Esta pesquisa propõe-se a investigar, conhecer e refletir, o que pensam as crianças em processo de alfabetização, sobre o ensino remoto, o processo pelo qual passaram até retornar à escola; conhecer os desafios enfrentados pelas mesmas, como também observar as práticas de ensino dos professores, isso, a partir das próprias narrativas autobiográficas das crianças. Desse modo, problematiza-se, nesta pesquisa, os desafios do distanciamento social causados em crianças que vivenciaram esse processo durante o aprendizado. Esse contexto faz emergir a seguinte pergunta de pesquisa: O que as crianças, em processo de alfabetização, contam sobre a escola em tempos de ensino remoto? Essa pesquisa têm como objetivo geral investigar as percepções das crianças, em processo de alfabetização, sobre a escola, em tempos de ensino remoto. E como objetivos específicos: a) Identificar o que pensam as crianças sobre a escola e sobre o ensino remoto; b) Conhecer os desafios enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização no ensino remoto; c) Refletir sobre práticas de ensino para a alfabetização no ensino remoto. A presente investigação é definida como uma pesquisa qualitativa, que procura compreender os fenômenos estudados, por meio da interpretação dos próprios indivíduos que participam do cenário de aprendizagem, e compreendida a partir dos escritos de Bogdan e Biklen, (1994), com base nos referenciais teóricos estudados antes e, no decorrer da pesquisa. O estudo centra-se nas contribuições teóricas de Saviani (2009); Freire (1989); Ferreiro (2004); Colello (2021) e Costin (2020), entre outros. É uma pesquisa fundamentada nos princípios e métodos (auto)biográficos, ancorando-se em referências como Passegi (2014); Rocha (2012) e Castro e Souza (2008). A construção dos dados aconteceu a partir das contribuições de Jovchelovitch e Bauer (2002). Contribuíram com a pesquisa 14 crianças, entre 07 a 10 anos de idade, em fase adequada para o Ensino Fundamental (2º e 3º anos). O lócus do estudo foi a Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura, uma instituição pública, localizada no município de Angicos (RN). As análises dos dados nós permitiu ver indicadores e categorias nós mostrando, “O que pensam as crianças sobre a escola, a pandemia e sobre o Ensino remoto”, os “Desafios enfrentados pelas crianças no período de Ensino Remoto Emergencial”, assim como “O que contam as crianças sobre as práticas de Alfabetização de seus professores no Ensino Remoto Emergencial”, a fim de interpretar e refletir sobre os resultados desse estudo.