presente trabalho, de caráter qualitativo, aborda discussões sobre a construção de um currículo de qualidade na perspectiva docente. Por ser uma política em expansão no cenário educacional brasileiro, o objeto de pesquisa foi relacionado à proposta de ensino em tempo integral da rede pública de ensino do estado do Ceará, no período de 2016 a 2023, com foco na região do Maciço de Baturité, na cidade de Pacoti, mais precisamente na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Menezes Pimentel, que constitui o local da pesquisa. Com esse estudo, buscou-se entender, contextualizar e construir um currículo de qualidade no ensino e na aprendizagem sob a perspectiva do docente. Para tanto, partiu-se da ideia dos contextos e conceitos relacionados ao currículo, descrevendo historicamente o caminho percorrido pela política da educação em tempo integral no Brasil e no estado do Ceará. Dessa maneira, apresentou-se por meio da relação entre autonomia escolar e currículo, da observância da participação docente na construção do currículo adotado na escola e discussões que analisaram e subsidiaram a qualidade curricular.Trazendo à tona a contribuição, com a visão teórica pós-estruturalista, da ótica de renomados curriculistas como Ball, Lopes e Macedo, e Silva que nos exerceram a compreender que o contexto da prática é onde a política está sujeita à interpretação e recriação, capaz de produzir efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Foi analisado a voz dos educadores, utilizando como método base a entrevista semiestruturada, além da abordagem teórica, a análise dos documentos oficiais que norteiam a política da escola de ensino médio em tempo integral no Ceará. Em conclusão, o estudo sobre a construção de um currículo de qualidade na concepção docente revela a complexidade e a importância desse processo para a melhoria da educação. A partir das discussões e análises realizadas, foi possível compreender que um currículo de qualidade não se limita à seleção de conteúdos, mas envolve uma série de aspectos interligados que impactam diretamente a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Após as entrevistas e análise dos documentos, foi percebido que os professores estão cada vez mais engajados na discussão sobre o currículo, buscando integrar diferentes áreas do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A participação docente na construção do currículo é fundamental, pois são eles que estão em contato direto com os alunos e conhecem suas necessidades e realidades.