• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
Educação (50002015005P0)
AS PEDAGOGIAS UNIVERSITÁRIAS E A TRAJETÓRIA FORMATIVA DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL: INTER-RELACIONANDO DOCÊNCIA E DISCÊNCIA
ELAINE HOFFMANN
DISSERTAÇÃO
25/08/2021

A presente dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, está delimitada no âmbito da Educação Superior e da Pedagogia Universitária, tendo como objeto de investigação a trajetória formativa de licenciandos em Matemática de uma Universidade Estadual. Com base nos pressupostos teóricos de Bitencourt (2014, 2017), Bolzan e Isaia (2006; 2010), Couto (2013), Cunha (1198, 2010, 2006, 2016), Figuera (2014), Freire (1975, 1981, 1983, 1991, 1996, 2006),Gatti (2010, 2019), Marcelo García (1999; 2009), Morosini (2006, 2007), Sandri (2017), Saviani (2009, 2017, 2020), Soares (2009), Tardifi (2002, 2014), Zabalza (2004), entre outros entre outros, a presente pesquisa, discorre sobre as inter-relações, docência/discência, Pedagogia Universitária/processos formativos, dimensão pessoal/dimensão profissional, ensino/aprendizagem, Universidade/escola, imbricados na formação inicial de professores de matemática. Sob o objetivo geral: Significar as Pedagogias Universitárias na trajetória formativa de licenciandos em Matemática da UNEMAT – Campus Universitário “Jane Vanini” de Cáceres, buscou-se responder à questão problema: Qual a significação da Pedagogia Universitária nas trajetórias formativas de licenciandos em matemática da UNEMAT - Campus Universitário “Jane Vanini” de Cáceres? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza explicativa, do tipo estudo de caso, subsidiado pelos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os instrumentos de produção de dados foram: questionário elaborado no Google Forms e entrevista semiestruturada. A pesquisa foi realizada com cinco licenciandos em matemática, selecionados conforme critérios pré-estabelecidos. Os dados produzidos, foram categorizados e analisados, sob a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados da pesquisa emergiram a partir triangulação do referencial teórico, dados documentais e dados empíricos, no constructo da categoria central de análise, Trajetória Formativa de licenciandos em matemática, composta por três dimensões categoriais intituladas: Projeto formativo da licenciatura em matemática lócus do estudo; Pedagogias Universitárias: a reinvenção necessária, e As Pedagogias Universitárias e a Identidade Profissional Docente dos licenciandos. Nestas evidenciamos as concepções de educação e formação defendidas pela UNEMAT e pelo curso de licenciatura em matemática, bem como que seus projetos formativos transitam entre as dicotômicas racionalidades técnico instrumental e prático reflexiva, percebidas pelos licenciandos, também nas Pedagogias Universitárias concretizadas nos processos formativos vivenciados e experienciados em suas trajetórias formativas na referida licenciatura. Tais evidencias, entre outras, nos possibilitaram inferir que a significação da Pedagogia Universitária nas trajetórias formativas de licenciandos em matemática da UNEMAT - Campus Universitário “Jane Vanini” de Cáceres, é individual e única, porém à docência universitária se apresenta como elemento decisivo na/para representação mental que os licenciandos, futuros professores, constituem na inter- relação de suas subjetividades e os processos formativos vivenciados, experienciados em sua formação inicial e que formam/transformam suas concepções de educação, as quais irão permear os processos de ensino aprendizagem, os quais estes como futuros professor, então, estarão no papel de docentes.

Pedagogia Universitária;Trajetória Formativa;Licenciatura em Matemática.
This dissertation, developed in the Graduate Program in Education - PPGEdu - Master's in Education, at the State University of Mato Grosso - UNEMAT, in the research line Teacher Training, Policies and Pedagogical Practices, is delimited in the scope of Higher Education and University Pedagogy, having as object of investigation the training trajectory of Mathematics graduates from a State University. Based on the theoretical assumptions of Bitencourt (2014, 2017), Bolzan and Isaia (2006; 2010), Couto (1198, 2010, 2006, 2016), Cunha (1198, 2010, 2006, 2016), Figuera (2014), Freire (1975, 1981, 1983, 1991, 1996, 2006), Gatti (2010, 2019), Marcelo García (1999; 2009), Morosini (2006, 2007), Sandri (2017), Saviani (2009, 2017, 2020), Soares (2009), Tardifi (2002, 2014), Zabalza (2004), among others, this research discusses the interrelationships, teaching/learning, University Pedagogy/training processes, personal dimension/professional dimension, teaching/learning, University/school, imbricated in the initial training of mathematics teachers. Under the general objective: To signify University Pedagogies in the training trajectory of Mathematics graduates at UNEMAT - "Jane Vanini" University Campus in Cáceres, it sought to answer the problem question: What is the significance of University Pedagogy in the training trajectories of Mathematics graduates at UNEMAT - "Jane Vanini" University Campus in Cáceres? This is a qualitative research, explanatory in nature, case study type, supported by the methodological procedures of bibliographic, documentary and field research. The data production instruments were: questionnaire prepared in Google Forms and semi-structured interview. The research was carried out with five Mathematics graduates, selected according to pre-established criteria. The data produced were categorized and analyzed, using Bardin's (2016) content analysis technique. The research results emerged from the triangulation of the theoretical framework, documentary data and empirical data, in the construct of the central category of analysis, Training Trajectory of Mathematics graduates, composed of three categorical dimensions entitled: Training project of the undergraduate course in mathematics locus of the study; University Pedagogies: the necessary reinvention, and University Pedagogies and the Professional Teaching Identity of the graduates. In these, we highlight the conceptions of education and training defended by UNEMAT and by the undergraduate course in mathematics, as well as that their training projects transit between the dichotomous rationalities of technical-instrumental and practical-reflective, perceived by the graduates, also in the University Pedagogies concretized in the training processes experienced and experienced in their training trajectories in the aforementioned undergraduate course. Such evidence, among others, allowed us to infer that the significance of University Pedagogy in the training trajectories of Mathematics graduates at UNEMAT - "Jane Vanini" University Campus in Cáceres is individual and unique, however university teaching presents itself as a decisive element in/for the mental representation that the graduates, future teachers, constitute in the interrelationship of their subjectivities and the training processes experienced and experienced in their initial training and that shape/transform their conceptions of education, which will permeate the teaching-learning processes, which they, as future teachers, will then be in the role of teachers.
University Pedagogy;Training Trajectory;Degree in Mathematics.
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
O trabalho possui divulgação autorizada
Elaine Hoffmann - dissertação versão final.doc

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
-

Banca Examinadora

LORIEGE PESSOA BITENCOURT
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LORIEGE PESSOA BITENCOURT Docente - PERMANENTE
EVERTON RICARDO DO NASCIMENTO Participante Externo
ELIZABETH DIEFENTHAELER KRAHE Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer