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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO DE QUALIDADE SOB A PERSPECTIVA DOCENTE NA EEMTI MENEZES PIMENTEL
AFONSO JAMPIERRY SILVEIRA DE ALMEIDA
DISSERTAÇÃO
09/04/2024

presente trabalho, de caráter qualitativo, aborda discussões sobre a construção de um currículo de qualidade na perspectiva docente. Por ser uma política em expansão no cenário educacional brasileiro, o objeto de pesquisa foi relacionado à proposta de ensino em tempo integral da rede pública de ensino do estado do Ceará, no período de 2016 a 2023, com foco na região do Maciço de Baturité, na cidade de Pacoti, mais precisamente na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Menezes Pimentel, que constitui o local da pesquisa. Com esse estudo, buscou-se entender, contextualizar e construir um currículo de qualidade no ensino e na aprendizagem sob a perspectiva do docente. Para tanto, partiu-se da ideia dos contextos e conceitos relacionados ao currículo, descrevendo historicamente o caminho percorrido pela política da educação em tempo integral no Brasil e no estado do Ceará. Dessa maneira, apresentou-se por meio da relação entre autonomia escolar e currículo, da observância da participação docente na construção do currículo adotado na escola e discussões que analisaram e subsidiaram a qualidade curricular.Trazendo à tona a contribuição, com a visão teórica pós-estruturalista, da ótica de renomados curriculistas como Ball, Lopes e Macedo, e Silva que nos exerceram a compreender que o contexto da prática é onde a política está sujeita à interpretação e recriação, capaz de produzir efeitos e consequências que podem representar mudanças e transformações significativas na política original. Foi analisado a voz dos educadores, utilizando como método base a entrevista semiestruturada, além da abordagem teórica, a análise dos documentos oficiais que norteiam a política da escola de ensino médio em tempo integral no Ceará. Em conclusão, o estudo sobre a construção de um currículo de qualidade na concepção docente revela a complexidade e a importância desse processo para a melhoria da educação. A partir das discussões e análises realizadas, foi possível compreender que um currículo de qualidade não se limita à seleção de conteúdos, mas envolve uma série de aspectos interligados que impactam diretamente a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Após as entrevistas e análise dos documentos, foi percebido que os professores estão cada vez mais engajados na discussão sobre o currículo, buscando integrar diferentes áreas do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A participação docente na construção do currículo é fundamental, pois são eles que estão em contato direto com os alunos e conhecem suas necessidades e realidades.

Escola em Tempo Integral;Currículo de Qualidade;Prática Docente
The present qualitative work addresses discussions about the construction of a quality curriculum from the teacher's perspective. As it is an expanding policy in the Brazilian educational scenario, the research object was related to the full-time teaching proposal of the public education network in the state of Ceará, from 2016 to 2023, focusing on the Maciço de Baturité region, in the city of Pacoti, more precisely at the Menezes Pimentel Full-time High School, which constitutes the research site. This study seeks to understand how the understanding, recontextualization, and construction of a curriculum that seeks quality in teaching and learning occur from the teacher's perspective. Therefore, it starts from the idea of the contexts and concepts related to the curriculum, historically describing the path taken by the full- time education policy in Brazil and in the state of Ceará. In this way, it brings through the relationship between school autonomy and curriculum, the observation of teacher participation in the construction of the curriculum adopted in the school, and discussions that analyze and subsidize curricular quality. Bringing to light the contribution, with the post-structuralist theoretical view, from the perspective of renowned curriculum theorists such as Stephen Ball, Alice Lopes, and Macedo, which makes us understand that the context of practice is where policy is subject to interpretation and recreation, capable of producing effects and consequences that can represent significant changes and transformations in the original policy. The voice of educators is analyzed, using as a basic method the semi-structured interview, in addition to the theoretical approach, the analysis of official documents that guide the policy of full-time high school in Ceará. In conclusion, the study on the construction of a quality curriculum from the teacher's perspective reveals the complexity and importance of this process for the improvement of education. From the discussions and analyzes carried out, it was possible to understand that a quality curriculum is not limited to the selection of content but involves a series of interconnected aspects that directly impact learning and the development of students. From the interviews and the analysis of the documents, it is noticed that teachers are increasingly engaged in the discussion about the curriculum, seeking to integrate different areas of knowledge and pr;omote a more meaningful and contextualized learning. Teacher participation in the construction of the curriculum is fundamental, as they are the ones who are in direct contact with the students and know their needs and realities.
Full-Time School;Quality Curriculum;Teaching Practice
1
142
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação_final (1) (1) (2) (2) - Afonso Jampierry.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS Docente - PERMANENTE
ELCIMAR SIMAO MARTINS Participante Externo
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
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