• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE SERRA DO MEL - RN
RAMON ROSENO ALVES
DISSERTAÇÃO
28/03/2024

Esta pesquisa se direciona para o debate acerca da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio, considerando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em uma escola do campo. Neste sentido, definiu o seguinte problema investigativo: como vem sendo implementada a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN, na percepção de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas? Como objetivo geral, demarca: analisar a implementação da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN, na percepção de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas. No que concerne aos objetivos específicos, referenciam-se: (i.) evidenciar as percepções de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas acerca da implementação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN; (ii.) perceber, a partir das percepções dos professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas, as implicações da BNCC e da Reforma do Ensino Médio para a escola do campo; e (iii.) investigar práticas pedagógicas de docentes da área de ciências humanas e sociais aplicadas, considerando a BNCC para o Ensino Médio. Em se tratando da dimensão metodológica da pesquisa, o estudo caracterizou-se por meio da abordagem qualitativa. A pesquisa se tipificou como um estudo de caso. Como técnica central para a produção de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Do estudo, participaram quatro docentes que atuam no Ensino Médio nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, bem como um profissional da gestão escolar (vice-direção). Pontua-se que, realizou-se, de forma complementar, a análise de documentos curriculares oficiais, como o texto da BNCC e do Referencial Curricular Potiguar. Como técnica de análise de dados, fez-se uso da análise textual discursiva. Considera-se que este estudo dissertativo permeia o campo do currículo e delineou-se, teoricamente, com os autores de base crítica, a saber: Sena (2019), Aguiar (2018), Mueller (2018), Campos (2012), Beltrão (2019), Simões (2017), Motta e Frigotto (2017), Ramos e Frigotto (2016), Saviani (2011), entre outros. Como conclusão, arrola-se que os professores da área de ciências humanas e sociais vivenciam dificuldades na compreensão e, principalmente, no contexto da implementação da BNCC e outros documentos normativos, como o Referencial Curricular Potiguar, na escola e em sala de aula. Eles percebem a BNCC articulada à formação para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo se sentem limitados no sentido de seguirem, na docência, o que prescreve a BNCC e o Novo Ensino Médio, uma vez que se foca, quase que exclusivamente, no ensino de ciências humanas e sociais para o desenvolvimento de competências e não para a formação humana e integral dos estudantes. A Educação do Campo é, nesse cenário, na perspectiva dos professores, anulada, tal como aconteceu na maior parte da história da educação brasileira. Em se tratando da gestão escolar, avalia-se que há um desentendimento e distanciamento à crítica nacional sobre a BNCC erguida amplamente por diferentes instâncias representativas da Educação. Ao passo em que se visualiza tal questão, se constata o esforço coletivo em exercer o Novo Ensino Médio na escola do campo.

Base Nacional Comum Curricular;Reforma do Ensino Médio;Currículo;Educação do Campo;Ensino de Ciências Humanas e Sociais
This paper focuses on the debate about the National Common Curricular Base and the High School Reform, considering the area of Applied Human and Social Sciences in a rural school. In this sense, it defined the following investigative problem: how has the National Common Curricular Base and the High School Reform been implemented at the Padre José de Anchieta State School, in Serra do Mel - RN, the perception of teachers in the area applied human and social sciences? The objective is to analyze the implementation of the National Common Curricular Base and the High School Reform at the Padre José de Anchieta State School, in Serra do Mel - RN, the perception of teachers in the area applied human and social sciences. The specific objectives are: (i.) to highlight the perceptions of teachers in the humanities and applied social sciences about the implementation of the National Common Curricular Base and the High School Reform at the Padre José de Anchieta State School, in Serra do Mel - RN; (ii.) to understand, based on the perceptions of teachers in the humanities and applied social sciences, the implementation of the National Common Curricular Base and the High School Reform at the Padre José de Anchieta State School, in Serra do Mel - RN. ) to understand, based on the perceptions of teachers in the area of applied human and social sciences, the implications of the BNCC and the High School Reform for rural schools; and (iii.) to investigate the pedagogical practices of teachers in the area of applied human and social sciences, considering the National Common Curricular Base for High School. In terms of the methodological dimension of the research, the study was characterized by a qualitative approach. The paper was a case study. Semi-structured interviews were used as the main technique for producing data. Four high school teachers working in the subjects of History, Geography, Sociology and Philosophy took part in the study, as well as a school management professional (vice-principal). In addition, an analysis of official curriculum documents was carried out, such as the text the National Common Curricular Base and the Referecial Curricular Potiguar. As a data analysis technique, discursive textual analysis was used. It is considered that this dissertative study permeates the field of curriculum and was theoretically outlined with critically-based authors: Sena (2019), Aguiar (2018), Mueller (2018), Campos (2012), Beltrão (2019), Simões (2017), Motta and Frigotto (2017), Ramos and Frigotto (2016), Saviani (2011), among others. The conclusion is teachers in the humanities and social sciences experience difficulties in understanding and, above all, in the context implementing the National Common Curricular Base and other documents, such as the Referencial Curricular Potiguar, at school and in the classroom. They perceive the National Common Curricular Base as being linked to training for the job market, but at the same time they feel limited in the sense that they can follow, in teaching, what the National Common Curricular Base and the New High School prescribe, since it focuses almost exclusively on teaching human and social sciences for the development of competencies and not for the human and integral formation of students. In this way, from the teachers' perspective, rural education is being annulled, just as it has been for most of the history of Brazilian education. When it comes to school management, there is a lack of understanding and distance from the national criticism of the National Common Curricular Base, which has been widely raised by different bodies representing education. At the same time as this issue visualized, there is a collective effort to implement the New High School in rural schools.
National Common Curricular Base;High school reform;Curriculum;Rural Education;Teaching Humanities and Social Sciences
1
193
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Ramon - Final - Ramon Roseno.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE
FRANCISCO THIAGO SILVA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 40/2022 – a Chamada Pública Pró-Humanidades - Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Humanidades. 12

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer