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Dados do Trabalhos de Conclusão

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
ENSINO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE (31010016009P0)
Educação Presencial
A formação de mediadores para o atendimento do público autista em museus e centros de ciências
EMANOEL DO NASCIMENTO SANTOS
DISSERTAÇÃO
03/05/2024

Os mediadores de museus e centros de ciências são os principais responsáveis pelo elo comunicativo entre o público e as exposições e experiências apresentadas nesses espaços científico-culturais. Entretanto, pesquisas mostram que esses profissionais não se sentem preparados para atender pessoas com deficiência. Dentro deste contexto, temos as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que visitam museus e centros de ciências anualmente e possuem demandas próprias. Nesse cenário, esses espaços representam oportunidades para essas pessoas terem contato com arte, ciência e cultura, além de compartilharem momentos positivos com a comunidade. É importante, no cenário democrático, que os princípios de acessibilidade e inclusão sejam alcançados em todos os espaços. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é contribuir para a formação de mediadores para o atendimento direcionado a pessoas com TEA através de um curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, em que foi desenvolvido um curso de formação online direcionado aos mediadores de museus e centros de ciências. Participaram do estudo mediadores de espaços científico-culturais de todo o Brasil. Os dados foram coletados através de um diário de bordo e pesquisa participante, e foram analisados por meio da tematização. Os resultados mostram que a participação no curso promoveu mudanças positivas na práxis dos mediadores e que, através deles, os museus e centros de ciências podem se tornar mais acessíveis e inclusivos para o público com Transtorno do Espectro Autista. A análise, utilizando o referencial teórico dos saberes da mediação, propostos por Glória Queiroz e colaboradores, identificou que os mediadores desenvolveram diversas habilidades necessárias para atender o público com TEA nos espaços científico-culturais. Também se identificaram contribuições do curso em relação a conhecimentos legislativos e éticos de atendimento a esse público. A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia instrucional para o curso foi bem-sucedida para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos e foi bem acolhida pelos estudantes que participaram da iniciativa. Espera-se, com esse trabalho, uma mudança de panorama e mentalidade não só dos mediadores que participaram do curso, mas também dos museus e centros de ciências onde eles trabalham, e que essa pesquisa seja um primeiro passo para contribuições e mudanças positivas e profundas no que diz respeito à inclusão dentro dos espaços científico-culturais para a comunidade autista.

Museus e Pessoas com Deficiência;Transtorno do Espectro Autista;Mediadores (Pessoas);Capacitação Profissional;Inclusão Social
Mediators at museums and science centers are mainly responsible for the communicative link between the public and the exhibitions and experiences presented in cultural scientific spaces. However, research shows that these professionals do not feel prepared to care for people with disabilities. Within this context, we have people with Autism Spectrum Disorder who visit museums and science centers annually and have their own demands. In this scenario, these spaces represent opportunities for people to have contact with art, science and culture and to share positive moments with the community. It is important within the democratic scenario that the principles of accessibility and inclusion are achieved in all spaces. Therefore, the objective of this work is to promote attitudinal changes in museums and science centers through the training of mediators in the context of care aimed at people with ASD. This is qualitative, exploratory and field research in which an online training course was developed aimed at mediators of museums and science centers. Mediators at museums and science centers are mainly responsible for the communicative link between the public and the exhibitions and experiences presented in cultural scientific spaces. However, research shows that these professionals do not feel prepared to care for people with disabilities. Within this context, we have people with Autism Spectrum Disorder who visit museums and science centers annually and have their own demands. In this scenario, these spaces represent opportunities for people to have contact with art, science and culture and to share positive moments with the community. It is important within the democratic scenario that the principles of accessibility and inclusion are achieved in all spaces. Therefore, the objective of this work is to promote attitudinal changes in museums and science centers through the training of mediators in the context of care aimed at people with ASD. This is qualitative, exploratory and field research in which an online training course was developed aimed at mediators of museums and science centers.
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PORTUGUES
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertaçãofinal_ Emanoel Santos.pdf

Contexto

ENSINO FORMAL EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE
ENSINO E APRENDIZAGEM EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE (F)
APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE E INCLUSÃO EM BIOCIÊNCIAS E SAÚDE (F)

Banca Examinadora

MICHELE WALTZ COMARU
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
RENATO MATOS LOPES Docente - PERMANENTE
LUCIANNE FRAGEL MADEIRA Participante Externo
MARIA DE FATIMA ALVES DE OLIVEIRA Docente - PERMANENTE
HELLEN JANNISY VIEIRA BEIRAL Participante Externo
GRAZIELLE RODRIGUES PEREIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - Auxilio Financeiro 24
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Excelência Acadêmica 24
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS FILHO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Apoio a Pós-Graduação no Estado do Rio de Janeiro 24

Vínculo

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Não
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  • Versão do sistema: 3.86.7
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