebidas pelos licenciandos, também nas Pedagogias
Universitárias concretizadas nos processos formativos vivenciados e experienciados em suas
trajetórias formativas na referida licenciatura. Tais evidencias, entre outras, nos possibilitaram
inferir que a significação da Pedagogia Universitária nas trajetórias formativas de
licenciandos em matemática da UNEMAT - Campus Universitário “Jane Vanini” de Cáceres,
é individual e única, porém à docência universitária se apresenta como elemento decisivo
na/para representação mental que os licenciandos, futuros professores, constituem na inter-
relação de suas subjetividades e os processos formativos vivenciados, experienciados em sua
formação inicial e que formam/transformam suas concepções de educação, as quais irão
permear os processos de ensino aprendizagem, os quais estes como futuros professor, então,
estarão no papel de docentes.