Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a relação existente entre a prática avaliativa realizada pelo professor e a aplicação da Prova Cuiabá. Desta forma, a problemática levantada foi: Qual é a compreensão do professor sobre sua prática avaliativa, realizada em sala de aula, em tempos de aplicação da Prova Cuiabá? Para o método de trabalho, optamos pela abordagem qualitativa, e a pesquisa foi estruturada em três momentos. O primeiro, para composição de corpus teórico sobre a temática em questão, de cunho bibliográfico com aplicação das técnicas da Revisão Sistemática. Buscamos, também, nos aproximarmos, por meio de aporte teórico, do conceito de avaliação da aprendizagem e acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem, os quais embasam a pesquisa. O segundo, em que, para
compreensão dos documentos que guiam o ensino público municipal de Cuiabá, realizamos pesquisa de cunho documental a partir da Política Educacional Escola Sarã e Escola Cuiabana, contratos firmados entre a Secretaria de Educação e empresas privadas, orientativos e ofícios destinados às unidades educacionais, portarias e leis municipais, e Plano Municipal de Educação. O terceiro, em relação aos objetivos, decidimos pelo caráter exploratório descritivo com utilização dos instrumentos questionário e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados, empregamos as técnicas da análise do conteúdo por meio de categorias de análise. Os participantes são professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas da rede pública municipal de Cuiabá. Os resultados mostram consideráveis mudanças na concepção de avaliação nos documentos que guiam o ensino do mencionado município. É possível afirmar que a Prova Cuiabá como parte integrante do Projeto Avaliar, juntamente com a concretização da Avaliação Institucional e Índice de Desenvolvimento da Educação de Cuiabá e sua implementação e, consequente aplicação, tem como essência o aumento dos resultados, especialmente do IDEB. Concluímos que, em tempos de aplicação da Prova Cuiabá, a avaliação realizada pelo professor em sala de aula fica em segundo plano, uma vez que os resultados oriundos da mencionada avaliação externa ganham mais destaque e não se relacionam à prática docente, evidenciando, portanto, desprofissionalização do professor, práticas calcadas na meritocracia, bem como padronização do trabalho docente e dos saberes dos alunos.