• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
A ESCOLA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
ANA LUCIA COSTA DE MACEDO
DISSERTAÇÃO
30/04/2024

Esta pesquisa propõe-se a investigar, conhecer e refletir, o que pensam as crianças em processo de alfabetização, sobre o ensino remoto, o processo pelo qual passaram até retornar à escola; conhecer os desafios enfrentados pelas mesmas, como também observar as práticas de ensino dos professores, isso, a partir das próprias narrativas autobiográficas das crianças. Desse modo, problematiza-se, nesta pesquisa, os desafios do distanciamento social causados em crianças que vivenciaram esse processo durante o aprendizado. Esse contexto faz emergir a seguinte pergunta de pesquisa: O que as crianças, em processo de alfabetização, contam sobre a escola em tempos de ensino remoto? Essa pesquisa têm como objetivo geral investigar as percepções das crianças, em processo de alfabetização, sobre a escola, em tempos de ensino remoto. E como objetivos específicos: a) Identificar o que pensam as crianças sobre a escola e sobre o ensino remoto; b) Conhecer os desafios enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização no ensino remoto; c) Refletir sobre práticas de ensino para a alfabetização no ensino remoto. A presente investigação é definida como uma pesquisa qualitativa, que procura compreender os fenômenos estudados, por meio da interpretação dos próprios indivíduos que participam do cenário de aprendizagem, e compreendida a partir dos escritos de Bogdan e Biklen, (1994), com base nos referenciais teóricos estudados antes e, no decorrer da pesquisa. O estudo centra-se nas contribuições teóricas de Saviani (2009); Freire (1989); Ferreiro (2004); Colello (2021) e Costin (2020), entre outros. É uma pesquisa fundamentada nos princípios e métodos (auto)biográficos, ancorando-se em referências como Passegi (2014); Rocha (2012) e Castro e Souza (2008). A construção dos dados aconteceu a partir das contribuições de Jovchelovitch e Bauer (2002). Contribuíram com a pesquisa 14 crianças, entre 07 a 10 anos de idade, em fase adequada para o Ensino Fundamental (2º e 3º anos). O lócus do estudo foi a Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura, uma instituição pública, localizada no município de Angicos (RN). As análises dos dados nós permitiu ver indicadores e categorias nós mostrando, “O que pensam as crianças sobre a escola, a pandemia e sobre o Ensino remoto”, os “Desafios enfrentados pelas crianças no período de Ensino Remoto Emergencial”, assim como “O que contam as crianças sobre as práticas de Alfabetização de seus professores no Ensino Remoto Emergencial”, a fim de interpretar e refletir sobre os resultados desse estudo.

Narrativas com crianças;Escola;Ensino Remoto Emergencial (ERE);Educação Básica
This research aims to investigate, understand and reflect about what children in literacy process think about remote teaching and the process they went through until returning to presencial school; learn about tne challenges they face, as well as observe the teacher’s teaching practices, based on the children’s own autobiographical narratives. In this way, this research problematizes the chllenges of social distancing caused in children who experienced this process during learning. This context raises the following research question: What do children in the literacy process say about school in times of remote teaching? The genaral objective of this investigation is to know what are the perceptions of children in the literacy process about school in times of remote teaching. The research has as specific objetives: a) Identify what children think about school and remote learning; B) Understand the challenges faced by children in literacy process in remote education; c) reflect on teching pactices for litarach and remote education. This investigation is defined as qualitative research, which seeks to understand phenomena studied, through the interpretation of the individual themselves who participate in the learning scenario, and understood from the writings of Bogdan e Biklen (1994), based on the references theorists studied before and during the research. The study focuses on the theoretical contributions of Saviani (2009); Freire (1989); Ferreiro (2004); Colello (2021) and Costin (2020), among others. This research is also based on (auto)biographical principles and methods, anchored in references such as Passegi (2014); Rocha (2012) and Castro e Souza (2008). The construction of the data took place based on the contributions of Jovchelovitch e Bauer (2002). A nunber of 14 children contributed to the research, between 7 and 14 years old, at an appropriate satage for elementary school (2nd and 3nd years). The locus of the setudy was the Stadual School Professora Joana Honório da Silveira Moura, a public institution, located in the municipality of Angigos (RN), Brazil. Data analysus allowed us to observe indicators and categories showing “What children think about school, the pandemic and remote learnins”, the “Challenges faced by children during the Emergency Remote Learning period”, as well as “What the children tell about the Literacy practices of their teachers in Emergent Remote Teaching”, in order to interpret and reflect on the results of this study.
Narratives with children;School;Emergency Remote Education (ERE);Basic Education
1
176
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO ANA LUCIA 06-06 Ficha IFRN.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Educação e saúde, escola e hospital: narrativas de crianças, familiares e professores

Banca Examinadora

SIMONE MARIA DA ROCHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILCILENE LELIA SOUZA DO NASCIMENTO Participante Externo
SIMONE MARIA DA ROCHA Docente - PERMANENTE
FERNANDO DA SILVA CORDEIRO Participante Externo
MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer