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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
EDUCAÇÃO (28002016015P2)
LETRAMENTO POLÍTICO POR MEIO DE ATIVIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICO-CIDADÃ DO ESTUDANTE
LILIAN MARCELE DOS SANTOS NASCIMENTO
DISSERTAÇÃO
21/03/2024

Esta pesquisa discute sobre o ensino do Letramento Político (LP) para a formação cidadã dos estudantes através de práticas leitoras no componente curricular Língua Inglesa (LI), no Ensino Médio (EM). Para isso, tem como objetivo geral analisar as contribuições das práticas de leitura em LI na ampliação do Letramento Político dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual São José (CESJ), no município de Santa Bárbara (BA). Para alcançar esse objetivo, optou-se, metodologicamente, por uma pesquisa de abordagem qualitativa e método a pesquisa-ação, por considerar os contextos de vida dos participantes envolvidos no estudo. Como dispositivo de pesquisa, utilizou-se o questionário para a obtenção das informações sobre os participantes e a comunidade escolar na fase exploratória, e a observação em sala durante as etapas de planejamento da ação, de implementação e da análise das informações. Com base nos estudos sobre o ensino de Letramento Político de Cosson (2011, 2019), foi elaborado o planejamento didático utilizando para a realização das atividades de leitura nas aulas de LI, com gêneros discursivos multimodais (GDM). Os resultados da pesquisa apontaram para a importância de promover discussões e reflexões, durante as aulas, inclusive de LI, sobre a participação social dos estudantes na comunidade em que vivem, de modo a estimulá-los ao engajamento no que concerne às dinâmicas sociais, às práticas cotidianas, ao contexto sociocultural, com vista à formação cidadã desses estudantes.

Letramento Político;Ensino de LI;Atividades de Leitura;Gêneros Discursivos Multimodais
This work researches the teaching of Political Literacy for the citizenship formation of students through reading practices in the English Language curricular component (LI), in High School. To this end, its general objective is to analyse the contributions of reading practices in LI in expanding the Political Literacy of students in the 1st year of High School, at Colégio Estadual São José (CESJ), in the city of Santa Bárbara (BA). To achieve this objective, we opted, methodologically, for a research with a qualitative approach and an action research method, considering the life contexts of the participants involved in the study. As a research device, the questionnaire was used to obtain information about the participants and the school community in the exploratory phase, and classroom observation during the action planning, implementation, and information analysis stages. Based on studies on the teaching of Political Literacy by Cosson (2011, 2019), a didactic planning was developed using multimodal discursive genres to carry out reading activities in IL classes. The research results pointed to the importance of promoting discussions and reflections, during classes, including LI, on the social participation of students in the community in which they live, in order to encourage them to engage with social dynamics, daily practices, to the sociocultural context, with a view to the citizenship formation of these students
Political Literacy;English teaching;Reading Activities;Verb-visual discursive genres
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
LETRAMENTO POLÍTICO POR MEIO DE ATIVIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO PARA A FORMAÇÃO CRÍTICO-CIDADÃ DO ESTUDANTE.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURAS
LINHA 2 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TECNOLOGIAS, LETRAMENTOS E FORMAÇÃO: ITINERÂNCIAS E TRÂNSITOS NA CULTURA DIGITAL

Banca Examinadora

URSULA CUNHA ANECLETO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
URSULA CUNHA ANECLETO Docente - PERMANENTE
FABRICIO OLIVEIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE
FABIOLA SILVA DE OLIVEIRA VILAS BOAS Docente - PERMANENTE
JULIO CESAR ROSA DE ARAUJO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
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Capes UFRN RNP
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