• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
Ensino e História das Ciências e da Matemática (33144010009P8)
Educação Presencial
Pretagogiras: práticas e saberes ressignificados para uma educação antirracista
THIAGO AUGUSTO PESTANA DA COSTA
TESE
02/04/2024

Esta tese busca apresentar discussões voltadas à Formação de Professores Antirracistas considerando o campo da Educação como espaço propício para práticas de descolonização e ressignificação dos saberes construídos no campo acadêmico. Quando pensamos em Educação, somos de pronto direcionado a uma série de correntes teóricas, onde as discussões sobre o tema possuem características próprias considerando o tempo e o espaço em que metodologias e ações foram idealizadas, praticadas, absorvidas, repensadas e refutadas. Faço uso de uma metodologia intitulada de Análise Preta do Discurso que surge como uma subversão da ordem discursiva hegemônica evidenciando as pesquisas acadêmicas pretas. Vale ressaltar que essa metodologia busca a aproximação com os discursos acadêmicos nos mais diferentes espaços geográficos considerando não só os sentidos, como também a essência pelo qual foram criados e como podem ser aplicados na Formação de Professores. Com isso, considero o lugar de preto como um lugar de fala ancestral, com a responsabilidade sobre o que se diz, pois o discurso é permeado de essências precedentes à minha existência. A decolonialidade é vista como um instrumento discursivo combativo aos discursos hegemônicos. Os discursos são palavras de encruzilhadas, ou seja, todas aquelas que perpassam a rua. Está na conversa pelo celular de um transeunte, assim como no silêncio das esquinas e o encantamento através das palavras que Formam Professores e alunos. Não fica de fora nessa pesquisa, a ideia de circularidade das epistemologias éticas de terreiro como uma das inúmeras possibilidades de uso e trabalho no campo da Formação de Professores e a aplicabilidade desses saberes no chão da escola. A literatura preta é vista aqui como uma Literatura da Representatividade, como uma resposta as ausências de discursos pretos que possam empoderar através da literatura, crianças, jovens e adultos. O campo da Ciência e Tecnologia preta não foi deixado de fora e foi valorizado para que o imaginário social sobre esse campo não seja mais entendido como um espaço privilegiado e protegido pela égide eurocêntrica ou norte-americana. Por fim, as reflexões sobre o uso de músicas na Formação de Professores buscaram letras que correspondem à realidade de estudantes da educação básica e que podem ser utilizadas como material de formação discente. Com essa proposta uma proximidade de docentes com discentes foi criada a partir da realidade pela qual esse grupo de discentes está inserido culturalmente.

Análise Preta do Discurso;Pretagogiras;Formação de Professores Antirracistas;Vozes Pretas;Educação
This thesis seeks to present discussions focused on the Training of Anti-Racist Teachers, considering the field of Education as a suitable space for decolonization practices and resignification of knowledge constructed in the academic field. When we think about Education, we are immediately directed to a series of theoretical currents, where discussions on the topic have their own characteristics considering the time and space in which methodologies and actions were idealized, practiced, absorbed, rethought and refuted. I use a methodology called Black Discourse Analysis that appears as a subversion of the hegemonic discursive order highlighting black academic research. It is worth mentioning that this methodology seeks to bring academic discourses closer together in the most different geographic spaces, considering not only the meanings, but also the essence by which they were created and how they can be applied in Teacher Training. With this, I consider the place of black as a place of ancestral speech, with responsibility for what is said, as the speech is permeated with essences preceding my existence. Decoloniality is seen as a combative discursive instrument against hegemonic discourses. The speeches are words from crossroads, that is, all those that cross the street. It's in the conversation on a passerby's cell phone, as well as in the silence on street corners and the enchantment through the words that form teachers and students. Not left out in this research is the idea of circularity of terreiro ethical epistemologies as one of the countless possibilities for use and work in the field of Teacher Training and the applicability of this knowledge on the school floor. Black literature is seen here as a Literature of Representativeness, as a response to the absence of black discourses that can empower children, young people and adults through literature. The field of black Science and Technology was not left out and was valued so that the social imaginary about this field is no longer understood as a privileged space protected by Eurocentric or North American aegis. Finally, reflections on the use of music in Teacher Training sought lyrics that correspond to the reality of basic education students and that can be used as student training material. With this proposal, a proximity between teachers and students was created based on the reality in which this group of students is culturally inserted.
Black Discourse Analysis;Pretagogiras;Training of Anti-Racist Teachers;Black Voices;Education
1
427
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
O trabalho possui divulgação autorizada
ENS - THIAGO AUGUSTO PESTANA DA COSTA.pdf

Contexto

Ensino e História das Ciências e Matemática
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA -
-

Banca Examinadora

MARCELO ZANOTELLO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIDNEI BARRETO NOGUEIRA Participante Externo
ELLEN DE LIMA SOUZA Participante Externo
MARCELO ZANOTELLO Docente - PERMANENTE
ROBSON MACEDO NOVAIS Docente - PERMANENTE
MARCIA HELENA ALVIM Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 48
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC - Pró reitoria de Pós Graduação 1

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer