Na era da Cultura de Convergência, a disseminação exponencial de textos
multissemióticos reflete a interseção dinâmica entre diferentes formas de mídia. A
convergência de plataformas midiáticas permite a fusão sinérgica de elementos
visuais, sonoros e verbais, criando narrativas ricas e imersivas. Nesse cenário, a
intertextualidade desempenha um papel crucial, à medida que referências cruzadas e
alusões a outras obras se entrelaçam, ampliando as camadas de significado. Esse
fenômeno não apenas desafia as barreiras convencionais da linguagem, mas também
redefine a experiência do consumidor, proporcionando uma teia de conexões
significativas e ampliando as fronteiras da narrativa contemporânea. Diante dessa
conjuntura, reforçamos que o objeto de estudo desta dissertação abrange uma série
complexa, composta por diversas semioses que convergem para criar uma
experiência narrativa rica e multifacetada. O corpus da pesquisa concentra-se
especificamente na análise da série La Casa de Papel. Ainda, estabelecemos como
objetivo principal analisar os elementos intertextuais e os recursos multissemióticos
na série citada, visando compreender como esses elementos contribuem para a
produção de significados interativos. A fim de lograr nossa intenção, indagamos como
os elementos intertextuais e os recursos multissemióticos na série La Casa de Papel
contribuem para a construção de significados interativos e se/como esses indicadores
influenciam na formação de uma relação de afinidade entre os telespectadores e os
personagens. Para fundamentar essa abordagem, apoiamo-nos na Gramática do
Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996; 2006), concentrando-nos, em particular,
no Significado Interacional. Este conceito explora as relações interativas que se
desenrolam entre os participantes representados nas imagens e os observadores,
considerando elementos como contato, distância social, perspectiva e modalidade
para gerar efeitos de sentido. Além disso, adotamos o modelo analítico proposto por
Mozdzenski (2013), que enfatiza a observação das relações intertextuais ao longo de
um contínuo tipológico. O aporte teórico baseia-se em estudos de autores como
Jenkins (2013); Halliday (1978); R. Pratten (2015); Almeida (2012) e Koch, Bentes e
Cavalcante (2008); Genette (1979; 2010); O’Halloran (2012; 2014); Davidson et al
(2010); Roig (2009); Kristeva (1969; 1974) entre outros. A pesquisa adota uma
abordagem qualitativa, alinhando-se aos prognósticos conceituais e metodológicos da
Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen. Ao final, espera-se oferecer
uma análise aprofundada dos mecanismos intertextuais e multissemióticos presentes
na série, proporcionando insights sobre como esses elementos contribuem para a
criação de uma experiência interativa única para os telespectadores. Este estudo não
apenas enriquecerá a compreensão acadêmica das práticas televisivas
contemporâneas, mas também fornecerá uma base sólida para reflexões sobre o
papel crucial da linguagem visual na construção de narrativas interativas e na
formação de conexões emocionais entre o público e os personagens.