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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
CIÊNCIAS DA LINGUAGEM (23002018073P9)
A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS INTERATIVOS NA SÉRIE LA CASA DE PAPEL: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE ELEMENTOS INTERTEXTUAIS MULTISSEMIÓTICOS
BRUNA DA COSTA TARGINO
DISSERTAÇÃO
23/02/2024

Na era da Cultura de Convergência, a disseminação exponencial de textos multissemióticos reflete a interseção dinâmica entre diferentes formas de mídia. A convergência de plataformas midiáticas permite a fusão sinérgica de elementos visuais, sonoros e verbais, criando narrativas ricas e imersivas. Nesse cenário, a intertextualidade desempenha um papel crucial, à medida que referências cruzadas e alusões a outras obras se entrelaçam, ampliando as camadas de significado. Esse fenômeno não apenas desafia as barreiras convencionais da linguagem, mas também redefine a experiência do consumidor, proporcionando uma teia de conexões significativas e ampliando as fronteiras da narrativa contemporânea. Diante dessa conjuntura, reforçamos que o objeto de estudo desta dissertação abrange uma série complexa, composta por diversas semioses que convergem para criar uma experiência narrativa rica e multifacetada. O corpus da pesquisa concentra-se especificamente na análise da série La Casa de Papel. Ainda, estabelecemos como objetivo principal analisar os elementos intertextuais e os recursos multissemióticos na série citada, visando compreender como esses elementos contribuem para a produção de significados interativos. A fim de lograr nossa intenção, indagamos como os elementos intertextuais e os recursos multissemióticos na série La Casa de Papel contribuem para a construção de significados interativos e se/como esses indicadores influenciam na formação de uma relação de afinidade entre os telespectadores e os personagens. Para fundamentar essa abordagem, apoiamo-nos na Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (1996; 2006), concentrando-nos, em particular, no Significado Interacional. Este conceito explora as relações interativas que se desenrolam entre os participantes representados nas imagens e os observadores, considerando elementos como contato, distância social, perspectiva e modalidade para gerar efeitos de sentido. Além disso, adotamos o modelo analítico proposto por Mozdzenski (2013), que enfatiza a observação das relações intertextuais ao longo de um contínuo tipológico. O aporte teórico baseia-se em estudos de autores como Jenkins (2013); Halliday (1978); R. Pratten (2015); Almeida (2012) e Koch, Bentes e Cavalcante (2008); Genette (1979; 2010); O’Halloran (2012; 2014); Davidson et al (2010); Roig (2009); Kristeva (1969; 1974) entre outros. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, alinhando-se aos prognósticos conceituais e metodológicos da Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen. Ao final, espera-se oferecer uma análise aprofundada dos mecanismos intertextuais e multissemióticos presentes na série, proporcionando insights sobre como esses elementos contribuem para a criação de uma experiência interativa única para os telespectadores. Este estudo não apenas enriquecerá a compreensão acadêmica das práticas televisivas contemporâneas, mas também fornecerá uma base sólida para reflexões sobre o papel crucial da linguagem visual na construção de narrativas interativas e na formação de conexões emocionais entre o público e os personagens.

La Casa de Papel;Intertextualidade;Multissemiótica;Gramática do Design Visual;Convergência.
In the era of Convergence Culture, the exponential spread of multisemiotic texts reflects the dynamic intersection of various media forms. The convergence of media platforms allows for the synergistic fusion of visual, auditory, and verbal elements, creating rich and immersive narratives. In this scenario, intertextuality plays a crucial role as cross-references and allusions to other works intertwine, expanding layers of meaning. This phenomenon not only challenges conventional language barriers but also redefines the consumer experience, providing a web of meaningful connections and pushing the boundaries of contemporary storytelling. Given this context, we emphasize that the object of study for this dissertation encompasses a complex series, composed of diverse semiotics that converge to create a rich and multifaceted narrative experience. The research corpus specifically focuses on the analysis of the series La Casa de Papel. Furthermore, our main objective is to analyze intertextual elements and multisemiotic resources in the mentioned series, aiming to understand how these elements contribute to the production of interactive meanings. To achieve this intention, we inquire about how intertextual elements and multisemiotic resources in the series La Casa de Papel contribute to the construction of interactive meanings and if/how these indicators influence the formation of an affinity relationship between viewers and characters. To underpin this approach, we rely on Kress and van Leeuwen's Visual Design Grammar (1996; 2006), particularly focusing on Interactional Meaning. This concept explores interactive relations unfolding between participants represented in images and observers, considering elements such as contact, social distance, perspective, and modality to generate meaningful effects. Additionally, we adopt the analytical model proposed by Mozdzenski (2013), which emphasizes observing intertextual relationships along a typological continuum. The theoretical framework is based on studies by authors such as Jenkins (2013); Halliday (1978); R. Pratten (2015); Almeida (2012) and Koch, Bentes, and Cavalcante (2008); Genette (1979; 2010); O'Halloran (2012; 2014); Davidson et al (2010); Roig (2009); Kristeva (1969; 1974), among others. The research adopts a qualitative approach, aligning with the conceptual and methodological prognoses of Kress and van Leeuwen's Visual Design Grammar. In conclusion, we aim to offer a thorough analysis of intertextual and multisemiotic mechanisms present in the series, providing insights into how these elements contribute to creating a unique interactive experience for viewers. This study will not only enrich the academic understanding of contemporary television practices but also provide a solid foundation for reflections on the crucial role of visual language in constructing interactive narratives and forming emotional connections between the audience and characters.
La Casa de Papel;Intertextuality;Multisemiotics;Visual Design Grammar;Convergence.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Bruna da Costa Targino.pdf

Contexto

Linguagens e Sociedade
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM
Multissemiótica e novas tecnologias: a construção de sentido em múltiplas linguagens

Banca Examinadora

MOISES BATISTA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JEOVA ARAUJO ROSA FILHO Participante Externo
MOISES BATISTA DA SILVA Docente - PERMANENTE
JOSE ROBERTO ALVES BARBOSA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
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-
Não
Plataforma Sucupira
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  • Compatibilidade
  • . . .
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