• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE NA PENITENCIÁRIA DE CAICÓ/RN
FRANCISCA GOMES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
28/03/2024

Esta pesquisa, no contexto da Educação de Jovens e Adultos, de cunho qualitativointerpretativo, volta o seu olhar para o ensino de alunos em situação de privação de liberdade e parte do seguinte questionamento: De que forma a inserção das narrativas autobiográficas pode contribuir com a educação e formação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade? Tal questionamento impulsionou a pesquisa, que tem como objetivo primordial analisar de que forma a inserção da narrativa autobiográfica pode contribuir na melhoria da Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade. Para tanto, a fundamentação teórica ancora-se nas concepções de Freire (2014), Delory-Momberger (2014), Passeggi (2014) e Foucault (1987) e a metodológica em Bauer e Gaskell (2002), a partir dos preceitos das entrevistas narrativas. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra, que funciona no interior da Penitenciária Estadual do Seridó, localizada na cidade de Caicó (RN). A pesquisa contou com a participação de cinco estudantes. Os resultados da pesquisa destacam a importância crucial da educação no contexto prisional como uma ferramenta poderosa para a transformação pessoal e social. As estratégias propostas, baseadas nas autobiografias de Roger, Odilon, Jessé, Itamar e Edur, oferecem insights práticos sobre a aplicação da abordagem pedagógica de Paulo Freire tanto no sistema prisional quanto em contextos educacionais mais amplos, evidenciando os benefícios da educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas em situação de privação de liberdade. Esses benefícios abrangem a promoção da reflexão e autoconhecimento, inspiração, desconstrução de estereótipos, defesa por mudanças no sistema prisional, desenvolvimento de habilidades de escrita e comunicação, cultivo de uma cultura de aprendizado na prisão e integração efetiva com o currículo da EJA.

EJA;Educação de Jovens e Adultos;Privação de liberdade;Narrativas autobiográficas;Reintegração social
This research, in the context of Youth and Adult Education, of a qualitative interpretative nature, focuses on teaching students in situations of deprivation of liberty. How can the insertion of autobiographical narratives contribute to the education and training of young people and adults in situations of deprivation of liberty? This question drove the research, which has as its primary objective to analyze how the inscription of the autobiographical narrative can contribute to improving the Education of Young People and Adults in situations of deprivation of liberty. To this end, the theoretical foundation is anchored in the conceptions of Freire (2014), Delory-Momberger (2014), Passeggi (2014) and Foucault (1987) and the methodological in Bauer and Gaskell (2002), based on the precepts of the interviews narratives. The research was carried out at the Senador Guerra State Center for Youth and Adult Education, which operates inside the Seridó State Penitentiary, located in the city of Caicó (RN). Five students participated. The research results highlight the crucial importance of education in the prison context as a powerful tool for personal and social transformation. The proposed strategies, based on the autobiographies of Roger, Odilon, Jessé, Itamar and Edur, offer practical insights into the application of Paulo Freire's pedagogical approach both in the prison system and in broader educational contexts, highlighting the benefits of education in Youth Education and Adults (EJA) for people deprived of liberty. These benefits include promoting reflection and self-knowledge, inspiration, deconstructing stereotypes, advocating for changes in the prison system, developing writing and communication skills, cultivating a culture of learning in prison and effective integration with the EJA curriculum.
Teaching;Youth and Adult Education;deprivation of liberty;autobiographical narratives;social reintegration
1
163
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO FINAL DE FRANCISCA COM FICHA CATALOGRÁFICA - Francisca Gomes da Silva.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

SIMONE MARIA DA ROCHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIMONE MARIA DA ROCHA Docente - PERMANENTE
FREDERICO JORGE FERREIRA COSTA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer