• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
PONTO DE VISTA E VOZ AUTORAL EM REDAÇÕES NOTA MIL DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM TEXTUAL
FRANCISCO MAILSON DE LIMA CAVALCANTE
DISSERTAÇÃO
27/03/2024

Objetivamos, com esta dissertação, investigar o funcionamento textual do ponto de vista e a necessária inscrição de uma voz autoral em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio – edição 2021. Neste estudo, adotamos como vertente teórica fundamental a Linguística Textual, em interface com a Linguística da Enunciação. Logo, o aporte teórico fundamental desta pesquisa está centrado nos estudos da análise textual dos discursos (Adam, 2008; 2011) e na abordagem enunciativa e interacionista da narrativa (Rabatel, 2016). No que se refere à caracterização da pesquisa, o estudo é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivo de enfoque descritivo-exploratório-interpretativista, que tem como procedimento o método documental. Com efeito, a pesquisa tem como corpus de análise sete redações nota mil do Enem presentes na cartilha do participante da edição de 2022, e o protocolo de análise está organizado em quatro momentos: levantamento do corpus, leitura prévia do corpus e definição de categorias de análise, codificação das redações e análise e interpretação dos dados, respectivamente. Os resultados demonstram que, nas redações nota mil do Enem, os participantes gerenciam pontos de vista de outros enunciadores para que as suas teses (os seus próprios pontos de vista) sejam validadas. Com efeito, tais pontos de vista possuem um funcionamento argumentativo específico e são mobilizados na tomada de posturas enunciativas, sendo a coenunciação a postura predominante. Esse processo de escolhas textuais implica na construção da voz autoral – requisito exigido pelo exame na construção do texto – através da apreensão dos diferentes pontos de vista, do distanciamento, do ato de evitar mesmice e do controle do texto.

Ponto de vista;Voz autoral;Redações nota mil do Enem;Posturas enunciativas
With this dissertation, our aim is to investigate the textual functioning from the point of view and the necessary inscription of an authorial voice in essays scoring a thousand points in the National High School Exam - 2021 edition. In this study, we adopt Textual Linguistics as the fundamental theoretical perspective, in interface with Enunciative Linguistics. Thus, the fundamental theoretical contribution of this research is centered on the studies of textual discourse analysis (Adam, 2008; 2011) and the enunciative and interactionist approach to narrative (Rabatel, 2016). Regarding the characterization of the research, the study is qualitative, of an applied nature, with a descriptive-exploratory-interpretative focus objective, employing the documentary method as its procedure. Indeed, the research corpus consists of seven essays scoring a thousand points from the Enem present in the participant's booklet of the 2022 edition, and the analysis protocol is organized into four moments: corpus collection, preliminary reading of the corpus and definition of analysis categories, codification of essays, and data analysis and interpretation, respectively. The results demonstrate that, in the essays scoring a thousand points in the Enem, participants manage the viewpoints of other enunciators so that their theses (their own points of view) are validated. Indeed, such viewpoints have a specific argumentative functioning and are mobilized in the taking of enunciative stances, with co-enunciation being the predominant posture. This process of textual choices implies in the construction of the authorial voice - a requirement demanded by the exam in the construction of the text - through the apprehension of different points of view, distancing, the act of avoiding repetition, and text control.
Point of view;Authorial voice;Enem essays scoring a thousand points;Enunciative stances
1
139
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Mailson - Versão final de dissertação de mestrado (UERN) - Mailson Lima.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
A produção e a circulação de textos em plataformas digitais e a sua aplicação no ensino de línguas

Banca Examinadora

ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE
ROSALICE BOTELHO WAKIM SOUZA PINTO Participante Externo

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer